De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Rio das Ostras ganha laboratório de Ciências capacitado a atender estudantes surdos

          Parceria com UFRJ foi ampliada com a inauguração do novo espaço na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula
     Por intermédio de uma parceria entre a Prefeitura de Rio das Ostras e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Rede Municipal de Ensino ganhou um laboratório de Ciências. O diferencial é que a unidade está capacitada para atender a alunos surdos. O laboratório foi inaugurado nesta terça-feira, dia 9, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar.
 Rio das Ostras é o primeiro município do Interior que aderiu ao Projeto Surdos, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Por conta dessa parceria, a Maria Teixeira de Paula tornou-se uma Escola Modelo Bilíngue com professores que lecionam na Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Na inauguração do laboratório estiveram presentes a secretária de Educação de Rio das Ostras, Andrea Machado, e a idealizadora e coordenadora geral do Projeto Surdos, a cientista Vivian Rumjanek.

O laboratório funcionará como polo de experimentos científicos para os cerca de 30 alunos surdos matriculados na Rede Municipal, mas também vai atender a todos os estudantes da unidade de ensino. 

“Considero o laboratório uma conquista muito grande para nossos alunos, especialmente os surdos, que terão um atendimento especializado. Temos uma equipe de educadores dedicada, com professores que buscam o aperfeiçoamento. Agradeço a doutora Vivien por acreditar na Educação Básica e Pública nos apoiando com essa parceria”, afirmou a secretária de Educação.

A cientista Vivien elogiou as instalações do laboratório. “Dificilmente encontramos um espaço maravilhoso como esse em uma unidade de ensino pública. Por meio dessa parceria, Rio das Ostras pôde abrigar uma Escola Modelo Bilíngue, pioneiro no Estado do Rio”, enfatizou.

Equipado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que apoia o Projeto Surdos, o laboratório funcionará como polo de experimentos científicos para todos os estudantes da unidade escolar e para os cerca de 30 alunos surdos matriculados na Rede Municipal. 
 Em parceria com o Projeto Surdos, a Escola Municipal Maria Teixeira de Paula já sediou cursos de Ciência Experimental de Curta Duração para Surdos e a oficina “Vendo e Aprendendo – Experiências no Ensino de Surdos”. Com a inauguração do laboratório, esse trabalho vai se intensificar ainda mais.
 A partir de setembro, os alunos que atuarem no laboratório de Rio das Ostras serão inseridos em duas atividades do Projeto Surdos. Segundo Vivien, os estudantes vão poder fazer seus questionamentos sobre Ciências e serão escolhidas, a cada mês, as três melhores perguntas. Uma delas será respondida por meio de experimentos realizados no laboratório.

“No final do ano, o aluno de Rio das Ostras que melhor responder a uma das perguntas apresentadas por meio de experimentos vai conquistar o Prêmio de Jovem Cientista do Projeto Surdos”, explicou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário