De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

domingo, 23 de março de 2014

Doutores da Arte, um Projeto pra Fazer Rir Feito por Voluntários que Levam o Ser Humano à Sério!

                                                                                           Foto:Divulgação



Um Projeto pioneiro na Região dos Lagos Chamado “Doutores da Arte” que começou a sua atividade na Cidade de Rio das Ostras no ano de 2008, executa um trabalho voluntário e de utilidade pública no Hospital Municipal de Rio das Ostras.
Levando alegria, humor, diversão e à cima de tudo otimismo o grupo tem contribuído para a melhora de pacientes que precisam de um alento e/ou um carinho, um afago para superar períodos de enfermidades, que muitas vezes, podem ser breve como demorados e pior ainda quando a cura não lhe é garantida.
Junto com o Projeto “Doutores da Arte” veio outro para desenvolver trabalhos ligados à saúde da mulher chamado “Doutoras Palhaças” que incentiva ações do tipo: Campanha de amamentação, Prevenção do Câncer de Mama,Papa Nicolau e muitas outras atividades.
De Olho em Rio das Ostras foi até o centro de Rio das Ostras, mas precisamente na Praia do Centro conhecer melhor como vivem os membros, o que fazem e quem são esses voluntários que dão muito de si para obterem um gratificante sorriso de volta.
 

A estudante Marcia Borges (Doutora Palhaça Maria Flor) do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras e fundadora dos dois Projetos nos recebeu no Café Temático Paradiso, um lugar super Aconchegante e muito bem frequentado, para uma conversa juntamente com outras integrantes dos grupos, Ellen Espindola, (Doutora Palhaça Lilica) Annah Miller (Doutora Palhaça Palhacita), Amanda Peçanha (Doutora Palhaça Amora) e Noemi Oliveira (Doutora Palhaça Dó Ré MI) nos contou como tudo começou:

“Desde a minha infância e depois que eu comecei na Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro com outros amigos nós já fazíamos acompanhamentos em orfanatos e alguns hospitais e eu sempre acompanhei o trabalho dos Doutores da Alegria também do Rio”

“Quando eu vim para Rio das Ostras e vi que aqui não tinha esse projeto a gente resolveu implantar junto com uns amigos e um padrinho Dr. Ivo Saldanha que era psiquiatra no Pronto Socorro nos ajudou muito”.

“A Pediatria em Rio das Ostras era dentro do Pronto Socorro e as crianças ficavam à mercê de tudo que se passava na saúde de Rio das Ostras”.

“Nós começamos fazendo palestras na recepção do Pronto Socorro isso no final do ano de 2008”.
“Eu por ser aluna do ensino social e isso coloca a gente como garantia de direitos para o cidadão”.
“A trupe Doutores da Arte tem a vertente na questão do meio ambiente e o meu personagem se chamar Maria Flor”.

“A intenção dos “Doutores da Arte” dentro do hospital é fazer toda a questão de ver o paciente resgatar a melhora rápida”.

“Está comprovado cientificamente que se o paciente ficar naquele marasmo ali ele vai continuar no marasmo e a doença vai cada vez mais proliferando, entrando em depressão por está num ambiente que só tem medicamentos, tem múltiplas falências e o paciente fica sem expectativa e quando chega alguém com uma intervenção como as palhaças fazem, como nós fazemos é comprovado cientificamente a melhora tá no psíquico do paciente e principalmente nas crianças, alivia a dor momentaneamente”.

“O Grupo “Doutores da Arte” conta também com a participação do André Guimarães, Palhaço Paçoca; Tetê, Doutora Palhaça Palhasurda; Jane Freitas, Doutora Palhaça Historieta”.
   
“O Grupo Doutoras Palhaças foi criado em 2013 e tem a participação  exclusivamente feminina e está voltada para ajudar as campanhas ligadas diretamente a mulher”.

De Olho em Rio das Ostras quis saber também como se conheceram e como formaram o atual grupo.

Marcia Borges(Doutora Palhaça Maria Flor  fala como e porque resolveu fazer esse trabalho voluntário:
“De formação eu sou Química e depois fiz Engenharia, mas eu saí desse ramo porque esse trabalho me chamou mais atenção ainda e eu resolvi fazer Serviço Social porque as Palhaças tem esse viéz de intervenção sociopolítico que encara  esse caráter metodológico da garantia do direito do cidadão”.


A Ellen Espindola (Doutora Palhaça Lilica) é Atriz e Palhaça, foi à primeira das palhaças presentes no Café Paradiso a falar da sua integração que começou segundo ela por admirar no Facebook o trabalho e fotos que a Marcia Borges postava:

“Na minha juventude eu fiz muito teatro pra ganhar dinheiro mesmo e eu animava festas e fazia muito teatro infantil porque eu ganhava dinheiro assim” .
“Trabalhava com palhaço porque tinha uma peça com palhaço eu não era a palhaça era a bruxa, mas tinha palhaço na peça,  depois eu até esqueci isso.
Eu conheci a Marcia por termos amigos em comum começamos a ver as coisas uma da outra e eu comecei a curtir e achar o trabalho dela lindo demais, e conscidiu que eu estava buscando algum trabalho voluntário  pra fazer, então esse projeto se encaixou perfeitamente com eu procurava então nos encontramos e eu  disse a ela é isso que eu quero fazer”.
“Ela nos deu uma oficina pra mim e pra Annah que começamos juntas e depois tivemos mais oficinas no Rio e foi assim que eu entrei”.
“Esse trabalho não é só importante para quem recebe é importante pra nós também, porque serve pra gente como uma terapia, quando encaramos de perto esses problemas de saúde e sabemos que algumas daquela pessoa não vão sair dali serve para vermos que os nossos próprios problemas como mínimos”.


Annah Miller (Doutora Palhaça Palhacita) publicitária na área de Propaganda e Marketing de profissão fala como entrou para o Grupo:
“Vou falar um pouco de mim e como eu conheci a Marcinha que foi através de um amigo publicitário que inclusive é o responsável pela a nossa logo o Marcelo Monteiro”.

“No momento eu não estava trabalhando, eu sempre fiz trabalhos voluntários no Rio, eu já fui da Suipana, já ajudei animais abandonados, já fui do Lions também, e aqui em Rio das Ostras eu estava sem fazer nenhum trabalho desse tipo e quando eu vi o trabalho da Marcia que eu já conhecia, eu sempre dizia à ela que assim que tivesse um tempo ia fazer esse trabalho com ela e quando eu parei de trabalhar eu a procurei pra conversarmos e coincidentemente no dia faltaram algumas pessoas nesse dia e eu coloquei o nariz e encarei, resolvi que queria fazer isso e corri atrás das oficinas e eu e a Ellen começamos no mesmo dia”.


Noemi Oliveira(Doutora Palhaça Dó Ré Mi), a musicista do grupo fala como conheceu a Marcia que a convidou para fazer parte desse harmonioso grupo:

“Então eu conheci a Marcia e ela gostou do meu trabalho musical de
 MPB  e ela estava precisando de alguém pra tocar no grupo e eu achei muito interessante o convite, muito legal”.

“Fui ao Hospital no dia 25 de dezembro em pleno Natal e pude ver as carências das pessoas e como preenche esse trabalho na vida das pessoas e é muito interessante a gente poder ajudar as, pessoas dessa forma”
“Todo mundo quer melhorar o mundo, Mas se gente melhorar o mundo ao nosso redor a gente já faz bastante coisa”.

“Eu estou muito feliz é um trabalho muito edificante, é um trabalho que merece crédito”.

Amanda Peçanha( Doutora Palhaça Amora),  a mais nova no grupo fala como conheceu o Grupo:

“Eu sou a mais recente e cheguei ao Grupo através da Anna Miller que já conheço há alguns anos”.
“Eu sempre tive muito dom com criança, na verdade eu nunca deixei de ser criança porque eu brinco até hoje o tempo todo”.

“O dia que me despertou que eu podia fazer esse trabalho voluntário foi com a Annah no Facebook  e vim conversando e ela me orientou bastante”.

Tem que saber chegar no hospital, porque as pessoas estão no momento de dor, estão fragilizadas e as vezes uma brincadeira pode assustar”.

“A família também muito fragilizada, então tem que haver um cuidado com que se fala, da maneira que se porta, tem que ter todo carinho especial tem que ter amor”.
“Pra resumir eu acho que não faço nada demais eu só devolvo para as pessoas o que eu recebo de bom na minha vida, então eu vejo como uma coisa que todo mundo deveria fazer”.


Pra finalizar Marcia Borges chama à atenção para uma campanha de Doação de Sangue que o Grupo Doutoras Palhaças vai promover no dia 10 de abril na UFF de Rio das Ostras.

Um comentário:

  1. Muito boa matéria, meus parabéns muito bem elaborada é bom saber do trabalho desse grupo de voluntárias.

    ResponderExcluir