De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de março de 2014

Secretária de Educação de Rio das Ostras toma posse na Academia Brasileira Teológica de Letras


                                                 Foto:De Olho em Rio das Ostras.
 Em Solenidade realizada nesta segunda-feira, 17, na Câmara Municipal de Rio das Ostras, a secretária de Educação do Município Andrea Machado de Carvalho recebeu duas condecorações na primeira tomou posse como Acadêmica Honorária da Academia Brasileira Teológica de Letras (ABTL) e em seguida a Secretária recebeu a outorga de comendadora da instituição. “Essa Comenda é outorgada a teólogos devotados ao estudo bíblico ou a leigos que, no exercício de suas funções, desenvolvam um comprovado trabalho evangélico”, explicou o presidente da Academia, Roberto Bittencourt.
 
                                                  Foto:De Olho em Rio das Ostras
Foto:De Olho em Rio das Ostras.
Foto:De Olho em Rio das Ostras
 Pela Primeira vez na história da instituição foi realizada uma Cerimônia fora do seu município sede, Rio de Janeiro e contou com a presença de diversas autoridades municipais como o secretário de Obras, Wayner Fajardo, o Subsecretário de Obras Flávio Pontes, o Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura Cosme dos Santos, a Subsecretária de Saúde Lenise Pedrosa, a Chefe do Cerimonial da Prefeitura de Rio das Ostras, senhora Edinalva Dias, o Reitor Professor e um dos fundadores da Academia Elpídio Barros Affonso, o Presidente da Federação Nacional de Capelania, Dr. Wilson       Silva de Lima, O Presidente da Academia Brasileira Teológica de Letras Dr. Roberto Bittencourt, a Subsecretária de Educação, senhora Dalva Pedroso, o  Presidente da Câmara Municipal Vereados Alzenir Pereira Mello e o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Rio das Ostras Dr. Alden Vieira representando o Prefeito Sabino,  pastores e representantes de dezenas de igrejas evangélicas marcaram presença na solenidade.


 Após a execução dos hinos Nacional e de Rio das Ostras o Presidente da Academia enalteceu as qualidades da Secretária de Educação Andrea Machado de Carvalho e deu a conhecer ao público presente o vasto currículo da então postulante a membro da Academia:


Especialista em Administração Pública pela a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro; Graduada em Pedagogia pela FAFIMA de Macaé; Ensino Médio e Técnico em Administração de Empresas; Formação de Professores; Cursos de Lei de Responsabilidade Fiscal com ênfase em Orçamento Público; Legislativo e Controle do Orçamento Público; Comunicação e Oratória; Curso de Comunicação Empresarial, Módulos de Apresentações Empresariais da Fundação Getúlio Vargas; Novas Tendências na Arte de Ensinar; Ela foi Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Rio das Ostras em 1987;  Diretora da Escola Municipal Arco Iris de 1988 a 2000; Diretora da Escola Municipal Ary Gomes de Marins de 2001 a 2008; Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro de 2009 a 2012; Secretário municipal de Educação em Rio das Ostras atualmente.

Por votação unânime em assembleia no dia 22 de novembro de 2013 ás 16 horas e trinta minutos, após indicação oficial do Presidente da Academia, a senhora Andrea Machado Pereira de Carvalho  teve o seu nome distinguido como Acadêmica Honorária desta  Academia que passará a ostentar a cadeira de honra desta instituição, cátedra número tres, a Assembleia Geral que conforme estatuto  deliberou a Láurea que contou com voto unânime de todos os Acadêmicos presentes.

São Acadêmicos Honorários as pessoas de mérito comprovado, ou que tenham prestado serviço de relevância a Teologia, Educação e Letras.
São requisitos para membros Honorários desta Academia.

A admissão de Membros Honorários, só se fará mediante indicação sigilosa encaminhada por escrito pelo o Presidente da Academia Brasileira Teológica de Letras, a Indicação deve sem acompanhada de justificativa e da sinopse curricular que contenha as informações necessárias à avaliação profissional e científica do candidato.

A Proposta da senhora Andrea foi analisada pela Diretoria e pelo o Conselho de Teólogos e aprovada pelo os mesmos.

Os membros Honorários poderão se beneficiar de um conjunto de benefícios e serviços que serão oferecidos pela Academia em condições uniformes para todos os membros da categoria.     

A A.B T.L é uma Organização Cultural sem fins econômicos, com Sede e Fórum na Cidade do Rio de Janeiro, situada à Rua Teixeira de Freitas, número cinco, terceiro andar no Passeio Público e tem por finalidade a divulgação da Palavra de Deus, dando incentivo as letras através da Teologia
Que busca espalhar a mensagem de Deus àqueles que estejam a Procura da Fé.

A A.B.T.L tenta criar e compartilhar o ambiente em que pessoas de fé semelhantes possam adorar conjuntamente a mesma Divindade e discutir temas éticos religiosos que tentem elevar o espírito humano e ao mesmo tempo encontrar soluções  para problemas enfrentados pela comunidade.

A Academia foi fundada em 03 de agosto de 2003 e registrada em 04 de agosto uma Organização Cultural que adveio de uma ideia inspirada, objetivando o estudo e divulgação teológica de forma ampla e dinâmica compatível com a evolução de um mundo moderno e globalizado.

Após a posse os novos Acadêmicos serão considerados imortais, um dos mais antigos sonhos do ser humano é provavelmente o de vencer a morte e com a morte o esquecimento, o homem inventou deuses imortais.

O termo imortalidade deve ser entendido no sentido conotativo apenas uma figura de linguagem, morte nesse caso deve se entender como esquecimento.
A convicção no caso é que o ingresso na galeria dos acadêmicos não vai deixar que ele seja esquecido jamais, pois estará imortalizados nas páginas dos seus livros. 
 Acompanhada do seu padrinho e marido Marcos Roberto de Carvalho se dirigiu à mesa diretora para receber o Diploma e logo após proferiu o seu discurso de posse:


“Estou imensamente grata a Deus por viver momentos memoráveis como este”
“Recebendo da Academia Brasileira teológica de letras o título de Acadêmica Honorária”.
“Uma grata surpresa porque eu nunca pensei alcançar esse título”.
“Em Rio das Ostras tanto como Cristã, como profissional da educação minha prática diária é marcada por trabalho”.
“Eu sempre digo que sou bem melhor na prática do que no discurso”
“Não gosto de falar de educação no sentido macro se diariamente não tenho pequenas atitudes educadas com as pessoas que comigo convivem”
 “Na Igreja desde muito cedo me dediquei em quase todas as frentes de trabalho retiro, almoços, eventos e na vida profissional a levo de forma responsável e apaixonada”.
A Secretária citou um trecho Bíblico I Samuel 16  versículo 11para fazer uma citação ao Franzino, porém muito corajoso e batalhador David que foi escolhido perante seus irmãos mais robustos.
“Olhando pra mim não via tanta característica pra receber tão grande  homenagem, mas Deus preparou pra mim esse momento e eu sou grata a ele por isso”.
“Há um tempo atrás eu cheguei a pensar que o meu tempo em Rio das Ostras estava limitado a Igreja, ou com pouca expressão, mas alguns anos se passaram e Deus tem me agraciado de ser também Secretária de Educação desse município do qual eu me orgulho muito e sou grata primeiramente  a Deus e depois ao Prefeito Sabino por me confiar tão grande missão”.
   “Como Secretária tenho procurado ser incansável e contribuir para que possamos ter uma cidade melhor, ter jovens melhores”.
“Acredito que cada um tem sua parcela de contribuição fazendo pequenas coisas, como no trânsito, não jogando lixo nas ruas, coisas muito simples”.
“Como Cristã tento viver aquilo que falo e como educadora tento educar pelo o exemplo”.
“Termino as minhas palavras repetindo as usadas no início:Obrigada a Deus, obrigada a minha família, obrigada a meus amigos e irmãos de fé aqui presentes, obrigada a A.B.T.L e obrigada a todos que sempre acreditaram em mim”. Finalizou a Secretária.

 De Olho em Rio das Ostras conversou com a Secretária Andrea sobre a importância dessa homenagem:

No final do discurso da Secretária Andrea Machado o Presidente da A.B.L.T, Dr.Roberto Bittencourt retomou a palavra para completar as homenagens  que foi preparada para ela, primeiro a entrega do Título de Comendadora:

“O Título de Comendador, é um título muito raro e poucas pessoas tem”.
“Nosso Comendador Elpídio Barros Affonso membro fundador da A.B.T.L, Reitor da Escola Estadual de Estudo teológico Pentencostal,  ele é dado a teólogos devotados ao ensino Bíblico, teológico eclesiástico, filosófico Cristão  como a pessoas  físicas leigas que comprovem com a história de sua vida de trabalho profícuo na obra missionária em consonância a ordenação da grande comissão”.
 “Por esse fato, nesse momento eu quero homenagear nesse xilogênio  com o título de Comendador pautado pelo o regulamento da Ordem de títulos dessa Arcádia em constante ao epigrafado e registrado no Cartório Notarial da Comarca do Rio de Janeiro e dedicado a uma pessoa especial e convido com muita honra para receber nessa noite o Título de Comendador da Academia Brasileira Teológica de Letras a nossa Acadêmica Honorária Andrea Machado Pereira de Carvalho”. Finalizou o Presidente.


 Logo em seguida o Pastor Ernani David Pereira, que é pai de Andrea Machado, foi um dos homenageados durante a solenidade. Empossado como acadêmico honorário da ABTL, o pastor Ernani também recebeu o Diploma Honorário de Bacharel em Teologia em reconhecimento pelos 17 anos de ministério pastoral. 


Já o pastor João Luiz Machado Pereira foi empossado como acadêmico efetivo da instituição.


Entre os homenageados o Prefeito Sabino também recebeu Moção e Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Literário. Sabino foi representado pelo chefe de Gabinete, Aldem Vieira.



Também estavam o presidente da Câmara Municipal, vereador Alzenir Pereira Mello, que recebeu Diploma e Medalha de Honra Literária, e o presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, condecorado com a Medalha. O servidor público Wagner de Albuquerque Lima, que atua no Resgate da Secretaria de Saúde, ganhou o título de Capelão Socorrista. 




                       Clique aqui pra ver mais fotos do evento


Um comentário:

  1. Parabéns à todos prêmios merecidos, excelente matéria gostei muito.

    ResponderExcluir