De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de março de 2013

Saúde na Escola identifica problemas de visão e obesidade e ajuda na prevenção às drogas



Um projeto-piloto do Programa Saúde na Escola, do governo federal, está sendo desenvolvido em Rio das Ostras graças à parceria da Prefeitura com a Faculdade de Enfermagem do Polo da Universidade Federal Fluminense (UFF) na cidade.  Por intermédio da iniciativa, cerca de 900 estudantes podem realizar exames para avaliar o desenvolvimento (peso e altura), identificando casos de baixo peso ou obesidade, e a acuidade visual.
As ações com a participação de profissionais das secretarias de Saúde e Educação estão sendo realizadas esta semana em cinco unidades de ensino. Participam do projeto-piloto os alunos da Creche Municipal Tia Didi, no Âncora; das escolas Enedina Fidelis Moreira e Fazenda da Praia, no Mar do Norte; do Instituto Municipal de Ensino de Rio das Ostras (Imero), em Nova Cidade. Com isso, podem avaliar estudantes de diferentes segmentos, da creche ao Ensino Médio.
“Estamos realizando uma ação intersetorial em favor da saúde dos educandos. Acreditamos que poderemos melhorar a qualidade do aprendizado quando identificarmos e encaminharmos para atendimento os estudantes com problemas oftalmológicos e com obesidade”, explica a enfermeira Michella Câmara, coordenadora do programa pela Secretaria de Saúde.
No Imero, além da avaliação oftalmológica e antropométrica dos alunos do Curso de Formação de Professores (Ensino Médio). aconteceram ainda ações de prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas. Essas ações, organizadas pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (Nasa), contaram com a participação do MC Natan, jovem cantor de hip hop de Rio das Ostras que, à frente do Projeto Educar pela Paz, realiza ações e palestras de combate à violência e às drogas.

AÇÕES – Todos os alunos, da creche ao Ensino Médio, passam por avaliação antropométrica (peso, medida e análise gráfica de crescimento). A equipe está sondando se as crianças atendidas em creches e pré-escola foram submetidas ao teste do olhinho (Reflexo Vermelho). Já os estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio passam pela avaliação oftalmológica. Para os jovens do Ensino Médio é realizada ainda uma ação de prevenção ao uso do álcool e tabaco e outras drogas. Equipe da Vigilância em Saúde também orientou estudantes sobre combate à dengue ao longo da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário