De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Rio das Ostras Busca Cessão de Terra do INCRA para Construção de Creche em Área Rural.

A Prefeitura de Rio das Ostras busca junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra a cessão oficial de área na zona rural do Município – Cantagalo -  para construção de uma creche. O assunto será discutido em reunião no próximo dia 21, entre representantes da Administração Municipal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e do Incra. Há anos o Município busca solucionar a questão de regularização das propriedades em Cantagalo junto ao Instituto.

Boa parte da localidade pertence ao Incra e é necessária a cessão oficial do terreno para a construção do prédio público. A Administração Municipal já enviou quatro ofícios ao Instituto solicitando doação da área para implantação de uma creche, uma demanda da população local, que chega a 7 mil moradores.

No final do ano passado, a chegada de uma creche a Cantagalo tornou-se ainda mais real quando a Câmara Municipal de Rio das Ostras devolveu aos cofres públicos a quantia de R$ 1.139.453,75, que foi economizada pelo Legislativo. O dinheiro foi doado especialmente para a construção de uma creche naquela localidade. O recurso está disponível aguardando a doação oficial do terreno no Incra para que seja dado início às obras.

CRECHES - O ano letivo de Rio das Ostras começou 2015 com mais vagas nas creches municipais. Além das 615 vagas atualmente preenchidas nas unidades públicas da cidade, a Secretaria Municipal de Educação abriu vagas em diversas unidades da Rede de Ensino para atender às crianças que fizeram inscrição em dezembro de 2014. 
No cadastro de dezembro de 2014 foram abertas 211 vagas. No decorrer do 1º bimestre de 2015, a Secretaria de Educação fez chamada de mais 264 inscritos, totalizando 475 atendidos do cadastro de 2014.
Já em maio de 2015 a Secretaria abriu cadastro para o preenchimento de 104 vagas na Creche IV, distribuídas em 8 Unidades Escolares, vagas essas que serão preenchidas nos próximos dias.


A maior parte das novas vagas foi disponibilizada nas Escolas Municipais Ernestina Pereira Jorge (Nova Cidade) e Professora Neli Aparecida Tâmara Luiz (Recanto), que receberam 10 novas turmas de creche já no primeiro semestre do ano letivo.

Além dessas unidades, três outras escolas municipais de Rio das Ostras abriram turmas de creche. A Escola Municipal Alberto Jorge (Reduto da Paz) e as Escolas Municipais Jovenil Bastos da Silva (Nova Cidade) e José de Oliveira Martins (Costazul).

A Creche Municipal Dona Senhorinha, no Recanto, também passou a contar com mais uma turma de Creche, com a inclusão de vinte alunos. De acordo com a secretária de Educação, Andréa Machado, as creches potencializam o desenvolvimento das crianças.
"​Todas as crianças, que estavam na fila de espera, irão  ingressar nas creches municipais. Elas recebem alimentação e cuidados educacionais em sua primeira infância. Além da questão pedagógica, as creches têm relevância social; afinal, contribuem para a formação integral de nossas crianças", ressalta a secretária. 

O prefeito Sabino e sua equipe técnica receberam, nesta segunda, 11, a presidente do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - ITERJ, Elisabeth Mayumi Sone de Ribeiro, e o defensor público, Petrucio Malafaia, para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica visando o desenvolvimento de ações conjuntas para a regularização fundiária no Município. 
​Durante o encontro realizado no gabinete, o prefeito também pediu apoio do órgão​ a fim de sensibilizar o Incra ​em relação à
 doação da área em Cantagalo para a construção de uma creche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário