De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Projeto Saúde do Pescador Completa um Ano de Sucesso de suas Atividades em Rio das Ostras.


O Posto Básico de saúde da Boca da Barra foi o palco para a Comemoração do aniversário de um ano do bem sucedido “Programa Saúde do Pescador” nesta segunda feira, 30 de junho que foi criado pela Prefeitura de Rio das Ostras e é destinado à atender as Necessidades dos trabalhadores da pesca e seus familiares.

A Solenidade contou com presença de grande parte do secretariado de Rio das Ostras: Secretária Andréa Machado de Educação e a Subsecretária Dalva Fragoso, o Secretário de Esportes Betinho, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação Eronei Leite, o Secretário do Planejamento, urbanização e habitação Maurício Paraguassu, o Secretário de Meio ambiente, sustentabilidade, Agricultura e pesca Nivaldo Talon e a Subsecretária Alice Guida e a Secretária de Saúde Dra. Cristina Guerrieri.

 Presenças também de Fernanda Peres, gerente da unidade básica de saúde da Boca da Barra, Maycon Verdan, Coordenador do Programa saúde do homem e do Projeto Saúde do Pescador, Andréa Viana, Diretora do Departamento Programa de Saúde, Ronaldo Paes Leme, responsável pelo Departamento de Agricultura e Pesca de Rio das Ostras  e o Prefeito Sabino.

A Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem tem como objetivo proporcionar mais facilidade e melhor atendimento para a população masculina nas unidades de saúde e estratégia da família.
O Programa pioneiro de Rio das Ostras “Saúde do Pescado” já está sendo copiado por vários municípios e segundo o Ministro da pesca Marcelo Crivela quando esteve no município para o lançamento do Programa falou da intenção de levá-lo para todo o país e na ocasião elogiou o Prefeito Sabino pelo o cuidado com esse trabalhador que por vezes tão esquecido.

 Funcionando no posto de saúde da Boca da Barra, o projeto é promovido pela Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Município.
O projeto Saúde do Pescador oferece consultas de saúde, acompanhamento de exames e vacinação. Os trabalhadores têm à disposição atendimento de enfermagem, clínica-geral, dermatologia, odontologia, nutrição e fisioterapia.

Uma equipe do Ministério da Pesca está em Rio das Ostras para realizar o cadastramento de todos os pescadores profissionais do Município. O RGP – Registro Geral dos Pescadores proporciona a aquisição da Carteira de Pescador, documento importante para o trabalhador, que tem a possibilidade de pagamento do INSS, por exemplo.

 Sérgio Ferreira Lima é pescador há 29 anos. Morador de Boca da Barra, ele vê vantagens em receber consultas no horário diferenciado. “Para mim, é muito difícil parar meu trabalho e procurar atendimento médico. Por isso, fico Tranquilo quando sei que aqui em Boca da Barra temos médico à noite. Minha família também acaba beneficiada, uma vez que podemos contar com todos aqui perto de casa”, destacou.

Segundo Ronaldo Paes Leme, responsável pelo Departamento de Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, o número de pescadores profissionais precisa ser atualizado, por isso a importância do trabalho feito pelo Ministério da Pesca, com apoio da FIPERJ – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro. “Muitos profissionais estão na informalidade. Por isso a necessidade de um recadastramento e atualização de dados e a partir daí, direcionar cada vez melhor nossas ações de apoio a esses profissionais”, disse Ronaldo.  

Segundo a Secretária de Saúde de Rio das Ostras, Na Cristina Guerrieri, existia a necessidade de um atendimento diferenciado, com horário mais flexível, para os trabalhadores da pesca. “Boa parte dos pescadores argumentava que não conseguia ir ao médico por conta dos horários dos postos. Aqui fica mais fácil, uma vez que o atendimento acontece em turno diferenciado, de 16hs. às 20hs”, comentou a secretária.

De Olho em Rio das Ostras conversou com o maior incentivador do Programa, o Prefeito Sabino:

                          Clique no link para ver mais fotos do evento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário