De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Rio das Ostras sedia 1º Fórum de Planejamento do SUS da Baixada Litorânea

                                                               Fotos-De Olho em Rio das Ostras
 
Nesta terça, dia 26, Rio das Ostras reuniu representantes dos nove municípios da Baixada Litorânea para o 1º Fórum de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) dessa região. Gestores, profissionais de saúde e representantes dos Conselhos municipais discutiram ações de planejamento que vão fortalecer a gestão do SUS e melhorar os serviços prestados à população. O prefeito Sabino e a secretária municipal de Saúde de Rio das Ostras, Ana Guerrieri, participaram do evento.
Participaram do encontro o Secretário de Saúde Casimiro de Abreu, Edson Franco, o Secretário de Saúde Cabo Frio, Dr. Carlos, Secretária de Saúde São Pedro D’aldeia Dra. Isaura de Oliveira, Secretária de Saúde de Araruama Regiane Silva, Secretária de Saúde de Saquarema Ana Cristina Oliveira da Silva, Representando a Secretária de Saúde de Iguaba (Maria Juraci), o Subsecretário Leônidas, Representando  a Secretaria de Arraial do Cabo a senhora Gilmar Xavier.
O Planejamento é considerado uma ferramenta fundamental para a gestão em saúde contribuindo para a consolidação do SUS(Serviço único de Saúde) e alguns instrumentos básicos são necessários serem entendidos de forma integrada.
Para isso a Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço da Baixada Litorânea realiza hoje o Primeiro Fórum de Planejamento do SUS.
Esse encontro Representará a construção coletiva onde gestores, profissionais de saúde e áreas afins e representantes do controle social, estudantes da baixada litorânea estarão participando de um processo educativo.
Fortalecer a Gestão do SUS na região contribuindo para melhora da qualidade das ações e serviços de saúde é, portanto a intenção desse encontro.


Na abertura do Fórum, representando a Secretaria de Estado de Saúde, Flávia Mendes falou da satisfação de participar de um evento de planejamento. “Precisamos incrementar a discussão sobre planejamento em saúde para que façamos um SUS melhor”, disse Flávia.





Rosemary Cypriano, da Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço da Baixada Litorânea, explicou que o objetivo é construir planos municipais para o SUS e, para isso, é necessário qualificar os profissionais.




O prefeito Sabino falou dos desafios da Saúde Pública em Rio das Ostras e na região, que incluem a falta de médicos interessados em atuar no Interior e o aumento das responsabilidades da esfera municipal que não são acompanhadas de aumento de repasse de verbas. Sabino retomou o tema do consórcio regional de saúde. “Precisamos concretizar o consórcio regional de saúde. É preciso dar um passo adiante, se organizar. Os municípios têm que apoiar uns aos outros para atendermos às demandas”, opinou o prefeito.
 O fórum discutiu a importância do planejamento e avaliação na integralidade, os instrumentos de planejamento (conferências municipais de saúde, planos municipais de saúde, relatórios de gestão), além da legislação vigente. Também foram temas de discussão os instrumentos de gestão orçamentária. 

A Secretária Ana Guerrieri também acredita na união entre as cidades para superar os desafios. “Os problemas da Saúde Pública se resolvem com planejamento e ações efetivas de gestão. Estamos aqui hoje mostrando a união da Baixada Litorânea”, completou a secretária. Ela também representou o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado, do qual é vice-presidente.
Perguntada por De Olho em Rio das Ostras sobre a importância desse evento para Rio das Ostras a Dra Ana Guerrieri respondeu:
“O Fórum de Planejamento do SUS para a região é muito importante não só para Rio das Ostras, mas para fortalecer os municípios de toda baixada litorânea para que a gente consiga na verdade planejar o SUS como queremos com todos os direitos para os usuários que é tão importante”.
“É um encontro onde se planeja gestão e esperamos que essa gestão possa ser executada”, concluiu a Secretária Ana Guerrieri.

                                       Veja aqui mais fotos do evento







Nenhum comentário:

Postar um comentário