De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Rio das Ostras promove Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação


No Município, estão previstas diversas ações em parceria com as Secretarias de Educação e do Ambiente e UFF. 

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras promove, de 14 a 23 de outubro, a III edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. O evento integra as ações da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 19 a 25 de outubro em todo o País, com o tema “Luz, Ciência e Vida”.

No Município estão previstas diversas ações em parceria com a Universidade e as Secretarias Municipais de Educação e do Ambiente, no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras – Imero, de 19 a 21 de outubro; e no Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins, nos dias 21 e 22 (confira a programação abaixo).

Também está confirmada, no dia 16, a realização da Feira Eco Ostras, no Colégio Professora América Abdalla, em Nova Esperança, que abre a Semana reunindo os trabalhos de alunos da cidade sobre temas como preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. 

E, no dia 23 de outubro, serão oferecidas Oficinas de Arteterapia e de Sabão Ecológico com profissionais do Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (CEDRO) no Imero e no Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins.

 
INTERAÇÃO - A escolha do tema Semana Nacional de Ciência e Tecnologia comemora o Ano Internacional da Luz e tem por intuito celebrar a luz como matéria da Ciência e do Desenvolvimento Tecnológico.

“A Semana é fundamental para promover a interação entre instituições públicas de ensino com o intuito de articular as ações voltadas para a ciência em favor do seu desenvolvimento, objetivando instigar o interesse da população, em especial crianças e jovens, pelo conhecimento científico e tecnológico", ressalta a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite.

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – O evento acontece desde 2004, com a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e a colaboração de universidades, institutos de pesquisas, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência e instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais.

O objetivo é aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, principalmente crianças e jovens, por intermédio da promoção de eventos que congreguem várias instituições que realizam atividades de divulgação científica no País, em uma linguagem acessível que estimule a curiosidade e motive a população a discutir as implicações sociais da Ciência.

Em Rio das Ostras, o Município aprovou em 2013, o Decreto-Lei 0825, instituindo a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que acontece no mesmo período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


Confira a programação da III Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Mesa Redonda “Luz, Ciência e Vida”

14 de outubro – 10 horas

O encontro busca mostrar como a Luz está presente em todos os aspectos da vida, no cotidiano, na ciência, na história e no futuro da humanidade.
Instituição: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Local: Rádio Energia


III Feira Eco Ostras: Exatas e Ciência em Ação, Porque Tudo é Ambiente

16 de outubro – 9h às 16h

Mostra dos projetos desenvolvidos nas Unidades Escolares durante o ano letivo. O evento organizado pela Secretaria de Educação de Rio das Ostras, por intermédio de seu programa de Educação Ambiental, visa promover e incentivar a investigação, e a inovação científica no Município com vistas às questões socioambientais.
Instituição: Secretaria de Educação
Local: Quadra do Colégio Prof.ª América Abdalla - Nova Esperança

CEDRO Sustentabilidade e Vida
A ideia é acrescentar à vivência dos estudantes fórmulas de sustentabilidade utilizando reaproveitamento de resíduos e demostrar como se pode transformar a terapia em uma arte para colorir a vida. 
Instituição: Secretaria do Ambiente
Local: As apresentações serão no calendário do IMERO e do Colégio Jacintho Xavier Martins

IMERO à Luz do conhecimento – 19 a 21 de outubro de 2015
O Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (IMERO) abre as portas com apresentações culturais, palestras e oficinas voltadas para uma área do conhecimento: exatas, humanas e pedagógicas.
Instituição: Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (IMERO)
Local: Rua Manoel Pedro Freire - Nova Cidade

Dia 19 de outubro
A partir das 9h
Abertura oficial com apresentação cultural
Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas - OBMEP 2014
Palestra: “Luz, Ciência e Vida”, com o professor Jardel da Costa

A partir das 13h30
Macroginástica e oficinas

A partir das 18h
Café com Ciência – Física na cozinha
Lançamento do livro “Mitos e Lendas” (Turma 2001)

Dia 20 de outubro
A partir das 9h
Apresentação Cultural

Palestra: A construção do conhecimento à luz da produção coletiva, com professor
Daniel Linhares

A partir das 13h30
Oficina de Sustentabilidade e Vida - Sabão Ecológico (Mediador: Leandro Lima, do Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras - CEDRO)

Dia 21 de outubro
A partir das 9h
Apresentação Cultural
Palestra: “Conhecimento - As diferentes formas de ensinar”, com a professora Sônia Pimenta

A partir das 13h30
Oficinas

Ciência, Progresso e Tecnologia à luz da filosofia - 21 e 22 de outubro

Serão realizadas oficinas de fanzine e rodas de conversa com o objetivo de promover discussões a cerca do tema “Ciência, Progresso e Tecnologia à luz da filosofia”. E, nesta perspectiva humanística, sensibilizar e conduzir reflexões a partir do conceito de vida dentro de um contexto político e social.
Instituição: Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins
Local: Rio Grande do Norte - Extensão do Bosque

Dia 22 de outubro
15h - Oficina de Fanzine (Mediador: Alberto Beraldi)
20h - Roda de Conversa “Ciência, Progresso e Tecnologia à luz da filosofia” (Mediador: Professor Moacyr)

23 de outubro
14h às15h
Oficina de Arteterapia e Educação Ambiental “Natureza e Cor” (Mediadora: Nathália Ferreira - Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras CEDRO)
16h
Oficina de Sabão Ecológico (Mediador: Leandro Lima - CEDRO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário