De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Prefeitura de Rio das Ostras oferece curso de Qualificação Profissional

Aulas de Montador de Painéis e Caldeireiro capacitam moradores para mercado de trabalho


A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), abriu inscrições para os cursos de Montador de Painéis Elétricos e Caldeireiro, do Programa de Qualificação Profissional. Serão oferecidas 25 vagas para cada curso. As aulas têm duração de 160 horas  e 800 horas, respectivamente, e início previsto para o dia 15 de setembro, no Centro Municipal de Qualificação Profissional (CMQP) e no Senai Macaé.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve residir no Município; possuir Ensino Fundamental completo; e ser estudante de escola pública. Nesta seleção, 20 por cento das vagas estão reservadas a moradores oriundos de medidas assistivas/medidas socioeducativas.

Os candidatos ao Curso de Montador de Painéis Elétricos devem possuir, no mínimo, 18 anos completos até 05 de setembro; e para o Curso de Caldeireiro, 24 anos concluídos até esta data.

O Programa de Educação Profissional do Município visa ampliar a inserção dos moradores da cidade no mercado de trabalho, por meio do desenvolvimento de competências humanas básicas, capazes de mobilizar o aluno a atuar em seu meio e valorizar sua cidadania.


INSCRIÇÕES – Os interessados podem efetuar sua inscrição até o dia 03 de setembro, das 9h às 17h, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº, Extensão do Bosque. 

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher formulário padrão e o de pesquisa socioeconômica e apresentar os seguintes documentos: original do comprovante de residência; cópia do comprovante de escolaridade (histórico escolar); original e cópia do RG; original do CPF; original do Certificado de Reservista (para homens); comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral; e curriculum .

Após a inscrição, será realizada a análise curricular por uma equipe de profissionais da Secretaria e do Senai, no 04 de setembro. A publicação da classificação dos candidatos inscritos poderá ser acessada na página www.riodasostras.rj.gov.br/secti, no mesmo dia, a partir das 17h.

MATRÍCULA - A convocação para matrícula ocorre no dia 04 de setembro, a partir das 17h, também por intermédio da página da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A matrícula será efetivada no dia 05 de setembro, das 9 às 17 horas, na sede da Secretaria.
O início das aulas, que acontecem de segunda a sexta, está previsto para 15 de setembro. Para o curso de Montador de Painéis Elétricos, acontecem das 18 às 22h, no Centro Municipal de Qualificação Profissional (CMQP); e para o curso Caldeireiro serão realizadas no horário das 13h às 17h, no CMQP e no Senai Macaé (aulas práticas).

Sobre os Cursos a Secretária de Ciência,Tecnologia e Inovação deu mais detalhes:

"A prioridade é atender aos  que estão  a mais tempo na cidade aguardando uma oportunidade. Vamos dar preferência aos mais pobres e aos que se encontram em situação de risco". 
"O Edital completo está publicado na página www.riodasostras.gov.br/secti".
"Na Próxima semana fiquem atentos que será publicado o Edital para o ensino médio técnico", completou a Secretária.

Mais informações sobre os cursos do Programa de Qualificação Profissional podem ser obtidas pelos telefones 2771-6441 / 2771-6442.

Nenhum comentário:

Postar um comentário