De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

domingo, 18 de outubro de 2015

Rio das Ostras Promoveu a IX Conferência de Meio Ambiente

A Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras promoveu neste sábado, 17 a IX Conferência Municipal do Meio Ambiente. No encontro, que aconteceu no Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança serviu para definir as diretrizes das Políticas Públicas voltadas para o Meio Ambiente nos próximos anos e eleger a grade do Conselho Municipal do Meio Ambiente no mesmo período.
A sociedade Civil organizada e a comunidade em geral tiveram a oportunidade de elaborar propostas para os três eixos temáticos da Conferência: Bacias Hidrográficas, Envolvimento da Sociedade -Meio Ambiente; e Modelo de Desenvolvimento Econômico

Para à solenidade de abertura da conferência foram convidadas para ocupar a Mesa de Honra as seguintes personalidades: Sra. Mônica Linhares, assessora de planejamento  e controle da Secretaria de Meio Ambiente; Edgar Alves da Rocha, Assessor do departamento de agricultura e pesca;  Maurício Mussi, professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Carla Ennes, Secretária municipal de desenvolvimento econômico e turismo; Marcel Ferreira, subsecretário de ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca; Nivaldo Talon, secretário de ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca e o Prefeito Sabino.

Comparecem também à IX Conferência: O secretário de Obras Wayner Fajardo; O secretário de segurança, Paulo César Viana; A secretária de ciência, tecnologia e inovação, Eronei Leite; os subsecretários de educação senhora Dalva Fragoso e de Transportes e acessibilidade Urbana João Francisco além de representantes de associações de moradores, sociedade civil organizada, funcionários públicos e pessoas interessadas de um modo geral preocupadas em preservar o meio ambiente.

Logo após a solenidade de abertura foi feita a leitura e aprovação do regimento interno e ao longo do dia foram abordados os três eixos principais do encontro, que são: Bacias Hidrográficas; Envolvimento da Sociedade – Meu Ambiente; e, por fim, Modelo de Desenvolvimento Econômico.
                                         
                                         PALESTRAS E MESA REDONDA 
Foram realizadas duas palestras na sequencia da conferência sobre o tema:  “Bacias Hidrográficas”, com Maurício Mussi; e em seguida  Vanessa Schottz. proferiu a palestra  “Envolvimento da Sociedade – Meu Ambiente”. 
Em seguida teve início uma Mesa Redonda sobre Modelo de Desenvolvimento Econômico, com Rafael Costa e a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Carla Ennes seguido de debates até a pausa para o almoço onde os participantes 
se reuniram em grupos de trabalho para aprovação dos relatórios.

Para o Secretário Municipal do Ambiente, Nivaldo Talon, as conferências servem como mecanismos de participação e controle social fortalecendo a cidadania sobre tudo no que diz respeito ao ambiente.

Nivaldo Talon falou com o "De Olho em Rio das Ostras" sobre os principais assuntos tratados na  IX Conferência Municipal de Meio Ambiente:
O prefeito Sabino chamou a atenção pra diversos pontos que preocupam a cidade de Rio das Ostras como a preservação do precioso líquido e áreas de preservação ambiental:

"Para equacionar a questão do abastecimento é preciso garantir a perenidade dos recursos hidros, garantir a perenidade desses rios que não estejam poluídos, contaminados e que essa água possa merecer um tratamento para o consumo, essa é uma questão hoje vital e essencial".

"Os grandes estudiosos e todos voces que estão aqui porque com certeza amam o meio ambiente, amam o planeta e mama o ser humano estão estudando essas questões gravíssima principalmente no sudeste brasileiro em que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão com mais problemas de abastecimento do que o nordeste do Brasil, as fontes de abastecimento de São Paulo em estado crítico do Rio de Janeiro em estado crítico".

"precisamos trabalhar isso com a sociedade porque a outra ponta do outro lado quer o desperdício e quando voce tem a água que é um produto caríssimo e nobilíssimo e vai varrer calçada, lavar carros com o líquido extremamente precioso. Precisamos educar essas pessoas para termos um consumo de água mais consciente". 

"A reserva de Itapebussus de grande importância para a nossa cidade pertence a um cidadão de Macaé e isso é uma questão que precisamos resolver essa questão e transformar aquela que é o coração de Rio das ostras em patrimônio público porque não tem o menor cabimento que venhamos a perder Itapebussus".

Ao "De Olho em Rio das Ostras o Prefeito Sabino falou da importância de se discutir as questões ambientais em Rio das Ostras:



Entre as deliberações também estão ações para incentivar a coleta seletiva e implantação de empresa de reciclagem no Município, por meio de cadastramento de ONGs e cooperativas de reciclagem. Foram propostas novas campanhas de conscientização e celebração de parceria com os órgãos licenciadores estaduais e federais, objetivando que as medidas compensatórias e a demarcação de reserva legal, definidas pelo licenciamento no Inea e Ibama, sejam aplicadas no território do Município.

                                                              NOVO CONSELHO 
 As entidades que farão parte do novo Conselho do Meio de Ambiente são as instituições técnicas: Emater-Rio, Reserva Biológica União, Consórcio Intermunicipal Lagos São João e o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé/UFRJ. Pela sociedade civil: Associação de Moradores de Costazul, Associação de Moradores de Casa Grande e Peroba, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Associação Meio Ambiente, Respeito e Esporte - MARE, Associação de Moradores da Enseada das Gaivotas, ONG TEMA - Instituto Trilhas e Estudos no Meio Ambiente, Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos e Associação Brasileira de Usuários de medicina e Terapias Holísticas e do Meio Ambiente.

Os interessados em obter mais informações sobre a Conferência podem ligar para o telefone (22) 2771-6419, ou então procurar a Secretaria do Ambiente, que fica localizada no Parque dos Pássaros, na Rua Petrópolis, s/n, Jardim Mariléa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário