De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Rio das Ostras Realiza a Sua 11ª Conferência Municipal de Saúde.

Visando promover discussões que visam definir os caminhos da saúde do município para os próximos anos Rio das Ostras realiza no Colégio Professora América Abdalla, nesta sexta feira, 26 e sábado, 27 de junho sua 11ª conferência municipal de saúde com o objetivo de atender as necessidades da população riostrense.

Na ocasião foram convidados para ocuparem a Tribuna Oficial:Marcela Dutra, Coordenadora da Comissão Organizadora da Conferência;  Therezinha loureiro ferreira – Vice presidente do conselho municipal de saúde; Drª Lenise Pedrosa – Subsecretária de saúde de atenção básica; Maria Juraci de Andrade Dutra – Palestrante e especialista no sistema único de saúde – SUS;Luiz Mariano Jatobá – Presidente do fundo municipal de saúde; Dr. Percival Machado – Subsecretário de atenção especializada; Drª Adriana Moutinho – Subsecretária de vigilância, saúde e saneamento; Rose Santos, Secretária de Bem Estar Social; Dra. Ana Guerrieri, Secretária Municipal de Saúde e o Prefeito Sabino.

Presentes também a solenidade: Andréa Machado, Secretário Municipal de Educação; Osmar Soares “Mazinho”, Secretário Municipal de Comunicação; Carla Ennes, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Valéria Pinheiro, Subsecretária de Desenvolvimento e Turismo; Edson Lisboa, Controlador Geral do Município entre outras autoridades e representantes da sociedade civil de Rio das Ostras e funcionários de diversas secretarias.
De acordo com o governo federal, a cada nova conferência tem sido observado um aumento da participação popular, o que vem contribuindo para a definição de políticas mais democráticas e pela primeira vez, toda a plenária terá direito a voz e voto na escolha das propostas, seguindo orientação da conferência nacional de saúde.
O tema central da conferência neste ano é “saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. direito do povo brasileiro”.
Os debates serão divididos em seis eixos: direito à saúde; garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; gestão do sus e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do sus e reformas democráticas e populares do estado.
 Para promover ampla participação popular na conferência, a prefeitura promoveu uma série de encontros prévios, nas unidades de saúde, pelo projeto saúde na comunidade. Nessas reuniões, os moradores puderam conhecer melhor a estrutura e serviços da rede municipal de saúde, sugerir melhorias e esclarecer dúvidas. os encontros serviram como forma de mobilizar a comunidade e informar sobre a realização da conferência municipal e a importância da participação de todos.
 A 11ª conferência municipal de saúde de Rio das Ostras antecede os debates das conferências estadual, que acontece de 1 a 4 de outubro, e da nacional, realizada de 1 a 4 de dezembro de 2015.


Em seu discurso a Secretária municipal de saúde Dra. Ana Cristina Guerrieri fez um balanço de sua gestão à frente da pasta e salientou as principais aquisições feitas pela prefeitura que contribuíram para melhorar a saúde de Rio das Ostras, como: As mudanças do CAPS, do COGA, da Farmácia municipal além de outras inaugurações da Rede de saúde do município e fez reivindicações ao governo federal com relação a tabela do SUS para os municípios:
“Com relação a essa conferência que ela contribua não somente para a consolidação de uma política municipal de saúde, mas também para uma política estadual e nacional visto que esse ano teremos conferências estaduais e federais com a possibilidade de termos delegados saindo daqui para essas conferências”.  

“Sabemos do cenário nacional atual, mas esse é o momento para se fazer reivindicações como: Revisão da tabela do SUS que é muito aquém das necessidades da grande maioria dos municípios   e precisamos lutar para melhorar isso”.

“Então deixo aqui meu desejo para que nessa conferência possamos trabalhar por dias melhores e para um SUS melhor e de qualidade para todos”. Finalizou a Secretária.


O Prefeito Sabino falou ao De Olho em Rio das Ostras e convidou a população para comparecer e trazer suas sugestões para melhorar a saúde no município:



                                         Veja mais fotos do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário