De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O Clima Esquentou na Noite de Autógrafo do Autor do Livro Casimiro de Abreu, Do Poeta o Município.


Para um bom contador de histórias nada mais gratificante do que juntar uns amigos embaixo de uma arvora frondosa para ouvi-lo e proporcioná-los uma viagem no tempo sem passaportes através de seus contos.
Foi assim que fez o autor do Livro Casimiro de Abreu, “Do Poeta o Município” Quando escolheu o Restaurante Prosa Mineira que fica Na Rua Bernardo Gomes, 748 que tem a visão privilegiada do Rio São João com suas margens cobertas com belas árvores que embelezam e guardam segredos e histórias centenárias.
Maurício Rocha que é Bacharel em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro é também Fotógrafo profissional concursado e exerce a função na Prefeitura Municipal de Rio das Ostras recebeu amigos e admiradores para uma noite de autógrafo da sua terceira obra literária.
Num clima intimista onde ele não se limitou a assinar os livros e dar um aperto de mão, Maurício Rocha foi além e sentou junto com todos em suas mesas e não só personalizava cada exemplar com sua assinatura como  intercalava com  bom papo enquanto recepcionava seus amigos, convidados e seus seguidores de outras jornadas.
Entre colegas da prefeitura, amigos e admiradores que foram prestigiar o tão aguardado acontecimento a primeira noite de autógrafos transcorreu num clima familiar e apesar do frio que fazia na noite desta quinta feira, 14 de maio, o calor humano  e a simpatia do querido autor ajudou a aquecer o ambiente além da cachacinha mineira uma das especialidades servida pelos proprietários do Restaurante Prosa Mineira que faz jus ao nome.
Capa do Livro:Manuscritos de Casimiro de Abreu
O evento contou também com Adriana Venel filha do escritor  Mario Alves Oliveira autor de cinco livros sobre Casimiro de Abreu pela Academia Brasileira de Letras, a qual trouxe um presente enviado pelo seu pai para o seu colega Maurício Rocha, um dos livros de sua autoria: "Manuscritos de Casimiro de Abreu", que muito emocionou o “novo” escritor.
     O livro Casimiro de Abreu “Do Poeta o Município” conta a história de Casimiro de Abreu assim como a de outros municípios no Estado do Rio de Janeiro que começa em 1532 com a Capitania de São Vicente ou do Rio de Janeiro, que extendia-se entre a foz do Rio Macaé (Macaé-RJ) e a do Rio Jequererê (Caraguatatuba-SP) e que teve a primeira do Brasil, Vila de São Vicente, localizada numa ilha da Baia de Guanabara...
Barra de São João, a partir de colonos  e acontecimentos naquele início de povoamento como Arraial e mais umas das Vilas brasileiras, deve aquelas pessoas o Início da sua história.
Tanto quanto em 2015 A Cidade do Rio de Janeiro comemora 450 anos, Barra de São João tem a comemorar 156 anos de emancipação de Macaé, onde era o limite norte da Capitania, e 125 anos como cidade.
Além da história o autor nos leva a conhecer lugares da região e nos apresenta momentos de boa leitura e uma boa viagem no tempo além de uma visão do futuro do município de Casimiro de Abreu.
Samuel Mendes de Oliveira, Conselheiro da OAB/RJ, Assessor Jurídico do IPREV-CA escreveu na contra capa do livro com muita propriedade sobre Maurício Rocha de quem é amigo e seguidor de suas obras:
 “A preocupação do autor com a história de nosso município de Casimiro de Abreu, contando-a via textos e fotografias relembrando seus fatos, suas belezas naturais litorâneas e serranas, nos estimula a lutar pela preservação do ambiente onde vivemos e pretendemos ficar até quando Deus quiser”.
“Uma obra literária responsavelmente bem elaborada que será também de grande valia às gerações futuras”.
De Olho em Rio das Ostras conversou com o autor de Casimiro de Abreu, Do Poeta o município o qual fez citações de alguns trechos que o leitor vai encontrar nesta obra literária muito bem ilustrada que fará parte com certeza dos principais documentos de pesquisa sobre o município de Casimiro de Abreu:

“A intenção foi colocar na rua um produto que informe o máximo possível sobre a Cidade de Barra de São João que foi o ponto de origem do município de Casimiro de Abreu”.
“Barra de São João foi originalmente o município depois o que se conhece hoje como Casimiro de Abreu passou a ter esse nome”.
“Barra de São João e o município de Casimiro de Abreu tem origem por volta de 1619 com os Jesuítas e todo o desenvolvimento da cidade acompanhando o desenvolvimento social, comercial tem muito haver com o Rio São João que outrora foi muito navegado havia diversos tipos de embarcações circulando vindas do trecho de Casimiro que na época também chamada de localidades de Lontra”.
“A Cidade de Casimiro está instalada onde havia a Fazenda Indaiaçu que pertenceu ao pai de Casimiro de Abreu”.
Eu procurei reunir fatos desde a época colonial até os dias de hoje passando pelo o Disco Voador que pousaria em Casimiro de Abreu e muito mais curiosidades que só lendo o livro voce vai poder fazer uma agradável viagem no tempo, encerrou Maurício Rocha. “Do Escritor o Município”.    

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário