Nesta primeira fase, além de Rio das Ostras, outros 10 municípios fluminenses aderiram ao aplicativo, que dissemina informações socioeconômicas sobre as cidades. O sistema é composto de um banco de dados dinâmico, que permite realizar busca de variáveis por unidades geográficas e período de abrangência.
As variáveis e os indicadores apresentados englobam dados sobre agropecuária, educação, saúde, infraestrutura, economia, caracterização do território, assistência social, dados eleitorais, dentre outras áreas fundamentais para a Administração Pública. As informações apresentadas são oriundas de diversas fontes oficiais, como IBGE, Secretarias de Estado e Ministérios.
TRANSPARÊNCIA
Em reunião com os técnicos do Ceperj na sede da Prefeitura, no último dia 5, o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino, elogiou a agilidade do aplicativo e entende que vai contribuir para a política de transparência promovida pelo Município.
“Rio das Ostras produz uma gama enorme de informações e precisamos gerir o conhecimento. Não adianta termos estatísticas frias, isoladas. Precisamos articular estas informações para melhor atender à população. Com este aplicativo do Ceperj, iremos melhorar a gestão pública no Município”, enfatizou.
Para o Prefeito, os técnicos da Prefeitura precisam articular e analisar essas informações constantemente. “Para modernizar a gestão, os servidores devem inserir esses dados em um único portal, ou seja, em uma única base de dados. Isso significa mais transparência e economia, uma relação mais dinâmica e planejada entre o poder público e a sociedade civil”, completou.
“Hoje é cada vez mais expressiva, nos municípios brasileiros, uma nova cultura que passa a compreender a informação como insumo fundamental em todas as esferas da sociedade. Com informações articuladas e padronizadas, os gestores públicos podem promover, com segurança, o planejamento em seus estados e municípios. Acredito no geoprocessamento para servir à população”, destacou Raulino Oliveira, diretor do Ceperj.
De acordo com o Coordenador de Geociências do Ceperj, Marcos Antônio Santos, o aplicativo desenvolvido permite ao gestor público acessar e articular, com facilidade, informações de diversas áreas da Administração Pública. “Estamos criando os tutoriais do aplicativo. Vamos realizar um seminário nos 11 municípios que já aderiram a esta ferramenta”, ressaltou.
De acordo com a Secretária de Inovação, Ciência e Inovação de Rio das Ostras, Eronei Leite, nos próximos meses técnicos de diversas secretarias de Rio das Ostras serão treinados para utilizar o aplicativo. “O convênio já foi assinado. Com certeza vamos reproduzir o conhecimento adquirido nos cursos oferecidos pelo Ceperj”, ressaltou.
BOX - NÚCLEO MUNICIPAL DE INFORMAÇÕES
Além do aplicativo que apresenta informações socioeconômicas, o Ceperj fornece apoio estratégico aos municípios para estruturação e operacionalização dos Núcleos Municipais de Informações (NMIs).
Onze prefeituras já aderiram à primeira fase projeto: Angra dos Reis, Belford Roxo, Duque de Caxias, Cachoeiras de Macacu, Magé, Nova Iguaçu, Pinheiral, Piraí, Rio Bonito, Rio das Ostras e São João da Barra.
Estes municípios recebem visitas de técnicos do Ceperj e participam de oficinas de trabalho e seminários realizados na instituição. Os Núcleos são centros de referência municipais sobre informações e geoprocessamento. São responsáveis pela gestão e disseminação de informações que retratam os respectivos municípios e pela divulgação e apoio a outros órgãos municipais na utilização das geotecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário