De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Sabino pede à Agencia Nacional de Petróleo informações sobre vida útil dos poços e cálculo dos royalties


 O prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino, e o vice-prefeito Gelson Apicelo, participaram da reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) nesta terça, 2 de junho. A reunião contou com a presença de prefeitos da Região e representantes da Agência Nacional de Petróleo – ANP. Sabino solicitou à ANP informações sobre a vida útil de poços de petróleo e sobre o cálculo do valor dos repasses. Essas informações são essenciais para que os municípios produtores possam projetar seus ganhos e planejar o orçamento.
 Os representantes da ANP apresentaram aos prefeitos os critérios adotados para o cálculo dos valores dos royalties e participações especiais direcionadas aos municípios de influência da Bacia de Campos. O superintendente da entidade, Carlos Sanches, mostrou, em números, o que levou à redução no montante recebido pelas cidades produtoras.
 O prefeito Sabino defendeu a necessidade de cada município conhecer o status de produção de cada poço correspondente a sua área de abrangência, o que inclui informações sobre a vida útil dessas fontes de extração de óleo e gás.
 “Embora tenhamos nos planejado para enfrentar uma situação de restrição financeira, este ano fomos pegos de surpresa com essa queda de R$ 75 milhões nos repasses a Rio das Ostras. Esses recursos estavam previstos no orçamento e que agora fica muito difícil solucionar nossas finanças”, destacou o prefeito Sabino.
 Rio das Ostras recebe repasses relativos à produção de poços localizados nos campos de Barracuda, Marlim, Marlim Leste, Marlim Sul e Peregrino. De acordo com os representantes da ANP, ainda que a produção de alguns poços tenha aumentado, o preço internacional do barril de petróleo decaiu, o que manteve a tendência de queda no valor repassado ao Município.
 Para atender ao questionamento do prefeito Sabino, que buscou explicações sobre os critérios adotados, o superintendente da ANP se colocou à disposição para promover um curso, voltado para os técnicos e prefeitos dos municípios que compõe a Ompetro.

RESOLUÇÃO 43 - O encontro  contou ainda com a participação do consultor Henrique Bellucio, que explicou a aprovação no Senado da Resolução 43, de 2011, que prevê a antecipação no recebimento do valor dos repasses dos royalties, para ajudar às administrações municipais a  enfrentar esse momento de crise financeiro. O texto aprovado deixa claro que as dívidas contratadas em 2015 e em 2016 terão que ser obrigatoriamente pagas até o fim do ano que vem, no caso dos municípios, e até o fim de 2018, no caso dos estados.

PRESENÇAS - Participaram do encontro, os prefeitos de Macaé e presidente da Ompetro, Aluízio Jr, de Carapebus, Amaro Fernandes, de São João da Barra, José Amaro, de Quissamã, Nilton Pinto, de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso, além de representante da prefeitura de Campos e secretário Executivo da Ompetro, Marcelo Neves, e o secretário de Fazenda de Niterói, César Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário