De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Gelson Apicelo, Um Vice Prefeito em Sintonia com o Prefeito de Rio das Ostras Sabino, Um Administrador Experiente e um Político Amadurecido.

                A simplicidade de um homem do povo.

Essa semana o Blog de Olho em Rio das Ostras foi conhecer de perto o Vice Prefeito e Secretário Municipal de Serviços Públicos de Rio das Ostras senhor Gelson Apicelo.
Fomos recebidos em seu gabinete na Secretaria de Serviços Públicos, um verdadeiro canteiro de obras onde esse homem simples e trabalhador gosta de está.
  








 O incansável Gelson Apicelo de 65 anos de muita luta hoje se divide entre está ao lado do Prefeito Alcebíades Sabino nas suas decisões mais importantes para o município além de participar de Solenidades ao lado dele, também se desdobra na sua função à frente da Secretaria Municipal de Serviços Públicos que tem tido uma importância fundamental para que o Prefeito Sabino consiga algumas das metas do seu governo e a quem o próprio Sabino não tem poupado elogios em vários eventos públicos e tem demonstrado a sua gratidão a esse seu fiel escudeiro.
 
 Gelson Apicelo com o Prefeito Sabino em decisões 
importantes para Rio das Ostras como o reforço policial e a nova rede de abastecimento de água.

Gelson Apicelo com o Prefeito Sabino e a Secretária Rose Santos na inauguração da nova sede da Casa da criança na liberdade.
 Acostumado ao trabalho, Gelson Apicelo que nasceu no município de Carapebus no norte fluminense e mudou-se para Rio das Ostras com sua família em 10 de março de 1958 com 10 anos de idade e desde os sete anos já trabalhava com os irmãos para ajudar no sustendo da família.

Por sua afeição ao trabalho desde criança Gelson Apicelo se realiza quando fala de sua corrida jornada e diz não sobrar tempo para boatos e referências maliciosas a seu respeito e segundo ele está cada vez mais envolvido nessa aliança que fez com o Prefeito Sabino ainda em campanha e quer colaborar cada vez mais na administração do município de Rio das Ostras ao qual ele tem se dedicado de corpo e alma para ajudar o Prefeito cumprir todas as promessas feitas e que o povo espera vê-las concluídas.

A origem simples que o levou a liderança. 

 O Pai de Gelson Apicelo foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio das Ostras que pertencia a Casimiro de Abreu em 12 de outubro de 1960 onde foi Diretor e presenciou a primeira desapropriação realizada pelo o Governador Roberto Silveira em 123 alqueires de terra.
Continuou a sua luta sindical em prol dos mais desfavorecidos e após 31 de março de 1964 quando foi implantada a Ditadura Militar no Brasil seu pai foi perseguido e torturado pelo regime de intolerância política e depois de várias idas ao DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) em Macaé acabou sendo preso sob  acusação de pertencer ao partido comunista brasileiro. 
A herança de luta do seu pai lhe fez ferver o sangue e o levou a reativar o Sindicato dos trabalhadores Rurais no auge dos "Anos de Chumbo" em 1969 do qual foi Presidente por 18 anos e como ele mesmo diz: "Quero ver segurar a barra de ser presidente Sindical em plena ditadura" à Frente do Sindicato buscou melhores condições de trabalho para o pessoal do campo além de firmar convênios e parcerias com o antigo Funrural o que lhe permitia proporcionar benefícios a categoria como: Assistência médica, odontológica, remédios através do Ceme e até bolsas de estudos para os sindicalistas e seus familiares.
Foram atitudes com esta que o levou  a seu primeiro mandato de Vereador por Casimiro de Abreu  defendendo os interesses de Rio das Ostras e obteve 307 votos quando a população votante da cidade não passava de 700 eleitores, ou seja, conseguiu mais da metade dos votos e permaneceu como vereador até 1992.   

Em 1984 homologou junto a Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu o processo de Emancipação de Rio das Ostras e contou com o apoio na época do atual Prefeito Sabino, do atual Vereador Carlos Afonso e outros cidadãos interessados na emancipação contrariando a sociedade de Casimiro de Abreu que torcia o nariz para essa ideia de perder Rio das Ostras como distrito que era.

Em 24 de agosto de 1991 "O dia do Sim" Rio das Ostras foi emancipada para a alegria de todos os que batalharam e para a tristeza de uma minoria burguesa que a queria  dependente.

Em 1992 foi realizada a primeira eleição municipal e o Gelson Apicelo que foi um dos responsáveis pela emancipação do município perdeu a sua primeira esperança de tornar-se Prefeito quando obteve uma significativa votação em Rio das Ostras mas perdeu por 261 votos em Rocha Leão reduto no qual ele dava como certa sua vitória devido a sua origem ruralista.
Gelson Apicelo foi Vice Prefeito no governo de Alcebíades Sabino no mandato de 2001 a 2004 quando o Sabino resolveu apoiar Carlos Augusto foi quando ocorreu um rompimento político entre eles.

Em 2004 mais uma vez Gelson Apicelo ficou em segundo lugar perdendo a eleição para Carlos Augusto que contou com o apoio do atual Prefeito Sabino por uma margem pequena de votos 11.661 conta mais de 13 mil votos de Carlos Augusto. 

Atualmente tem se dedicado pra valer ao compromisso assumido com o atual Prefeito Sabino a quem promete fidelidade enquanto o mesmo estiver a frente da Prefeitura de Rio das Ostras e segundo ele diz: "Agora é diferente começamos juntos e vamos continuar juntos até o fim do seu mandato e nada vai fazer mudar o meu apoio incondicional ao Prefeito Sabino" O que deixa muitos dos seus amigos e familiares felizes e o pessoal que tenta mudar o clima de harmonia entre os dois decepcionados.
  Aos 65 anos de idade Gelson comemora com muito orgulho de um homem com muitas realizações, além dos filhos e netos ele sente-se como um dos responsável pela emancipação política administrativa da nossa cidade e diz que anda por ela de cabeça erguida sem seguranças e desafia a quem provar que ele tenha prejudicado alguém em qualquer lugar por onde passou e principalmente em Rio das Ostras que a acolheu como mãe e que "Nasceu dos seus filhos" como costumam dizer porque foram eles que lhe deram a sua emancipação e Apicelo é sem dúvida um dos principais nomes desse movimento.

Bairro Gelson Apicelo faz parte do Mapa do Município,  uma doação de Coração. 

Quando Gelson Apicelo era Vereador em Casimiro de Abreu por Rio das Ostras na gestão do então Prefeito Célio Sarzedas por ordem judicial os moradores da Ilha São Jorge no Bairro da Liberdade que invadiram uma ponta de mangue naquela localidade iam  ser despejados e no dia marcado ele que é oriundo de movimentos sindicais inconformado com a injustiça social contra aquele povo carente sem ter para onde ir , segundo ele mesmo "fiquei engasgado", quando ainda esperava na Rádio local a chegada do Batalhão de Macaé para executar a ordem de despejo,  Gelson Apicelo se dirigiu ao Prefeito Célio Sarzedas e fez a seguinte proposta: Se eu doar uma área pra esse povo o senhor urbaniza?
A ideia dele era dar um terreno para cada morador e para aqueles que estivessem começado a construir uma casa para sua família.
O Prefeito Célio aceitou a sua proposta e mandou suspender a expulção dando-lhes um prazo de 60 dias para remoção da população para a nova área e Gelson Apicelo que inicialmente havia doado 60 terrenos chegou a doar 422 terrenos que trouxe inúmeros benefícios para aquelas famílias que hoje fazem parte do bairro Apicelo mais conhecido por Gelson Apicelo na localidade de Nova Cidade que o vereador ajudou a urbanizar e faz parte do mapa do municipio de Rio das Ostras.
Mau pode não ter feito, mas bem com certeza que digam essas famílias que receberam esses benefícios.
 Mais um desafio que Gelson faz para que mostrem qual político fez uma doação do seu próprio patrimônio para o povo.

Um Balanço dos Primeiros meses da Gestão Sabino/Gelson Apicelo. 
 
Pra finalizar a nossa visita a esse homem-trabalho Gelson Apicelo perguntamos qual o balanço que ele faz desses quase seis meses de governo e se as promessas feitas em campanha serão cumpridas na sua área que diz respeito a serviços públicos queremos saber.
Cedae: Segundo o sr. Gelson Apicelo que agrega duas funções no governo Sabino, a Cedae se prontificou a cumprir os prazos acertados numa reunião que contou com a participação do Prefeito Sabino o próprio Gelson, o Presidente da Câmara Vereador NIni e a direção da Cedae e que as adutoras que estão em fase de conclusão uma no morro São João que irá atender a população de Cidade Praiana, cidade Beira Mar, Palmital e bairros da região.
A conclusão da adutora  do morro da Costazul trará benefícios a toda aquela região da Própria Costazul ampliando o número de famílias beneficiadas, os bairros vizinhos do Recreio, Bela Vista, Terras firmes, Mariléa, Âncora e região.
Quanto ao Córrego do Medeiros outra promessa de campanha da parceria Sabino/Apicelo ele afirmou que terá inicio ainda esse ano um processo de dispoluícão do còrrego e uma canalização mais a longo prazo mas que acontecerá até o fim do mandato do Prefeito Sabino como foi prometido.
Gelson Apicelo ainda faz um apelo a populção de Rio das Ostras quanto aos prazos e diz que estão trabalhando com afinco e pede um crédito ao governo e promete que junto ao mesmo dar o seu amior contributo para que a populção possa se orgulhar da nossa cidade.
Na despedida da nossa conversa fizemos questão de saber quais são os sonhos de Gelson Apicelo e ele com um sorriso de um homem simples e convincente diz:


"Penso como um jogador de futebol que faz o máximo em campo com o objetivo de ser notado e escalado para a Seleção Nacional, eu tenho os meus sonhos e espero poder realizá-los, mas por enquanto estou firme com o Prefeito Alcebíades Sabino até o fim do seu mandato suando a camisa e com muita convicção no coração e o futuro a Deus Pertence. "
      

  


      
 


    

2 comentários:

  1. Parabéns pela materia ficou muito boa gostei muito o Sr. Gelson Apicelo merece essa homenagem eu não o conhecia agora fiquei sabendo de dados que não conhecia sinceramente fiquei comovida com sua história, o Sr. Gelson Apicelo é um homem do bem fez muita coisa boa pro povo de Rio das Ostras e pra cidade também claro.

    ResponderExcluir
  2. Bacana a história, gostei! parabens...

    ResponderExcluir