De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sábado, 12 de julho de 2014

Rio das Ostras Instituiu o Dia Municipal de Enfrentamento à Violência!

                                                                        Fotos;De Olho em Rio das Ostras.
Comemorado pela primeira vez nesta segunda feira, 07 de Julho, em alusão ao 6 de julho, o Dia Municipal de Enfrentamento à Violência em Cerimônia, Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente, instituído por lei, realizada na Câmara Municipal de Rio das Ostras.
A Prefeitura instituiu essa data em conformidade com a Lei Municipal N° 1809, de 2013, para homenagear a menina Gabrielly Batista da Silva, crime que chocou Rio das Ostras.
Um dia dedicado à reflexão e ao empenho de todos pelo combate à violência no município com o intuito de informar e conscientizar as pessoas a falarem sobre casos de violência e não permitirem que nossas crianças sofram abusos na infância.
Preservando a integração física e emocional das crianças e adolescentes e orientando as pessoas não se omitirem quanto a questão da violência de um modo geral.

O Encontro mobilizou representantes da Administração Municipal e integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e membros do judiciário, representantes da Promotoria da Vara da Infância.

Compuseram a mesa de honra as seguintes personalidades: - Professora Dalva Fragoso Pinto, Subsecretária Municipal de Educação e representante do Conselho Municipal da Criança e Adolescente; Senhora Mariana Gonçalves, Representante do Conselho Tutelar;  Senhor José Luis da Silva Porto, Presidente do Fundo Municipal de Infância e Adolescência; Sr. Rosenildo Viana, Subsecretário de Bem Estar Social e representante da Secretária senhora Rose dos Santos na Cerimônia; Dra. Carla Conceição Guimarães Tavares, Delegada da 128a D.P de Rio das Ostras; - Dra. Juliana Gomes Viana, Promotora de Justiça Civil de Rio das Ostras; Dra. Maria Vitória Sussekind Rocha, Procuradora Federal do Ministério Público do Trabalho  (Responsável pelo Programa de Erradicação Contra  a Violência a Criança e Exploração Sexual e do Trabalho Infantil);  Dr.Rodrigo Leal Manhãs de Sá, Juiz da 1ª Vara da Infância, Vereador Nini, Presidente da Câmara representando os demais vereadores e o Prefeito Sabino.
Além de diversos representantes da sociedade civil organizada, o Encontro contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Senhora Andréa Machado e do Secretário de Meio ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca senhor Nivaldo Talon e o Secretário de Segurança Pública, senhor Paulo Cesar Viana, servidores municipais e cidadãos comuns.

Segundo José Luiz Porto, presidente do Fundo Municipal da Criança e Adolescentes, a data existe para uma reflexão, mas a atenção da sociedade deve ser mantida todos os dias. “É preciso observar atentamente o comportamento de nossas crianças e adolescentes. A atenção e a denúncia devem ser uma preocupação constante de toda sociedade para evitar que os agressores escapem à ação da Lei”, comentou.


Em seu pronunciamento a Subsecretária Dalva Fragoso destacou:
“Meus queridos, cada vez mais precisamos nos unir e fazer essa corrente de proteção no combate e enfrentamento à violência e aos maus tratos e abusos sexuais contra as crianças e adolescentes”.
“Na maioria das vezes nós percebemos as crianças que sofrem os abusos, mas elas são impedidas e ameaçadas de falar qualquer coisa”
  “Um transtorno na vida escolar, a criança não aprende, a criança sofre, a criança é violenta é o que vemos diariamente nas escolas em Rio das Ostras”.
“Hoje nós temos a felicidade de morar numa cidade em que o Prefeito institui o Dia Municipal de Enfrentamento à violência e quando o Prefeito assumiu este dia ele deixou clara a sua preocupação com a garantia dos direitos de nossas crianças”, Complementou a professora Dalva. 

O Subsecretário Rosenildo defendeu a vigilância dos pais:
“Cabe sim a cada um de nós nos preocuparmos com as nossas crianças, ás vezes até podemos achar que não é problema nosso, mas cinco ou dez minutos da nossa atenção poderá se transformar numa tragédia em nossa família”
“Eu graças a Deus tenho um filho de oito anos e me preocupo muito com ele e ás vezes escuto de amigos que sou muito protetor e eu digo sou e serei assim sempre e se eu não proteger quem vai fazer por mim? Então eu vou a escola converso com a professora com a diretora e acho que é assim que podemos cuidar da nossas crianças”-Destacou o Subsecretário Rosenildo.


A Dra. Carla Tavares chamou a atenção para a principal ferramenta, a denúncia:

O prefeito Sabino propôs um minuto de silêncio e destacou a importância de mobilizar a sociedade em torno do tema:
 “Esse é um dia de triste memória para nós. Há um ano presenciamos a violência contra a menina Gabrielly, de apenas 2 anos, que foi brutalmente assassinada. E, justamente por sabermos que casos de violência contra crianças e adolescentes ainda acontecem na nossa sociedade, precisamos reafirmar nossa missão de denunciar para que os agressores não fiquem impunes”, comentou o prefeito.

Casos de agressão ou abusos contra crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo Disque 100, ou pelos telefones do Conselho Tutelar de Rio das Ostras 2771-6365 e 2760-7384.

Nenhum comentário:

Postar um comentário