De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sábado, 22 de março de 2014

Rio das Ostras promoveu a 3ª Conferência Municipal do Orçamento Participativo Jovem.

                                               Foto:De Olho em Rio das Ostras 
A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu nesta quinta, 20 de março de 2014, a 3ª Conferência do Orçamento Participativo Jovem, que reuniu cerca de 350 estudantes que lotaram o Centro Esportivo Chico Leite, que fica situado no bairro Village.
. A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito Sabino, do secretário do Planejamento, Urbanismo e Habitação Maurício Paraguassu, o Subsecretário Vladimir Paschoal, o Coordenador do Orçamento Participativo Heraldo Modesto, a Secretária de Educação Andrea Machado de Carvalho, a Presidente do Programa do Orçamento Participativo Jovem Bruna Soares Monteiro na composição da mesa de honra, além de Secretários, subsecretários, funcionários Públicos e representantes da sociedade civil e pais de alunos.
O evento contribuiu para que a juventude representada pelo os alunos possa contribuir para a construção de uma gestão pública.


O Prefeito fez questão de apresentar uma equipe de colaboradores diretos de diversas áreas da sua administração presentes no Ginásio como forma de estreitar o contato entre os adolescentes e o Poder Municipal.


Em seu discurso o Prefeito O prefeito Sabino destacou a importância da atuação dos jovens para melhorar os quadros políticos no País e incentivou-os a se interessar pelo serviço público. “Daqui sairão engenheiros, médicos, professores, políticos”.
 “É fundamental que vocês aprendam a administrar a Cidade agora. Isso influi no controle e na qualidade dos governantes”.

“Voces podem já administrar a cidade já e se voces aprenderem um pouco sobre orçamento voces vão dar um salto enorme porque voces saberão fazer a crítica correta”.  

“Não resolve fazer aquela crítica em que a pessoa tem a argumentação toda errada, a pessoa não sabe o que está falando por não ter conteúdo”.
“ Quando acrítica é fundamentada quando a pessoa tem conhecimento pra fazer a crítica essa crítica produtiva e o governante a prestar a atenção na crítica e resolver o problema”. Ressaltou o Prefeito  

De Olho em Rio das Ostras perguntou ao Prefeito como ele ver a participação direta dessa juventude que debate, questiona e ao mesmo tempo quer soluções para os seus problemas no seu governo:


 Esse é o objetivo do Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras que contou com a participação de alunos das unidades municipais, estaduais e particulares - do 7° ano do Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. 
Os debates foram organizados em cinco eixos temáticos: Representação Juvenil e Mercado de Trabalho; Educação e Cultura; Mobilidade, Acessibilidade e Infraestrutura; Tributos e Orçamento; e Saúde, Ambiente e Esporte e Lazer. Após debates, os estudantes elegeram as prioridades de investimento nas áreas definidas.
  Para o secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Maurício Pinheiro, o Orçamento Participativo Jovem abre espaço para a diversidade e as novas ideias da juventude.
                                                                   Foto:De Olho em Rio das Ostras
Bruna Soares Monteiro, Presidente da Gestão 2012-2013 do Orçamento Participativo é uma jovem de apenas 14 anos incompletos que estuda no período da tarde na Escola Cidade Praiana e apesar da notoriedade do seu cargo não perde a simplicidade e o foco dos seus objetivos como líder que é a liberdade de expressão e destacou a importância da Conferência para que o jovem possa colocar as suas ideias e em seu breve discurso destacou:

 “Hoje podemos falar abertamente sobre tudo que precisamos, que legal o que a gente está vivendo aqui, nós temos a nossa liberdade que o Prefeito e os Secretários nos dão”.

“Esse espaço é para nós porque não queremos que nos digam o que queremos nós temos que participar”.

“Eu preciso agradecer o nosso Prefeito Sabino, nossa Primeira Dama Rose, aos Secretários Maurício e Vladimir, a Secretária de Educação Andrea e A toda equipe do Orçamento Participativo: Heraldo Modesto, Carol Lopes, Caíque e o Josias”.
“Quero agradecer a diretora da minha escola senhora Ana Paula Viana e a todos os conselheiros, aproveitem e um bom dia a todos”.

De Olho em Rio das Ostras conversou com a Bruna que falou com Entusiasmo desse evento que foi criado para ouvir o jovem:


                                           Foto:De Olho em Rio das Ostras.
A Secretária de Educação Andrea Machado de Carvalho falou desse momento que tem que ser bem aproveitado pela a juventude estudante:

“A oportunidade que temos aqui não é natural, acho que em alguns momentos quando converso com os alunos é fato que esse espaço que é colocado pra voces e nos outros encontros que voces vem realizando, de maneira ordeira em que voces são contemplados, são ouvidos, acredito que é uma grande oportunidade porque no Brasil nem todos os  jovens como voces tem a chance de ter acesso a cultura educação, ao esporte como voces tem encontrado aqui em Rio das Ostras”

“Também nos chama a atenção esse espaço de participação que o ano passado foi com aquele movimento todo nas ruas do Brasil e ficou cultuando e mostrando pra gente que somos gestores públicos essa demanda de participação popular e hoje voces tem a oportunidade de estarem aqui se colocando, como a Bruna Soares falou Prefeito e Secretários e todo o Staff atentos ao que a juventude quer”.

“Como bem disse a aluna Bruna voces não querem que ninguém fale por voces, então que voces se coloquem se sintam á vontade de opinar sobre tudo aquilo que deve falar e fazer”.  

“Como eu estava falando de movimento há várias formas de participar e a forma melhor de participar é através de diálogo, do diálogo responsável, aonde todos os pares envolvidos se respeitem”.

"Desejo a todos um ótimo dia de trabalho e quero deixar aqui um agradecimento especial ao Heraldo Modesto pela maneira que o Orçamento Participativo tem entrado nas escolas de uma maneira tranquila, ordeira também e tem motivado toda essa demanda, parabéns a todos e ao Prefeito Sabino”.Finalizou a Secretária.


A médica Viviane Reis, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente, esclareceu dúvidas sobre a vacina contra o HPV. A Conferência definiu também os novos conselheiros, que representarão os alunos das escolas no biênio 2014-2015.

Grupo Cultural AfroReggae, organização que luta pela transformação social pela cultura e pela arte promoveu um debate sobre a violência o que ampliou a visão dos jovens que estiveram presentes ao evento que tiveram a oportunidade de participar com suas opiniões nas questões da administração pública e também puderam presenciar depoimentos verdadeiros de pessoas que prestaram conta com a justiça.

 “Nossa ideia é mostrar que é possível um mundo de paz e buscar um caminho que não seja o da guerra”, explicou o policial civil José Magalhães.

Depoimentos fortes, de pessoas que foram protagonistas do crime organizado no Rio de Janeiro, e, hoje, após cumprirem pena, estão reabilitados e participando de projetos da ONG AfroReggae, impressionaram a plateia. O debate mediado por Magalhães teve a participação de Ziquinho, Tuchinha, João Paulo e Daniela, ex-membros de facções criminosas conhecidas no Rio de Janeiro, e do ex-miliciano Robson.

Mylena Elisa, de 14 anos, aprovou a iniciativa. “Conhecer essa realidade foi importante em todos os sentidos. Foi uma boa troca de experiência e uma oportunidade de dar conselhos para os jovens”, disse.

EU CUIDO, EU INVENTO – Os alunos da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos foram os vencedores do concurso “Rio das Ostras: Eu Cuido, Eu Invento”, que estimula a valorização do patrimônio público. Os participantes reproduziram o Parque dos Pássaros em uma maquete.

O estudante do Imero, Luiz Gabriel Tinoco, foi o vencedor da categoria desenho. Ele criou uma proposta de Centro de Referência de Conhecimento Científico. “Rio das Ostras tem tudo para ser uma referência em educação”, opina Luiz.

Os vencedores receberam camisas, medalhas, kit para a escola. Os estudantes participantes viajarão para as cidades históricas de Minas Gerais.


O projeto do Programa do Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras atraiu o interesse de outras prefeituras da região. Representantes da Prefeitura de Búzios e Macaé visitaram o Município no ano passado para conhecer de perto as atividades desenvolvidas em Rio das Ostras e levar a experiência bem-sucedida do projeto para suas cidades.
                                Clique aqui para ver mais fotos do evento


Nenhum comentário:

Postar um comentário