De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

domingo, 24 de maio de 2015

Rio das Ostras Realiza a 10ª Conferência Municipal de Educação Planejando a Próxima Década.


                                                Fotos: De Olho em Rio das Ostras-RJ.
Nesta sexta feira, 22 de maio foi realizada a abertura da 10ª Conferência Municipal de Educação de Rio das Ostras com o tema “Plano Municipal de Educação - Planejando a Próxima Década”, a  solenidade teve início por volta das 18 horas no Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança,  contou com a representantes do poder público, secretários e subsecretários, sociedade civil organizada, diversas autoridades, pais de alunos e moradores de Rio das Ostras em geral.

Para compor a Mesa de Honra: Diretor do Colégio Abdalla, Professor Marcio Teles; Membro do Fórum Municipal de Rio das Ostras e representante de pais de alunos, Silvana Cortez Ambrósio; Subsecretária municipal de Educação, Dalva Fragoso; Secretária municipal de Educação, Professora Andréa Machado; Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal e representando o Presidente da Câmara e demais vereadores, Vereador Eloi Dutra; Procurador Geral do município Dr. Eduardo Pacheco e o Prefeito Sabino.     

 Pela primeira vez a conferência está sendo realizada pelo Fórum Municipal de Educação de Rio das Ostras - FMERO, instituído pelo decreto nº 0803/2013. Esta edição da conferência tem o objetivo de refletir, discutir e propor metas e estratégias para a construção do Plano Municipal de Educação.
  Os Planos Municipais de Educação, são documentos com força de lei que estabelecem metas para que a garantia do direito à educação de qualidade avance em um município no período de dez anos e devem ser construídos com a participação social é de extrema importância para que se possa planejar e definir metas para a educação do município de  Rio das Ostras, visando a melhoria para os próximos anos.
Com esse intuito a Secretaria municipal de Educação favorece processos de participação e de decisão coletivos sensibilizando e mobilizando a sociedade e o poder público para o efetivo envolvimento nesse processo de construção.
   O Fórum de Educação e a Secretaria de Educação estão empenhados em cumprir o prazo previsto na Lei Federal nº 13005, de 25 de junho de 2014, que estabeleceu o período de um ano para os municípios elaborarem ou adequarem o Plano Municipal de Educação.

               
Em seu discurso a Secretária de Municipal de Educação professora Andréa machado falou da contribuição desta Conferência para o ensino nas próximas décadas:
“Apesar da educação se encontrar numa situação delicada no âmbito municipal, estadual e nacional, encontramos desafios e o nosso objetivo é de traçar ações que possam de alguma maneira contribuir para a construção de uma educação municipal que visa à dignidade da participação humana”.
“A Conferência neste sentido através desse eixo de discussão exerce uma função vital nesse momento, suplantar ideias de que a educação deve ser apenas imediatista e que na realidade são primordiais aprimoramentos e transformações nas questões que envolvem a educação”.
“Tomei emprestado o pensamento de Jose Martim quando ele diz: “As soluções não podem ser apenas formais, elas devem ser essenciais”.
“Por que é importante falarmos da vaporização profissional na educação? Quanto custa os nossos sonhos? Quanto custa a educação que queremos”?
“Dentro dessa perspectiva a construção do plano municipal de educação tem como objetivo de submeter às bases sobre as quais se debruçam as ideias e a estrutura de ensino” enfatizou a Secretária.
Ao De Olho em Rio das Ostras a Secretária falou de duas das principais mudanças para o o futuro da educação no município:

O Presidente da Comissão de Educação da Câmara municipal, Vereador Eloi Dutra, muito aplaudido, prometeu que todo esforço será feito e se dispôs a contribuir para que os objetivos dessa conferência sejam atingidos:
“Esperamos que dessa décima conferência  municipal de educação possamos fazer  uma revisão para o nosso plano municipal de Educação pra se adequar ao plano nacional”.  
   “Nesse plano temos que mensurar quanto será investido na educação, porque educação é investimento e nós estaremos investindo no futuro da nossa cidade, no futuro do nosso Brasil”, destacou o Vereador Eloi Dutra.  
O Prefeito Sabino em seu discurso falou da evolução da educação de Rio das Ostras e da necessidade de se adequar a realidade atual:
“A educação especialmente em Rio das Ostras em muito pouco tempo deu um grande salto, ela saiu de um tempo de total atraso e acompanhou o desenvolvimento da nossa sociedade”.
“Em 1997 quando assumi a prefeitura pela primeira vez, então um prefeito muito jovem, o município tinha seis escolas, pequenos prédios,  pequenas unidades escolares”.
“A quantidade de alunos na nossa rede municipal não chegava a trezentos alunos e nós achávamos que era muito e hoje estamos nos aproximando de vinte e cinco mil alunos numa rede municipal que precisa crescer numa cidade que permanentemente cresce”.
“Uma cidade que não quer ouvir falar em crise, para uma população que se habituou a receber uma boa qualidade dos serviços públicos  e não abre mão dessa qualidade, daí pra frente, daí pra melhor”.
“Professores eu quero agradecer a todos voces publicamente, diretoras, merendeiras, monitoras, agentes, pessoal que faz a limpeza das nossas unidades e a todos os envolvidos na educação de um modo geral”.
“Voces não tem ideia da crise sem precedente que o Brasil está vivendo e especialmente a nossa região”.
“Lá atrás quando eu assumi o governo em 1997 os nossos servidores não recebiam salários há seis meses e no ano anterior as nossas escolas praticamente não tiveram o segundo semestre, as aulas se encerraram nas férias do meio de ano”.
“O maior desafio que estou vivendo como gestor público é nesse momento, porque lá atrás a crise era de Rio das Ostras, o estado do Rio de Janeiro nem o Brasil não viveram aquela crise, agora essa crise atual veio de fora pra dentro ela não foi gestada aqui, ela nos foi empurrada goela à baixo”.
“É um grande desafio que estamos vivendo e agora é que faz a diferença entre o político e o gestor, porque quando voce tem fartura de recursos tudo é mais fácil, mas administrar a carência é muito mais difícil”    
“Já há alguns meses a prefeitura não arrecada para cumprir as suas despesas mínimas, mas a gente não perde a vontade, a gente não se rende, a gente não se entrega e fundamentalmente não deixamos em nenhum momento   não deixamos de acreditar nessa cidade e em voces”.
“Essa educação nova que eu penso não é só o ensino das matérias, como portugues, matemática e outras, é, sobretudo uma educação humanitária para aproximar as pessoas, para que se respeite como são, fazer pessoas livres”.   
“Nós estamos profundamente preocupados com as notas, é preciso a gente encontrar um novo caminho pra gente chegar à juventude e o caminho não pode ser pela repressão e não pode ser do policial na porta nem armado dentro da escola e é isso que mais a sociedade pede a prefeitura”
“Nós estamos aqui, dispostos, a Câmara de vereadores, Eloi Dutra Presidente da Comissão de educação e líder do governo na Câmara, num momento tão difícil e que as cobranças se ampliam, mas eu não tenho dúvida alguma e quem viveu Rio das Ostras nos anos de 96 e 97 e até 98 não duvida da capacidade dessa cidade se reerguer e superar qualquer problema e nós vamos superar os nossos problemas”.
“Professores e profissionais da educação a missão mais importante da sociedade está entregue a voces, o mais valioso e o maior bem que a sociedade está entregue  em suas mãos, os nossos filhos, vamos dar a eles amor e assim eles com certeza irão amar o próximo” finalizou o prefeito”.           
  
De Olho em Rio das Ostras ouviu o Prefeito que falou com otimismo do futuro da educação no município:

   
  Após o discurso do Prefeito Sabino a Secretária de Educação, Andrea Machado, apresentou um panorama histórico dos planos municipais de educação de Rio das Ostras.
Em seguida houve a leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência. 
No sábado, dia 23, o credenciamento começou às 7h30 e, a partir das 8h20, teve início as discussões em grupos de trabalho divididos nos seguintes temas: Eixo I – Ensino Superior; Eixo II – Ensino a Distância; Eixo III – Educação de Jovens e Adultos; Eixo IV - Valorização do Magistério e Formação Profissional; Eixo V – Gestão e Financiamento; Eixo VI – Educação Infantil; Eixo VII –Ensino Médio; Eixo VIII – Educação Especial; Eixo IX –Ensino Fundamental. A partir das 14h, foram apresentados os trabalhos e, às 17h, o encerramento da conferência.

                               Veja mais fotos do Evento


Um comentário: