Equipe ministra oficinas para pais dos alunos das creches municipais e Casas da Criança.
Como parte das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), em Rio das Ostras, as secretarias de Saúde e de Educação estão promovendo a educação com base no diálogo, sem violência. Até setembro, as equipes estão ministrando a oficina “Educar com Respeito: caminhos para uma vida saudável”, para pais e responsáveis dos alunos das creches e Casas da Criança do Município.
A última oficina realizada, aconteceu nesta semana, na Creche Dona Cota, com a participação de 35 famílias das crianças matriculadas na unidade. Com base no diálogo entre os profissionais de educação e de saúde com os responsáveis pelos alunos, a oficina propõe uma reflexão sobre as diferentes formas de violência e suas consequências.
“Nosso objetivo é mostrar que a educação e disciplina devem se dar pela via do afeto, diálogo, exemplo e valorização”, explica Michella Câmara, coordenadora do PSE pela Secretaria de Saúde.
As oficinas envolvem assistentes sociais, enfermeiros e professores dos Programas Saúde da Criança e Saúde na Escola.
Em junho, a equipe do PSE estará nas creches Dona Senhorinha, no Recanto, e Valdira Flausino Rodrigues, em Nova Cidade.
PSE – O Programa reúne uma equipe multidisciplinar com profissionais da Saúde e Educação, além de contar com parcerias com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com MC Natan, entre outras.
O PSE contribui para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, além de enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário