De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

domingo, 18 de agosto de 2013

Sabino se Reúne com o Movimento "Chega de Estupro" na UFF de Rio das Ostras.

Nesta sexta feira a tarde, 16/08 o Prefeito Sabino e algumas secretárias do município se reuniram com integrantes do Movimento "Chega de Estupro" de Rio das Ostras coordenado pela a professora  Raimunda Penha Soares no auditório da UFF e atendeu as demandas que foram apresentadas durante a audiência aberta da ALERJ que foi realizada no dia 20 de maio que discutiu os casos de estupros em Rio das Ostras.
Prefeito Sabino, Dra. Ana Cristina e Sra. Rose dos Santos. Foto:De Olho em Rio das Ostras
Professora Andréia Carvalho/Educação Foto De Olho em Rio das Ostras
Estiveram presentes a reunião além do Prefeito Sabino, as secretárias municipais: Rose dos Santos, Bem Estar Social; Andréia Carvalho, Educação; Ana Cristina, o comandante da 3ª Companhia da Policia Militar de Rio das Ostras Capitão Rogério da Silva Júlio, Delegado Adjunto da Polícia Civil Dr. Diogo, Coordenadora da Casa da Mulher Andrea Morata, as professoras: Katia Iris Marro e Paula Sirelli,as líderes comunitárias:Maria Clara Araújo Almeida e Margareth Barbosa o Comandante da Guarda Municipal e o vereador Misaias, Eunice Dias,      Presidente do Orçamento Participativo. 
Eunice Dias e a Professora Raimunda. Foto:De olho em Rio das Ostras
    O Prefeito Sabino com a colaboração de seu secretariado respondeu a todas as demandas colocadas pelo os participantes do Movimento "Chega de Estupro" na maioria das vezes colocadas pela a professora Raimunda.

As medidas que serão tomadas pela a prefeitura e que foram cobradas pela a comissão são:A Criação de uma coordenadoria ou órgão de políticas para as mulheres na estrutura da prefeitura.
Prefeito Sabino:Já foi encaminhado para a Câmara um projeto de lei em caráter de urgência já que requer recursos da prefeitura e a contratação de pessoal o que vem contra ao que estamos aplicando na nossa gestão, extinguimos  recentemente mais quatrocentos cargos comissionados, mas vemos a abertura de um órgão para cuidar cada vez mais da mulher de grande importância e vamos implantar o mais rápido possível.
Campanhas Educativas para a prevenção e informação sobre a violência sexual, no rádio, jornal, outdoor, cartilhas, material didático etc:
Prefeito Sabino: Estão sendo criados vários formatos para divulgação na mídia de um  modo geral e já começamos com uma ação muito interessante  que foi por ocasião do Jazz&Blues Festival de Rio das Ostras onde nos intervalos colocamos informações obtidas pela a Delegacia Civil sobre os dados de violência na nossa cidade e estaremos desenvolvendo campanhas em caráter permanente.
Capacitação permanente para todos profissionais(de segurança pública, saúde, educação e assistência social) para atender o combate e prevenção da violência contra a mulher.
 Prefeito Sabino: Além da criação da coordenadoria faz-se necessário a criação de programas permanentes.
 Criação de um sistema de informações sobre as situações de violência sexual contra as mulheres no município.
  
Prefeito Sabino: As secretarias de Bem-Estar Social e de Educação estão preparando os professores  para que possam identificar possíveis vítimas, já que muitas das vezes crianças e adolescentes sofrem violência doméstica e têm medo de denunciar seus agressores.
A Secretaria de Saúde também vem discutindo o problema e já está atuando na identificação e notificação de agressões a mulheres que buscam atendimento na rede municipal, além de oferecer atendimento integral e multi profissional às vítimas.
 Com relação a ampliação e melhoramento da iluminação pública, lempeza de terrenos e capinas de terrenos baldios para coibir os abusos, assaltos e violência de todas as espécies.
O Prefeito Sabino Salientou o trabalho que a prefeitura da através da Secretaria de Serviços Públicos que tem a frente o vice Prefeito Gelson Apicelo  vem realizando como a melhoria da qualidade de iluminação na cidade e a presteza nesse serviço que pode ser solicitado pelo o cidadão comum e num prazo de vinte quatro horas estão sendo reparados quando se trata de repara na iluminação ou mesmo troca de lâmpadas quanto aos terrenos baldios que a prefeitura executa a capina e o possível proprietário paga a conta através dessa despreza no seu IPTU.  

Outra questão como a preparação de pessoal da saúde para a coleta de resíduos que comprovem, atendimento especializado para vítimas de agressões, segundo o Prefeito Sabino e a Secretária de Saúde Dr. Ana Cristina Guerrieri dependem da participação do estado na capacitação de profissionais  na questão do espaço físico e armazenamento o município está preparado.
 As demais questões dizem respeito as polícias civil e militar e dependem da colaboração do estado e município para serem equacionadas para que o desejo de todo cidadão riostrense se torne realidade e que a nossa cidade deixe de fazer parte dessa  lamentável estatística de uma das violentas contra a mulher. 

                                Clique aqui para ver mais fotos da Reunião. 























Nenhum comentário:

Postar um comentário