Cães e gatos poderão ser adotados na Praça São Pedro, entre os dias 2 e 7 de setembro, de 10hs às 15hs
A Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras que tem como Secretário o Sr. Nivaldo Talon realiza na próxima semana, entre os dias 2 e 7 de setembro, mais uma Feira de adoção de cães e gatos. Os interessados poderão conhecer e adotar os animais na Praça São Pedro, no Centro, entre 10hs e 15hs. São cerca de 50 animais, alguns deles, filhotes.
Segundo a coordenadora do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal, Valéria Veneza, os cães e gatos são entregues vermifugados, vacinados e esterilizados. Durante a feira, os visitantes que adotarem um animal receberão orientações e assinarão um termo de responsabilidade.
O Programa estimula a adoção e a posse responsável, evitando que os bichos sejam abandonados nas ruas, o que aumenta a população de animais errantes no Município. Os animais de rua, em geral, não apresentam risco às pessoas. Seguindo a legislação, a Prefeitura deve recolher, especialmente para tratamento, animais doentes, em sofrimento ou sob risco. Os cães e gatos saudáveis, depois de tratados, estão disponíveis para a adoção.
Além da oportunidade de adoção durante a Feira, interessados em acolher algum dos animais abrigados pelo Programa podem ligar para o telefone 2771-2351.
Equipes vão de casa em casa na área rural e em localidades distantes do Centro, a partir do dia 2
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras vai reforçar a vacinação de cães e gatos na zona rural e em locais mais distantes do Centro, a partir do próximo dia 2. A ação dá continuidade à campanha antirrábica realizada em março deste ano, ampliando a cobertura vacinal.
As equipes vão aplicar as vacinas, de casa em casa, nas localidades Balneário das Garças, Mar do Norte, Cantagalo e Vila Verde. Em Rocha Leão, os moradores deverão levar seus animais ao posto de saúde local. A meta da Prefeitura é imunizar cerca de 1700 animais, entre cães e gatos.
Uma baleia da espécie Franca e seu filhote nadavam na Praia de Itapebussus, em Rio das Ostras, nesta quarta, 28. Os animais foram avistados pela Guarda Ambiental do Município, por volta das 14hs, nadando tranquilamente. Originária da região do Atlântico Sul (Patagônia), a baleia costuma passar pela costa da cidade, nesta época do ano, vinda de Abrolhos, na Bahia, seu local de reprodução. Os animais ainda vão nadar cerca de 3,5 mil quilômetros de volta à Patagônia.
A baleia, de aproximadamente 12 metros, e o seu filhote, de cerca de 4 meses de idade, estão retornando para o seu habitat. Devido aos fortes ventos e a correnteza que atinge a nossa região, o deslocamento dos animais se torna mais lento e a expectativa dos especialistas é que eles ainda possam ser visto no litoral do Município pelas próximas 24 horas.
A baleia estava a cerca de 200 metros da praia e seu tamanho e os movimentos chamavam a atenção de quem passava pela praia. A equipe da Guarda Ambiental continuará monitorando a orla, acompanhando o comportamento dos animais, segundo o coordenador Ambiental e Marítimo da Guarda Municipal, Gilberdan da Silva Gomes.
Com a criação de fóruns, comunidade que fica no entorno das escolas é convidada a participar das discussões sobre o trânsito
Rio das Ostras saiu na frente de vários municípios brasileiros e levou a discussão sobre o trânsito às escolas públicas antes mesmo desse tipo de educação seja obrigatório na educação de alunos nos ensinos Infantil, fundamental e médio.
Numa parceria entre a Secretaria de Educação e a Guarda Municipal, os estudantes riostrenses estão sendo orientados sobre leis e atitudes que garantem maior segurança a pedestres, ciclistas e motoristas.
Em Solenidade no auditório do Colégio Municipal América Abdalla nesta sexta-feira, dia 23 de agosto foi realizado o lançamento dos Fóruns de Educação para o trânsito que contou a presença do subsecretário de Segurança Pública Sr. Paulo César Rodrigues, o Diretor de Transportes Públicos Sr. Erenilton Gomes Ribeiro, a Coordenadora de Programas Educacionais da Secretaria de Educação Fernanda Rezende, a subsecretária Municipal de Educação Dalva Fragoso, a Secretária Municipal de Educação Andréa Machado de Carvalho, o Chefe de Gabinete e representando o Prefeito Sabino Dr. Alden Vieira de Souza Junior entre outras autoridades que compareceram ao evento e também pais de alunos e comunidade civil em geral.
O Guarda Municipal Gilliard da Silva Silveira deu início a palestra de lançamento do fórum municipal de educação para o trânsito, Gilliard é atualmente Diretor do Departamento de Infrações da Secretaria de Segurança Pública e ministra cursos de agentes de trânsito para guardas municipais e palestras para alunos da rede municipal de ensino e empresas privadas como Petrobrás, Iansa e Sinal .
"A base de toda e qualquer sociedade é a família com diálogo, respeito aos mais velhos e valorização da Vida"
" O trânsito é o reflexo da postura social e nele demonstramos o nosso caráter , para transformá-lo é necessário que antes transformemos as nossas atitudes, nossos valores e nossos sentimentos."
" Só resgatando a importância da família, da educação e do amor a vida alcançaremos um trânsito pacífico"
"O objetivo da educação para o trânsito é inovar a forma de conscientização agora vinda dos filhos para os pais serão eles que irão cobrar dos pais a transformação necessária a sociedade" "Nossa matéria prima são as crianças, nossa armas: vídeos, palestras, eventos e artigos"
Esse evento antecipa o primeiro Fórum de trânsito de Rio das Ostras que acontecerá no dia 10 de outubro às 18 horas na Escola Municipal Inayá Moraes D'Couto.
A professora Fernanda Rezende falou com entusiasmo da luta pra consolidar o projeto de levar a educação no trânsito as escolas municipais.
“Identificamos a necessidade de uma conscientização social no que diz respeito à Educação para o Trânsito em nossa comunidade escolar, visando uma mudança de comportamento e a maior segurança dos nossos alunos e familiares. Essas motivações levaram algumas diretoras de escolas a sugerir que fossem criados os Fóruns de Educação para o Trânsito, para que desta forma pudéssemos oportunizar reflexão, informações e esclarecimento de dúvidas para a comunidade no espaço escolar”, explica Fernanda Rezende, coordenadora do projeto.
“Diante do quadro de violência que vem se apresentando no trânsito e também em outras esferas sociais, é necessário o envolvimento de toda a sociedade nessa tarefa de educar. A família e a escola são a base formadora e não podem se eximir de tal responsabilidade”, enfatiza Fernanda Rezende. Os fóruns, que vão acontecer nas unidades da Rede Municipal e terá , vão se somar a uma série de iniciativas realizadas desde o início da atual Administração, envolvendo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por meio dos projetos de Educação para o Trânsito, uma iniciativa da Coordenadoria de Programas Educacionais da Secretaria de Educação com apoio da Coordenação de Trânsito da Guarda Municipal, estão sendo desenvolvidos diferentes projetos envolvendo os estudantes.
Educar para o trânsito não é apenas ensinar regras de circulação, mas também contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida.
Com o objetivo de esclarecer dúvidas e compartilhar valores que gerem mudanças comportamentais, estão sendo iniciados os fóruns que vão acontecer em diferentes unidades de ensino da Rede Municipal. A Educação para o Trânsito nas escolas está prevista no Código Nacional de Trânsito Brasileiro.
A coordenadora disponibilizou um endereço para as entidades interessadas em solicitar os fóruns nas suas escolas e comunidades.
A Secretária municipal de educação Andréa Machado de Carvalho falou sobre a importância dessa parceria com a guarda municipal para o avanço da educação no trânsito nas escolas de Rio das Ostras:
Encontro entre APAES de municípios do Rio de Janeiro reuniu cerca de trezentos participantes entre assistidos pela APAE, Professores e Organizadores neste fim de semana 17 e 18 de agosto no Colégio Municipal Professora América Abdalla em Rio das Ostras.
O prefeito Sabino abriu o festival, que teve a participação de cerca de 300 pessoas, entre assistidos pelas APAES, organizadores e professores. O evento é um projeto do movimento apaeano, que visa a inclusão da pessoa com deficiência nos diversos campos das artes, como música, dança, teatro, literatura e artesanato.
A abertura oficial do evento aconteceu neste sábado, dia 17, às 13 horas e transcorreu no domingo por volta das 16 horas e contou com a participação especial da APAE Rio das Ostras nessa aplaudida apresentação artística:
A partir das 14 horas aconteceram as competições nas modalidades de música e artes cênicas. Houve ainda concurso de artes visuais, literárias e artesanato. No domingo, dia 18, a programação começou às 9h30, com apresentações de dança e folclore.
Os jovens assistidos pela APAE de Rio das Ostras participaram de todas as modalidades competitivas do festival. Os melhores integrarão a delegação estadual que irá, em novembro, ao Festival Nacional, no Maranhão.
No mês passado, o prefeito Sabino se reuniu com a diretora da APAE em Rio das Ostras, Débora Dutra, e parabenizou a instituição pelo trabalho realizado no município.
Na abertura do evento o Prefeito Sabino teceu elogios a organização do evento e convidou a direção da APAE a realizar outros eventos na cidade:
O Gestor Municipal ofereceu apoio para a realização do festival, além de informar que o município está criando de forma pioneira no Estado, o Projeto “Praia para Todos”, que permite às pessoas com necessidades especiais participar de atividades esportivas e de lazer nas praias. Para Sabino, medidas como essas contribuem para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos e cidadania respeitados.
Em sua palestra o prefeito Sabino destacou a importância de Conselhos com Legitimidade em Rio das Ostras e lembrou a implantação do Orçamento Participativo no Município, em 1998.
Prefeito Sabino Foto:De Olho em Rio das Ostras.
Rio das Ostras sediou o Primeiro Fórum de Transparência e Controle Social, realizado neste sábado 17 de agosto na Câmara Municipal e contou com a participação de representantes da sociedade civil e dos poderes Executivo e Legislativo e o tema principal foi o acesso da população às informações com transparências das ações da prefeitura e da Câmara Municipal.
O Prefeito Sabino ao chegar ao evento foi perguntado pelo o Blog De Olho em Rio das Ostras sobre a importância da participação popular no seu governo e sobre a transparência cada vez maior dos poderes executivo e legislativo e respondeu:
A palestra do prefeito teve como tema “A Atuação dos Conselhos Municipais no Controle Social”. Sabino destacou a necessidade da participação popular e da autonomia e independência dos Conselhos Municipais para a legitimação de sua função de apresentar as demandas da sociedade.
“Os nossos conselhos precisam ser revitalizados e legitimados. Queremos democratizar o debate sobre o planejamento de políticas públicas em Rio das Ostras, nos próximos quatro anos. O nosso desejo é que a sociedade tenha absoluto controle do recurso público”, destacou Sabino que também lembrou a implantação do Orçamento Participativo no Município, em 1998.
A representante da Controladoria Geral da União, Carla Cristina Gomes Arêde, falou sobre o resultado e os próximos passos da Primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – Consocial, realizada em 2010. A coordenadora do Consocial em Rio das Ostras, Sônia Augusto, o presidente do Legislativo, Alzenir Pereira Mello, o coordenador da área de Transparência na Administração Pública, Paulo Sérgio Batista, foram os outros palestrantes do encontro. Após as apresentações, os convidados debateram assuntos relativos ao tema. Ficou definida a realização de outro Fórum, ainda este ano, com a finalidade de ampliar os debates.
“A transparência e o acesso à informação são essenciais para a consolidação do regime democrático. Incentivam os gestores a agir com mais responsabilidade e eficiência”, observa a presidente do Conselho do Orçamento de Participativo de Rio das Ostras, Eunice Dias.
EXEMPLO – A representante da Controladoria Geral da União – CGU, Carla Cristina Arêde, reconheceu o esforço da Administração Municipal em cumprir a Lei de Acesso à Informação e a Lei Complementar 131. “É uma grata surpresa ver o quanto Rio das Ostras evoluiu em relação ao Portal da Transparência. Tanto que passarei a utilizar o Portal de Rio das Ostras como uma referência nas minhas palestras sobre o assunto. Pouquíssimos Municípios do Estado do Rio de Janeiro já atingiram um grau de maturidade em relação à publicação das informações do jeito que Rio das Ostras conseguiu nestes oito meses de nova Administração”, afirmou.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Um grupo de seis representantes do Conselho do Orçamento Participativo Jovem participou do I Fórum de Transparência e Controle Social. “É muito interessante começar a entender melhor o trabalho do Orçamento”, afirma a presidente do Conselho do Orçamento Participativo Jovem, Bruna Monteiro. Uma das dificuldades dos jovens são os termos técnicos utilizados. “Participamos desde 2010, entramos muito novas. Agora estamos entendendo melhor como funciona o orçamento participativo”, explica a vice-presidente, Juliana Rangel.
A média de idade dos conselheiros é de 15 anos. A partir do dia 20, começam as atividades nas escolas públicas, preparando os alunos para a terceira Conferência do Orçamento Participativo Jovem no Município. Os conselheiros participarão de um café da manhã com o prefeito Sabino, ainda neste mês. Clique aqui para ver mais fotos do evento
Nesta
sexta feira a tarde, 16/08 o Prefeito Sabino e algumas secretárias do
município se reuniram com integrantes do Movimento "Chega de Estupro" de
Rio das Ostras coordenado pela a professora Raimunda Penha Soares no auditório da
UFF e atendeu as demandas que foram apresentadas durante a audiência
aberta da ALERJ que foi realizada no dia 20 de maio que discutiu os casos de estupros em Rio das Ostras.
Prefeito Sabino, Dra. Ana Cristina e Sra. Rose dos Santos. Foto:De Olho em Rio das Ostras
Professora Andréia Carvalho/Educação Foto De Olho em Rio das Ostras
Estiveram
presentes a reunião além do Prefeito Sabino, as secretárias municipais:
Rose dos Santos, Bem Estar Social; Andréia Carvalho, Educação; Ana
Cristina, o
comandante da 3ª Companhia da Policia Militar de Rio das Ostras Capitão
Rogério da Silva Júlio, Delegado Adjunto da Polícia Civil Dr. Diogo,
Coordenadora da Casa da Mulher Andrea Morata, as professoras: Katia Iris
Marro e Paula Sirelli,as líderes comunitárias:Maria Clara Araújo
Almeida e Margareth Barbosa o Comandante da Guarda Municipal e o
vereador Misaias,Eunice Dias, Presidente do Orçamento Participativo.
Eunice Dias e a Professora Raimunda. Foto:De olho em Rio das Ostras
O Prefeito Sabino com a colaboração de seu secretariado respondeu a todas as demandas colocadas pelo os participantes do Movimento "Chega de Estupro" na maioria das vezes colocadas pela a professora Raimunda.
As medidas que serão tomadas pela a prefeitura e que foram cobradas pela a comissão são:A Criação de uma coordenadoria ou órgão de políticas para as mulheres na estrutura da prefeitura.
Prefeito Sabino:Já foi encaminhado para a Câmara um projeto de lei em caráter de urgência já que requer recursos da prefeitura e a contratação de pessoal o que vem contra ao que estamos aplicando na nossa gestão, extinguimos recentemente mais quatrocentos cargos comissionados, mas vemos a abertura de um órgão para cuidar cada vez mais da mulher de grande importância e vamos implantar o mais rápido possível.
Campanhas Educativas para a prevenção e informação sobre a violência sexual, no rádio, jornal, outdoor, cartilhas, material didático etc:
Prefeito Sabino: Estão sendo criados vários formatos para divulgação na mídia de um modo geral e já começamos com uma ação muito interessante que foi por ocasião do Jazz&Blues Festival de Rio das Ostras onde nos intervalos colocamos informações obtidas pela a Delegacia Civil sobre os dados de violência na nossa cidade e estaremos desenvolvendo campanhas em caráter permanente.
Capacitação permanente para todos profissionais(de segurança pública, saúde, educação e assistência social) para atender o combate e prevenção da violência contra a mulher.
Prefeito Sabino: Além da criação da coordenadoria faz-se necessário a criação de programas permanentes.
Criação de um sistema de informações sobre as situações de violência sexual contra as mulheres no município.
Prefeito Sabino:As secretarias
de Bem-Estar Social e de Educação estão preparando os professores para
que possam identificar possíveis vítimas, já que muitas das vezes crianças e
adolescentes sofrem violência doméstica e têm medo de denunciar seus
agressores.
A Secretaria de Saúde também vem discutindo o problema e já está
atuando na identificação e notificação de agressões a mulheres que buscam
atendimento na rede municipal, além de oferecer atendimento integral e multi profissional às vítimas. Com relação a ampliação e melhoramento da iluminação pública, lempeza de terrenos e capinas de terrenos baldios para coibir os abusos, assaltos e violência de todas as espécies. O Prefeito Sabino Salientou o trabalho que a prefeitura da através da Secretaria de Serviços Públicos que tem a frente o vice Prefeito Gelson Apicelo vem realizando como a melhoria da qualidade de iluminação na cidade e a presteza nesse serviço que pode ser solicitado pelo o cidadão comum e num prazo de vinte quatro horas estão sendo reparados quando se trata de repara na iluminação ou mesmo troca de lâmpadas quanto aos terrenos baldios que a prefeitura executa a capina e o possível proprietário paga a conta através dessa despreza no seu IPTU.
Outra questão como a preparação de pessoal da saúde para a coleta de resíduos que comprovem, atendimento especializado para vítimas de agressões, segundo o Prefeito Sabino e a Secretária de Saúde Dr. Ana Cristina Guerrieri dependem da participação do estado na capacitação de profissionais na questão do espaço físico e armazenamento o município está preparado.
As demais questões dizem respeito as polícias civil e militar e dependem da colaboração do estado e município para serem equacionadas para que o desejo de todo cidadão riostrense se torne realidade e que a nossa cidade deixe de fazer parte dessa lamentável estatística de uma das violentas contra a mulher.
O vereador Orlando Ferreira Neto, conhecido
como “Neco” (PMDB) fica inelegível pelo prazo de 8 anos e pagará uma
multa de 120 mil reais. Em seu lugar deve assumir Alan Machado (PPS),
mas, ainda cabe recurso. "Neco" foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. O Juiz Eleitoral de Rio das Ostras, Rodrigo Leal Manhães de Sá, condenou o vereador.
Além disso, é relatado que em outra diligência levada a efeito pelos
fiscais eleitorais, foram encontrados no Comitê Eleitoral do primeiro
denunciado (NECO), promessas de pagamento de contas e cadastros junto ao
SUS, o que configuraria captação ilícita de sufrágio e abuso do poder
econômico.
Em função do exposto, pleiteia o MP a cassação do
registro de candidatura e da diplomação dos réus, bem como declarar sua
inelegibilidade pelo período de 8 anos e a aplicação da multa prevista
no art. 41-A da Lei nº 9504/96. Com a inicial de fls. 02/18, vieram os
documentos de fls. 22/186.
Em sua contestação (fls. 188/241),
assevera o primeiro denunciado (NECO) que embora seu irmão seja o
presidente da associação que promovia o evento social em local da
cidade, ele não tem poder de gestão na associação, inexistindo vínculo
do réu com a referida associação, bem como alega que em momento algum
houve a distribuição de material de campanha no local. Quanto ao segundo
evento, afirma que o popular encontrado no local não teria ido ao
comitê para realizar inscrição do cartão do SUS, mas tão somente para se
informar sobre o procedimento para tanto. Ademais, o material
apreendido não se encontrava no comitê de campanha, mas no carro de
agente de saúde que passava pelo local.
Com efeito, verifica-se
que os depoimentos dados pelos policiais, como ressaltado pelo
Ministério Público, foram seguros e coerentes com as demais provas
coligidas aos autos. Como se extrai do laudo pericial acostado aos
autos, foram encontrados no comitê de campanha diversas cópias de
documentos e, em especial, cópias de títulos eleitorais, todas com
domicílio eleitoral nesta cidade, havendo anotações referentes ao
pagamento de material de construção, IPVA, requisição de exames médicos,
havendo, inclusive, receituário da "Associação Social Amigos Para
Sempre" e formulários de cartão do SUS.
DECISÃO:
Diante do exposto, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTE O PEDIDO para cassar o
registro de candidatura e, por conseguinte, o diploma do denunciado
ORLANDO FERREIRA NETO, declarar sua inelegibilidade pelo prazo de 8
anos, na forma do art. 1º, I, "j" da LC 64/90 e multa de cinquenta mil
UFIR.
Comunique-se à Câmara Municipal. Sem custas processuais e
honorários advocatícios. Após o trânsito em julgado, dê-se baixa e
arquivem-se. Publique-se. Registre-se. Intimem-se.
Rio das Ostras, 12 de agosto de 2013." Rodrigo Leal Manhães de Sá Juiz Eleitoral
184 ª ZONA ELEITORAL – RIO DAS OSTRAS Av. Guanabara, n.º 3.837 – Bosque da Praia – Rio das Ostras – CEP 28.890-000 Processo n.º 722-13.2012.6.19.0184 Ação de Investigação Judicial Eleitoral Investigante: Ministério Público Eleitoral Investigado: Orlando Ferreira Neto
Diário da Justiça Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de
Janeiro. Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de
24.8.2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira -
ICP-Brasil, podendo ser acessado no endereço eletrônico
.Depois de 21 anos de emancipação política administrativa a cidade de Rio das Ostras Realizou pela primeira vez a Conferência Municipal de Cultura que se realizou nesta-quinta-feira, dia 8 de agosto de 2013 no início da noite no Teatro Popular que acolheu mais de trezentas pessoas, entre artistas de todas as categorias, populares, autoridades civis e militares e o público em geral que demonstrou um grande interesse em participar o que foi constatado quando foram feitas as inscrições para os participantes dos Eixos
temáticos que começou ás dezessete horas na Biblioteca municipal.
Promovido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, é uma etapa
preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Cultura, que acontecerão
ainda este ano e irão debater perspectivas e estratégias de políticas culturais.
O prefeito Sabino esteve presente à solenidade,juntamente com a sua esposa a Secretária de Bem Estar Social Sra. Rose dos Santos,além da presença do presidente da Fundação, Cosme dos Santos, do presidente da Câmara Municipal,
Alzenir Pereira Mello, a Delegada da Polícia Civil de Rio das Ostras Dra. Carla Tavares, Secretários municipais e servidores públicos em geral.
Na abertura da solenidade houve diversas apresentações artísticas entre essas as do Grupo de Câmara do Centro de Formação Artística e
do coral Aquarela Musical, de Rocha Leão.
Os eixos
temáticos da conferência foram explicados em seguida por Marcelo Murta Velloso,
representante regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito
Santo. A Conferência Municipal tem como tema “Uma Política de Estado para a
Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”. O presidente da Fundação de
Cultura, Cosme dos Santos, lembrou dos desafios enfrentados por quem promove a
arte.
Cosme dos Santos foto:De Olho em Rio das Ostras.
O Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura Cosme dos Santos demonstrou toda a sua emoção quando falou com orgulho desse evento foi um marco para a sua carreira e para cidade de Rio das Ostras depois de agradecer o apoio recebido pelo Prefeito Sabino que foi o responsável pela a sua vinda para a cidade e declarou:
Prefeito Sabino foto:De Olho em Rio das Ostras.
Sabino
relembrou a trajetória cultural da cidade, que começou quando Rio das Ostras
ainda era distrito de Casimiro de Abreu. “Realizávamos a Primavera Cultural, com
grande apoio do ator Joel Barcellos, buscávamos rolos de filmes na antiga
Embrafilme e, quando o município se emancipou, já tinha uma atividade cultural expressiva”,
lembrou. O prefeito recordou que os moradores prestigiam e apreciam os eventos
artísticos e, como exemplo disso, citou a apresentação da primeira bailarina do
Theatro Muncipal do Rio, Ana Botafogo, na Praça São Pedro, no quinto
aniversário de Rio das Ostras. “Todos fizeram um grande silêncio e em seguida
veio um aplauso tão forte que me estimula até hoje”, e complementou:
GRUPOS DE TRABALHO - A
programação desta sexta-feira, dia 9, prosseguiu até a noite no Teatro Popular com palestra
de Denise Acquarone, representante da Dança no Conselho Municipal de Cultura do
Rio de Janeiro. Em seguida, os participantes se dividiram em grupos no Centro de Literatura e Dramaturgia Hugo Paulo de Oliveira, complexo que compreende
o Teatro Popular e Biblioteca Municipal, para debater um dos eixos temáticos do
encontro, a saber: Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Produção
Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e
Desenvolvimento. No início da noite aconteceu a plenária geral com as propostas
dos grupos. A sessão de encerramento que estava marcada para às dezenove horas teve que ser adiada devido a muitas discussões que foram defendidas pelos participantes.