De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de março de 2014

Gelson Apicelo pede União no Governo Sabino em Solenidade de Abertura do Programa do Orçamento Participativo-2014 de Rio das Ostras-RJ!


                                                           Foto:De olho em Rio das Ostras
Em Solenidade no Teatro Municipal de Rio das Ostras na noite desta terça feira, 11 de março foi realizada a Abertura do Programa de Orçamento Participativo para o ano de 2014.
                                     Foto:De Olho em Rio das Ostras.
O Evento contou com a participação de diversas autoridades municipais e do estado representado pela servidora Carla Arêde do Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção do CGU Unidade do Rio de Janeiro, a Sub Controladora do Município Thais Penna, o Secretário de Planejamento,Urbanismo, e Habitação Maurício Paraguassu Pinheiro, o Subsecretário Vladimir Pascoal, O Coordenador do Programa de Orçamento Participativo Heraldo Modesto, Diretora do Teatro Popular do Município, Cristiane Régis, a Presidente do Conselho Jovem Bruna Soares Monteiro, a Presidente do Conselho Municipal do Programa de Orçamento Participativo Eunice Dias e o Vice Prefeito do município de Rio das Ostras e  Secretário de Serviços Públicos Sr. Gelson Apicelo que fizeram parte da mesa de honra.
Comparecerem também a Solenidade de Abertura do POP o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Rio das Ostras Aldem Vieira, a Sra. Debora Dutra, Presidente da APAE de Rio das Ostras, a Presidente do Conselho Tutelar  Dioneia Monsuete Brust, a Presidente do Conselho Municipal de Educação e Secretária de Educação de Rio das Ostras Sra. Andrea Machado de Carvalho, a Subsecretária Dalva Fragoso, diversos representantes dos conselhos do município, além dos Secretários Municipais: Nivaldo Talon de Meio ambiente, sustentabilidade,agricultura e pesca, e a Subsecretária  Alice Guida, o Secretário de Obras Wayner Fajardo, o Secretário de Transportes Públicos e Mobilidade Urbana Edson Luis Pereira, o Sr. Norberto Mello do SINE de Rio das Ostras, Funcionários públicos, Presidentes de Associações de Moradores  e cidadãos riostrenses interessados em participar do desenvolvimento da cidade.
                                                               Foto:De Olho em Rio das Ostras.
O Orçamento Participativo é um importante instrumento de participação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade.
A população decida as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da Prefeitura.
Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a co-responsabilidade entre governo e sociedade  sobre a gestão da cidade.
As atribuições do Programa de Orçamento Participativo são: Discutir, sugerir e aprovar as negociações para reuniões com o executivo e legislativo, relativas à inclusão das demandas setoriais  prioritárias na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Plano Plurianual, Lei Orçamentária Anual  e a Execução Orçamentária.
Também compete ao Orçamento Participativo: Formar Comissões Temáticas e Temporárias, para a avaliação de temas específicos, com vistas a submetê-lo à Plenária.
Compete ainda ao Orçamento Participativo: Cria e manter o acervo bibliográfico legal para subsidiar o Conselho nas suas atribuições.  
                                                                    Foto:De Olho em Rio das Ostras.
O Secretário de Planejamento, Urbanismo, e Habitação Maurício Paraguassu  em seu discurso:
“Gostaria de fazer uma analogia porque nos reunimos em grupos como fazem os animais que se reúnem em grupos para se protegerem dos predadores e os que preferem se isolarem estão mais perto da extinção e os que vivem em grupos apesar das dificuldades sobrevivem”

“Eu acho que o Programa do Orçamento Participativo é um pouco disso a gente se reúne pra sobreviver, pra viver melhor e garantir uma vida melhor e ter espaço pra participar, pra falar, porque participar é antes de tudo um ato de coragem”.  

                                                               Foto:De Olho em Rio das Ostras
O Secretário de Serviços Públicos Gelson Apicelo que comanda uma das mais atuantes  Secretarias de Rio das Ostras e como Vice Prefeito representou o Prefeito Sabino na Solenidade, começou falando como Secretário pedindo a união de todas secretarias em benefício de Rio das Ostras e depois cobrou com firmeza como vice Prefeito o empenho dos Secretários no sentido de mais participação, humildade, mais acesso aos moradores e transparência com a população:

“Gelson Apicelo acumulando os cargos de vice prefeito e Secretário de Serviços Públicos e venho tentando agradar a maioria, mas  a maioria a gente dificilmente consegue agradar porque a maioria cobra muito e temos feito muito, mas temos muita coisa ainda pra ser feita”
“Estou aqui representando o nosso amigo e Prefeito Sabino que tem trabalhado muito e foi incansável neste carnaval atendendo a todos e resolvendo os problemas da população e está muito cansado e aqui estou em seu nome”

“Quero falar para os meus colegas Secretários que governar é difícil”
“Quero também parabenizar esse Conselho e essa juventude que está demonstrando que nem tudo está perdido essa juventude tem ajudado a nós do governo para  o bem da nossa cidade, sempre querendo o melhor e o melhor a gente vem tentando fazer”
“Tenho certeza que o nosso governo está apenas começando e nesses primeiros meses e daqui pra frente vamos acelerar para conseguirmos o progresso que Rio das Ostras merece”.  
“Para conseguirmos os nossos objetivos depende muito de voces,  depende muito da nossa união senhores secretários”.

“O governo não vai fazer tudo que a população merece, mas de passo em passo vamos tentando alcançar os nossos objetivos”.

“Quero dizer aos nossos amigos Secretários,voltando, vamos nos unir e esquecer que somos donos do pedaço, Eu sou Secretário, sou dono do pedaço, não! Quem é o dono do pedaço é a população de Rio das Ostras que merece muito mais e esse Conselho é que vai nos fiscalizar, porque nós recebemos um salário e por isso temos que cumprir as nossas metas e justificar porque estamos recebendo esse salário”.

Então quando um morador da cidade, seja lá de qualquer rincão do município, Mar do Norte, Cantagalo ou Mar do Norte, chegar na sua Secretaria senhor Secretário, faço e cobro agora como vice prefeito  e não como Secretário, procure dar a maior atenção ao morador, porque o governo está atento a aqueles que estão trabalhando e aqueles que estão fingindo que estão trabalhando”.

O município precisa de mais união e com essa união já está dada nesse ponta pé inicial e o progresso se Deus quiser primeiramente virá com muito trabalho de todos”.
“Agradeço em meu nome e do Prefeito Sabino e nós cresceremos muito mais, Porque Rio das Ostras é muito mais do que podemos imaginar”.   .
“Muito obrigado, Gelson Apicelo”.
                                                                     Foto:De Olho em Rio das Ostras.
De Olho em Rio das Ostras ouviu a Presidente Conselho do Programa de Orçamento Participativo Eunice Dias que pediu a participação popular nas reuniões :


Para encerrar o evento foram proferidas duas palestras uma conduzida pela Thaís Penna Sub Coordenadora do município e a outra pela a servidora Carla Arêde da regional do Rio de Janeiro da Controladoria Geral da União que fez uma explanação sobre a ética e depois sobre o papel da CGU na conscientização dos cidadãos sobre o Orçamento Participativo que é um importante instrumento da democracia, pois permite que as pessoas participem do debate e da definição dos destinos da cidade.
Com o Orçamento Participativo a população decide as prioridades dos investimentos públicos em obras e serviços.

                                 Clique aqui pra ver mais fotos do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário