De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sábado, 26 de abril de 2014

Municípios se Unem para Criar o Consórcio Regional de Segurança Pública para Combater a Violência na Região.

  O Prefeito Sabino de Rio das Ostras e seu vice Prefeito Gelson Apicelo receberam no Gabinete na manhã desta quinta feira, 24 de abril de 2014, representantes dos municípios de Casimiro de Abreu, e os representantes dos  prefeitos de Macaé, Dr. Aluizio dos Santos; de Quissamã, Otávio Carneiro; de Carapebus, Amaro Fernandes; e de Conceição de Macabu, Claudio Linhares, , já que foram ao Rio de janeiro assinar o convênio do programa Somando Forças, do Governo Estadual, o vereador Robinho de Rio das Ostras representou os seus pares da Câmara Municipal de Rio das Ostras, Presidentes de Câmaras e vereadores de alguns municípios se fizeram presentes, além da presença do comandante do 32o Batalhão da Polícia Militar, Coronel Ramiro Oliveira Campos; a delegada da 128a Delegacia de Polícia Civil, Carla Tavares; do Secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Paulo César Viana; do Secretário da Ordem Pública de Macaé, Edmilson Jório e o delegado da Polícia Federal de Macaé, Júlio César Ribeiro, com o objetivo concretizar a criação do Consórcio Regional de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil da AISP/32 em conformidade com a Lei Federal Nº 11.107 de 06 de abril de 2005, regulamentada pelo o Decreto Nº 6.017/07 e demais legislações pertinentes.


Num esforço comum entre os Prefeitos dos seis municípios que abrangem a área integrada de Segurança Pública do 32º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de reduzir a violência que vem crescendo na região usando estratégias específicas de cooperação mútuas entre os municípios foi dado início à assinatura do Protocolo de intenções para a efetivação do Consórcio Regional de Segurança. 

O prefeito Sabino, Um dos principais articuladores do Consórcio destacou a importância da união dos municípios em defesa da segurança pública, pois entende que os prefeitos não podem ficar alheios ao crescimento da violência.

“Sabemos que sozinhos não conseguiremos muitas vitórias, mas se agirmos em bloco conseguiremos maior respaldo das autoridades estaduais e federais e até mesmo recursos federais para viabilizar ações de combate”.

Agora, vamos encaminhar o Protocolo de Intenções do Consórcio, com 13 propostas, para aprovação das Câmaras Municipais, que devem transformá-las em Lei. Outro passo será agendar uma visita junto ao Governador Luiz Fernando Pezão, para mostrarmos que o Interior está preocupado com o crescimento da criminalidade e não vamos ficar inertes diante desse quadro”.Falou o Prefeito.
                                                                          

O Delegado da Policia Federal, Júlio Cesar Ribeiro, aprovou a iniciativa dos prefeitos e colocou à disposição dos municípios sua equipe de inteligência, assim como de policiais federais e cães, que podem ajudar a combater a criminalidade. Ele também destacou a importância de desenvolver trabalhos de educação nas escolas, como também a responsabilidade das famílias na conduta de seus filhos menores de idade.                                                                     


A apresentação dos trabalhos do  Protocolo de Intenções foi feita pelo tenente coronel Edmilson Jório, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Macaé, que tem ampla experiência e vem coordenando os trabalhos junto aos secretários de segurança dos municípios considerando os seguintes propósitos:

1.    Identificar a responsabilidade nas ações de defesa social e redução da violência;
2.    Proporcionar cooperação técnica e trocas de experiências;
3.    Garantir as classificações de Policiais Militares, recém Egressos da Companhia Pedagógica de Rio das Ostras, no 32º BPM;
4.    Nivelar conhecimentos sobre rotinas operacionais e empregos técnicos e táticos, proporcionando padronização de condutas e oportunidades de melhorias;
5.    Desenvolver estratégias comuns de neutralização às invasões de áreas públicas e ambientais, evitando as ocupações desordenadas do solo e as deformações de comunidades degradadas socialmente;
6.    Zelar pelo bom funcionamento dos Conselhos Tutelares;
7.    Empregar ações de pacificação nas escolas;
8.    Priorizar junto às administrações municipais, as execuções dos processos de despesas referentes às aquisições de equipamentos e contratações de serviços operacionais;
9.     Estudar a possibilidade de empregar as Guardas Municipais e as coordenadorias de Defesa Civil, em apoio mútuo, nos eventos dos calendários oficiais dos municípios e em situações de emergências;
10.  Facilitar as instalações dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipais-GGIMs e /ou regional;
11. Estudar ações de oposição ao “caos digital”;
12. Ligar-se à Secretaria de Estado de Segurança para atuar, tática e estrategicamente nos municípios vizinhos onde estejam sendo reconhecidos pontos de fuga e/ou depósito de furtos;
13. Viabilizar, Prioritariamente. Os acessos ás oportunidades editadas pala Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP do Ministério da Justiça.  

O Coordenador e Secretário da Ordem Pública de Macaé Edmilson Jório destacou que as reuniões vão continuar e que o objetivo é somar forças para reverter esse quadro de violência que vem tirando a paz das autoridades e, principalmente, da população.
Em depoimento ao De Olho em Rio das Ostras ele falou dos benefícios que o Consórcio trará para toda região:





O Secretário de Segurança de Rio das Ostras Paulo César Viana perguntado por “De Olho em Rio das Ostras” quais as medidas imediatas que estão sendo tomadas para melhorar a segurança da cidade e ele prontamente esclareceu:
                                                   
   

A delegada Carla Tavares parabenizou a iniciativa dos prefeitos e destacou que o município de Rio das Ostras vem trabalhando em ações conjuntas para reduzir o índice de violência no município, o que tem trazido resultados positivos. Segundo a delegada, essas ações podem e devem ser estendidas a outras cidades e falou com a nossa reportagem:



O Coronel Ramiro chamou a atenção dos Prefeitos presentes e de seus representantes para se empenhem para que sejam aprovados pelo o legislativo dos seus municípios em caráter de urgência para que o Consórcio venha trazer benefícios imediatos através da cooperação de cada Prefeitura no sentido de disponibilizarem pessoal, veículos e maquinários para as ações que se façam necessárias e precisam de decisões emergências.
De Olho em Rio das Ostras conversou com o Coronel Ramiro que enalteceu as iniciativas dos governantes em criar um instrumento que vai contribuir para diminuir a criminalidade na região:
  Desde a primeira reunião que ocorreu no dia 3 de fevereiro muito se evoluiu segundo comentou o Prefeito Sabino que disse que o objetivo é avançar cada vez mais porque a população precisa de uma resposta imediata dos governantes para coibir a violência que tem aumentado na região, mas que ações desse tipo, dentro de um médio prazo poderemos obter os resultados esperados para que as populações desses municípios possam ter a paz almejada.


                      De Olho em Rio das Ostras ouviu as considerações finais do Prefeito Sabino:



                            Clique aqui para ver mais fotos do evento


Um comentário:

  1. Excelente matéria parabéns, muito bem elaborada e vídeos de ótima qualidade.

    ResponderExcluir