De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Rio das Ostras empossa membros do Conselho Municipal do Idoso e do Orçamento Participativo Jovem.

A solenidade de posse dos membros Conselho Municipal de Direitos do Idoso de Rio das Ostras para o biênio 2014-2016 aconteceu nesta quarta, dia 25, no Centro do Idoso, no Parque da Cidade e estiveram presentes: O Subsecretário de Bem Estar Social Rosenildo Viana; a Secretária de Ciência Tecnologia e Inovação, Eronei Leite; a Secretária de Bem Estar Social e Primeira Dama da Cidade Senhora Rose dos Santos e o Prefeito Sabino entre outras autoridades municipais.
  


Para a elaboração de seus pronunciamentos(Resoluções e Pronunciamentos e Indicações) O Conselho busca estabelecer um diálogo com a sociedade riostrense por intermédio de representantes das entidades Que o compõem discutindo e propondo conhecimento e a reflexão da realidade numa perspectiva de construção de novos cenários para a melhoria das políticas na cidade de Rio das Ostras.  

A composição do Conselho Municipal de Diretos do Idoso é a seguinte:
Secretaria de Bem-Estar Social - Valdirene Ferreira Santos e Lindomar da Silva Pinto; Secretaria de Esporte e Lazer - Juarez de Souza Cardoso e Samir Ricardo Preciso; Secretaria de Transporte - Marco Ricardo da Silva e Cledson Soares dos Santos; Secretaria de Saúde - Rosita Amaro Monteiro Borges e Therezinha Loureiro Alves Ferreira; Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Antonio Carlos Pereira Borges e Cléa Martha Gazzinelli Borges; Bloco Ouriço Rio das Ostras - Carmem Teresa Castelo Branco de França e Ayrton Seba da Silva; Lions Clube de Rio das Ostras – Costazul - Vera Regina Coe Fisco e Lusimar de Oliveira Lisboa; Grupo Renascer da 3ª Idade - Rosa Maria Nicolau Barbosa e Elizabete Siqueira da Silva.                                                       
Para a secretária Rose Santos, o Centro do Idoso foi o lugar escolhido para abrigar o Conselho porque atende às expectativas dos próprios usuários do lugar, uma vez que existe uma grande concentração de idosos participando das diversas atividades oferecidas no Parque da Cidade:
“Empossar o Conselho do Idoso para o biênio 2014-2016 é motivo de grande satisfação para nós da Secretaria de Bem Estar Social”.
“O que a gente quer é que o idoso tenha um espaço democrático de controle para as questões do idoso, da política do idoso e a gente conseguiu reunir aqui no Centro do Idoso esse espaço”.
“Aqui ele vai se reunir toda ultima quinta feira do mês e aqui os idosos participam dos projetos, são 2400 idosos que participam do Projeto Feliz Idade, mas todos os idosos da cidade que queiram discutir as políticas públicas para o Idoso”.
“Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance em prol do idoso a gente vai sempre oferecer com a garantia da participação do Conselho”.
“Então é muito importante a posse a esse Conselho que existe desde 2011 que estava praticamente desativado e nós conseguimos reunir Novamente a sociedade e depois de várias reuniões tornar uma realidade e dar posse a esse Conselho que com certeza vai trazer muitas felicidades e garantia de direitos para os nossos idosos”.Falou a Secretária. 

“Segundo o prefeito Sabino, a participação nos conselhos instituídos no Município mostra uma preocupação da sociedade com as ações da Administração Pública.
 “Todo riostrense que se dispõe a participar de um conselho tem o meu reconhecimento e meu agradecimento, uma vez que os conselheiros são importantes para estabelecer uma comunicação direta entre o setor público e a sociedade, o Conselho é a Instância da sociedade, é um serviço público altamente relevante e infelizmente muito pouco reconhecido”
“O Conselho tem que puxar a orelha dos Secretários e do Prefeito de quem, quer que seja o Conselho não é prá dar cheque em branco a quem quer que seja e eu como Prefeito não gosto e nem quero que seja assim”
“Nós temos feito cursos para preparar cada vez mais os conselheiros e Recentemente esteve aqui a Controladoria Geral do Município preparando conselheiros e é muito importante para o conselheiro o que é o orçamento público, de onde vem mais o dinheiro? Dos royalties? Do Fundo de Participação dos Municípios? Qual é a fonte? Esse beabazinho básico ele precisa conhecer e tem que conhecer também as principais fontes de despesas e principalmente cada conselheiro na sua área de atuação”.
No final do pronunciamento De Olho em Rio das Ostras quis saber do Prefeito Sabino um pouco mais sobre a importância dos Conselhos para ele que gosta de governar com a participação popular:
“Estamos dando posse hoje à Diretoria e a composição do nosso Conselho de Direitos dos Idosos”
“É a maneira que a Prefeitura tem de governar com a população de forma transparente  e convidar a sociedade para participar”
“Os Conselhos são fundamentais na política pública, os Conselhos tem o direito e o dever de fiscalizar e, sobretudo de propor políticas públicas”
“Esse é o nosso objetivo que é estar sempre cada vez mais perto da população e, sobretudo ouvir a população sobre o que ela quer da gente”.
  “Essa noite eu acho que tem uma grande importância para os idosos de Rio das Ostras”. Finalizou o Prefeito Sabino.
 Na quinta feira dia 25 de junho, na Câmara de Municipal de Rio das Ostras Centenas de pessoas prestigiaram a Cerimônia de Posse do Conselho do Planejamento e Orçamento Participativo – OP Jovem, para o  biênio 2014-2016, na ocasião além dos 27 novos conselheiros o evento contou com a presença de diversos Secretários municipais, funcionários públicos e cidadãos comuns de diversos da sociedade civil.
Para compor a mesa de honra foram convidados: A ex presidente do Conselho Participativo Jovem Bruna Soares Monteiro; A Conselheira do Orçamento Participativo Jovem, Thabatta de Souza Ferreira; O Coordenador de Programa de Orçamento Participativo, Heraldo Modesto; O Vice Presidente da Fundação RIO DAS Ostras de Cultura Mário Marcelo, representando o Presidente Cosme dos Santos; A Presidente do Conselho de Orçamento Participativo, Eunice Dias; As deputadas estaduais juvenis Thais Correia (representante de Rio das Ostras) e Irlane Alexandria (representante de Carapebus), do Parlamento Juvenil do Rio de Janeiro; O subsecretário de Planejamento, Vladimir Paschoal; A Secretária Municipal de Educação, Andréa Machado de Carvalho; O secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Maurício Pinheiro e o Prefeito Sabino.
O Orçamento Participativo Jovem reúne representantes de escolas das redes públicas e particulares do município e tem como objetivo estimular o debate de políticas públicas para a juventude permitindo que o jovem debata e possa definir os destinos da cidade e decidam as prioridades de investimentos  em obras e serviços a serem executados a cada anos pelo o governo municipal e  além disso ele estimula o exercício da cidadania, proporcionando ao jovem uma co-participação nas decisões do poder público, aumentando o compromisso dos jovens com o executivo nas questões da gestão da cidade, fortalecendo um elo com a comunidade.
A ex-presidente do Conselho do Orçamento Participativo Jovem, Bruna Soares, agradeceu o apoio e a participação dos antigos conselheiros e desejou sorte ao sucessor, Gabriel Matos que foi empossado como o novo presidente e falou ao De Olho em Rio das Ostras:
“A minha gestão para os próximos dois anos a gente pretende trabalhar juntos para tentar resolvermos os problemas do nosso município, do nosso cotidiano”.
“Agente pretende atender a todos os jovens do município, os alunos da rede Municipal e a gente vai  entrar junto e vamos tentar fazer uma boa gestão com os novos conselheiros e a nossa presidência  nesses próximos dois anos”.Falou Gabriel.
Tomaram posse para a gestão 2014/2016 os seguintes Conselheiros:

Kivia Barbosa-Julia Quaresma-Bruna Soares-Jaqueline Franciely Pereira- Julia Ayumi-Matheus Muller-Luiza Dias-Geovana de Alencar-Liz de Alencar Moreno-Aura Dantas-Yasmim de Souza-Débora Neves-Lorena Azeredo-Igor Simão-Mylena Elisa Ferreira Mendes-Anderson Lopes-Beatriz França-Jiovana Perez-Ángelica Miranda-Rayala Lima de Azevedo-Matheus Seabra-Lucia de Jesus Alves-Iury Veroneses da Conceição-Sarah Oliveira Silva- Geovana Landim-Silvio Leandro Santana-Julia Vitoria de Figueredo-Sarah Flores Nascimento-Ana Beatriz Monnerat-Jhennyffer dos Santos-Mateus Portela Martins-Jorge Luiz- -Pedro Paulo-Hannah Dantas-Lívia Marcela Ladislau-Bruna Lima-Samara Lopes-Mallany Eduarda Paiva-Izabor Gama da Cruz-Camila Clara Becker Almeida-Marcel Marques Biangolino-Maria Eduarda Belmonte-Vívian Silva-Luiz Gabriel-Katariny Pontes-Caio Silva-Izabela Maia-Daniel Magalhães Santos-Nathalia do Vale.

Vice Presidente- Thabatta de Souza Ferreira.
Presidente- Gabriel de Lima Matos.
De forma democrática, o prefeito Sabino quebrou o protocolo e convidou os jovens a falar sobre o programa e suas expectativas. Para a vice-presidente do Conselho, Thabatta Ferreira, de 15 anos, a participação no programa permite aos jovens cobrar e discutir as políticas públicas em seu benefício. 
O conselheiro Luiz Gabriel Tinoco destacou o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras ao programa. “Sempre sonhei em estar com a palavra na Câmara de Vereadores. Sempre ouço dizer que os jovens são o futuro da nação, mas aqui somos o presente. Muitos políticos não escutam o que temos para dizer, mas muitos jovens são comprometidos, querem estar aqui falando, participando, discutindo ideias. Por isso, quero agradecer ao prefeito Sabino e sua equipe”, disse Luiz Gabriel.                                                               
Irlane Alexandria (representante de Carapebus), do Parlamento Juvenil do Rio de Janeiro destacou:
“Nós estamos aqui com o Conselho participativo Jovem de Rio das Ostras, sou Deputada Juvenil e quero dizer a vocês o quanto me sinto lisonjeada com esse Orçamento participativo o qual tem o objetivo de sentir a política pública e não É só uma questão de marketing e sim um Orçamento participativo que incluem jovens para saber como funcionam os trabalhos na Prefeitura e no Legislativo de Rio das Ostras”.

“Venho representar também o estado do Rio de Janeiro, como Deputada Juvenil Represento o estado e vejo que não só as cidades próximas a capital mas também do interior tem se desempenhado, tem se colocado avante e tem dito sim a juventude e isso é muito interessante para que a cidade possa se desenvolver”.
     “Porque não só os políticos que são os cabeças é necessário ouvir a sociedade, é necessário dar parte a sociedade e esse Orçamento Participativo é isso é dar voz aos jovens e colocá-los no lugar que eles tem que está”.

“Ser diferente é preciso realmente fazer algo diferente e esse Orçamento Participativo é algo diferente e está fazendo a diferença”.Concluiu a Deputada Juvenil.                                                                        
A Secretária Municipal de Educação Andréa Machado de Carvalho falou da Retomada do Orçamento Participativo Jovem:
“Esse movimento estava um pouco modesto e estão tomando o espaço que lhe é devido e com essa iniciativa através da Secretaria de Planejamento em parceria com a Secretaria de Educação temos conseguido que os jovens tomem cada vez mais as suas decisões nas escolas que é deles e na cidade que eles fazem parte e por isso é tão importante ouvi-los”.
“È cada vez mais importante diretores de escolas, políticos e gestores ouvirem essa juventude que muito tem para nos acrescentar”.Pontuou a Secretária Andréa.                                                             
                O Prefeito Sabino abriu o seu discurso citando um trecho de uma música gravada pelo o Grupo Os Titãs:
A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
E falou da importância de abrir canais para ouvir o povo que são os Conselhos participativos criados por ele na sua primeira gestão e que foi o segundo no Estado do Rio de Janeiro atrás apenas de Angra dos Reis que saiu na frente:

“Quando eu implantei o primeiro Conselho do Orçamento do Conselho participativo causou a maior crise junto aos vereadores na época que disseram se o Prefeito vai ouvir o povo para tomar as decisões como o que estariam fazendo eles na câmera? e logo depois eles viram que uma coisa independe da outra e nunca será anulado o papel relevante dos vereadores do nosso município e hoje estamos ouvindo também cada vez mais a juventude que não é o futuro de Rio das Ostras, representa o nosso presente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário