De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Rio das Ostras se Enfeita para A Procissão de Corpus Christi.

Como acontece tradicionalmente Rio das Ostras se prepara para as comemorações de Corpus Christi nesta quinta feira, dia quatro de maio.
As celebrações de Corpus Christi contam com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.


 A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264 e acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhado por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
Em Rio das Ostras as Paróquias Nossa Senhora da Conceição localizada no Centro, São Benedito (Jardim Mariléa) e São Vicente de Paula (Cidade Beira Mar), Escolas Públicas do município e algumas entidades através de voluntários estão envolvidas nas confecções de tapetes por onde passará a procissão.
Ainda de madrugada verdadeiros artistas voluntários começaram a construir a "passarela colorida" de sal e borra de café ao longo da Avenida Amazonas, no centro. Uma excelente oportunidade para moradores e turistas apreciarem o trabalho de artistas anônimos da cidade, que criam belas gravuras cada uma com um especial significado. 

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

 O ponto alto das comemorações será uma missa campal em frente ao Teatro Popular, na Avenida Amazonas, às 15 horas, e em seguida os fiéis irão sair em procissão pelas ruas do Centro.

De Olho em Rio das Ostras conversou com Lucas De Jesus e a Professora de arte da Rede municipal Rosimere da Silva Guedes, voluntários que falaram da satisfação de poder colaborar para o brilho dessa Festa pra Jesus Cristo:



Veja mais fotos aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário