De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Rio das Ostras se Encontrou com a Ciência e o Futuro se Fez Presente.


"Educação para a ciência: Esse GT propõe estabelecer uma interlocução entre o público presente sobre as possibilidades e limites para a formação científica do cidadão no Município de Rio das Ostras, tendo como referência os conceitos de educação e ciência, cidadania científica, educação formal, educação não formal e participação política. Nessa perspectiva, espera-se estabelecer o diálogo entre educadores e cientistas cujas práticas buscam ampliar as possibilidades de acesso da população ao conhecimento científico". Professora Dra. Wania Manso.


 1º Encontro da Cidade com a Ciência foi um Grande Acontecimento Promovido pela Prefeitura de Rio das Ostras nos dias 14 e 15 de Junho e a População Agradece. 
                                                                       Foto:De Olho em Rio das Ostras
 Nesta sexta feira 14 de junho a Câmara Municipal de Rio das Ostras serviu como uma passagem de tempo para um mundo do conhecimento humano ao sediar a Abertura do 1º Encontro da Cidade de Rio das Ostras com a Ciência um evento que trouxe para o município debates com especialistas no assunto e criou na população um grande interesse de participação demonstrado no número surpreendente de inscritos durantes os dois dias do evento organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras.
Texto de Abertura lido pelo o Cerimonial do Evento:
“Encontro da Cidade com a Ciência tem a pretensão de iniciar o processo que possibilite colocar a nossa cidade no mapa das atividades científica, tecnológicas e de inovação que acontecem no Brasil.
Esse é um dos projetos do governo municipal através da gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município para este encontro que se inicia hoje convidamos toda sociedade civil a discutir propostas de trabalho ligadas a área da ciência , da tecnologia e da inovação para que as ações futuras desta pasta sejam orientadas democraticamente com a participação de diferentes seguimentos da nossa sociedade.
Interessados em contribuir com o desenvolvimento sustentável de Rio das Ostras o encontro da Cidade com a Ciência farão um intercâmbio  entre diversos setores da sociedade permitindo assim ampla discussão buscando também perspectivas de desenvolvimento com vista a difusão e popularização da Ciência e Tecnologia no município.
Assim convidamos a todos a viajar conosco nessa nave do conhecimento participando de todas as atividades propostas para esse encontro.” 
O Encontro também serviu como preparação para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013, que ocorrerá entre os dias 21 e 27 de outubro e terá como tema principal “ Ciência, Saúde e Esporte”. Serão promovidas e estimuladas em todo o país atividades de divulgação, difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao assunto.
 1º Encontro da Cidade com a Ciência deu a população a oportunidade de entender melhor a ciência como parte do seu cotidiano e a chance de participar de grupos de trabalhos que abordaram os seguintes temas: Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Futuro; Educação para a Ciência; Energias Renováveis; Os Desafios da Ciência na Saúde; Os Desafios Ciência no Esporte; O Caminho para Inovação; Ciência e Cultura:Caminho para a Integração; Questões de Gênero e Novas Tecnologias.Abrindo  assim discussão sobre a importância do conhecimento no dia a dia de cada um.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade conhecer melhor os futuros projetos que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação tem para a cidade que é sempre citada pelo o Alcebíades Sabino como a “Cidade do Conhecimento” a qual segundo suas declarações recentes é o seu desejo pessoal torná-la a Cidade da Ciência e tecnologia com destaque no Brasil nos próximos anos e a Secretaria está trabalhando neste sentido e pra isso promoverá cada vez mais eventos voltados para que a população tenha mais contado com o conhecimento em ciência e tecnologia por meio de eventos dessa natureza e possa fazer uso dele no seu cotidiano.
O Planetário digital esteve à disposição de todos no Colégio Municipal Professora América Abdala de 09 horas às 16 horas em sessões guiadas por monitores com duração de 20 minutos.
À noite na abertura do evento mais uma vez os participantes poderam visualizar o infinito universo através de um Telescópio instalado no jardim da Câmara Municipal de Rio das Ostras.
O Evento contou com a participação de várias personalidades ligadas ao município, Secretários municipais, Subsecretários, funcionários públicos, autoridades locais e estaduais, convidados especiais e palestrantes abalizados que possuem profundo conhecimento na matéria. 
Presentes à mesa de honra as seguintes autoridades: O Prefeito da cidade de Rio das Ostras Alcebíades Sabino a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação Professora Eronei Leite e a Subsecretária Professora Nelma Ferreira dos Santos, o Professor Doutor em física pela UFRJ, é professor do Instituto de Física da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ) Lideu de Castro Moreira, o Professor da UFF de Volta Redonda o Engenheiro Diercir da Silveira, Representando o Presidente da Câmara, o Vereador Nini e os demais vereadores, o Primeiro secretário da Câmara de Rio das Ostras o Vereador Misaias.
                                                                      Foto:De Olho em Rio das Ostras.
 Em sua palestra a professora Nelma Ferreira dos Santos Subsecretária de Ciência , Tecnologia e Inovação do município destacou a Era do Conhecimento com informação porque segundo ela o Conhecimento sem informação não nos leva a lugar nenhum podemos ter muita informação e não sabermos o que fazer com ela.
A questão do conhecimento de se apropriar do conhecimento também do  conhecimento científico é uma questão de empoderamento das pessoas para auxilia-los nas mais importantes decisões.
Perguntamos a Professora qual a importância desse evento para o futuro da nossa cidade:


                                                                     Foto:De Olho em Rio das Ostras.
Muito entusiasmada com o sucesso do evento a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação a Professora Eronei Leite falou dos futuros encontros com a Ciência que a secretaria irá promover:

O Professor Doutor em Física Lideu de Castro Moreira proferiu a palestra sobre a “Popularização da Ciência”
                                              Foto:De Olho em Rio das Ostras.
 
Mencionou em primeira instância a valorização da educação no Brasil que a seu ver anda muito deficitária.
A importância da divulgação da ciência é de fundamental importância para o governo, municipal, estadual e federal.
De que forma os meios de comunicações podem contribuir para que a informação científica chegue as mais diferentes camadas da população e salientou que até mesmo os canais do governo não tem dado a devida importância para a questão  e no caso dos canais privados citou um exemplo do Globo Ciência da Rede Globo de Televisão que vai ao ar às seis e meia da manhã de sábado.
Pra finalizar a sua bem estrutura palestra ele citou a China que possui uma legislação que obriga todos os sindicatos, Forças Armadas, Universidades e meios de comunicação a fazer divulgação da Ciência”.
                                                                   Foto:De Olho em Rio das Ostras.
O Prefeito de Rio das Ostras Alcebíades Sabino demonstrou a sua satisfação com o sucesso do evento e agradeceu a todos os participantes e prometeu fazer de Rio das Ostras um destaque através da Ciência e Tecnologia:
 Sabino falou da importância da pesquisa científica e citou a questão do sucesso da exploração petrolífera no Brasil e agora com o advento do Pré-sal devido a muitos anos de pesquisa o país pode ser respeitado no mundo e segundo ele os feitos da ciência de certa forma parecem milagrosos.
Sabino falou com entusiasmo: O que a gente não recusa aqui em Rio das Ostras de maneira nenhuma é o sonho.
Na verdade sonhamos vinte e quatro por dia e não podemos renunciar esse direito que temos de sonhar e essa nossa capacidade de sonhar.
Talvez para Rio das Ostras lançar um foguete para Marte seja perto demais porque somos capazes riostrenses de irmos muito mais longe, somos muito competentes, somos criativos e somos inovadores.
Numa cidade em que se constrói e se estrutura em apenas vinte anos é uma cidade de um povo muito competente e criativo.
Nosso maior sonho é que o povo de Rio das Ostras tenha qualidade de vida plena e nós sabemos que a Ciência, a Tecnologia e a Inovação é que podem nos conduzir a essa qualidade de vida plena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário