De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rio das Ostras inicia projeto Fóruns de Educação para o Trânsito

Com a criação de fóruns, comunidade que fica no entorno das escolas é convidada a participar das discussões sobre o trânsito


Rio das Ostras saiu na frente de vários municípios brasileiros e levou a discussão sobre o trânsito às escolas públicas antes mesmo desse tipo de educação seja obrigatório na educação de alunos nos ensinos Infantil, fundamental e médio.

Numa parceria entre a Secretaria de Educação e a Guarda Municipal, os estudantes riostrenses estão sendo orientados sobre leis e atitudes que garantem maior segurança a pedestres, ciclistas e motoristas.                        
 Em Solenidade no auditório do Colégio Municipal América Abdalla nesta sexta-feira, dia 23 de agosto foi realizado o lançamento dos Fóruns de Educação para o trânsito que contou a presença do subsecretário de Segurança Pública Sr. Paulo César Rodrigues, o Diretor de Transportes Públicos Sr. Erenilton Gomes Ribeiro, a Coordenadora de Programas Educacionais da Secretaria de Educação Fernanda Rezende, a subsecretária Municipal de Educação Dalva Fragoso, a Secretária Municipal de Educação Andréa Machado de Carvalho, o Chefe de Gabinete  e representando o Prefeito Sabino Dr. Alden Vieira de Souza Junior entre outras autoridades que compareceram ao evento e também pais de alunos e comunidade civil em geral.  

O Guarda Municipal Gilliard da Silva Silveira deu início a palestra de lançamento do fórum municipal de educação para o trânsito, Gilliard é atualmente Diretor do Departamento de Infrações da Secretaria de Segurança Pública e ministra cursos de agentes de trânsito para guardas municipais e palestras para alunos da rede municipal de ensino e empresas privadas como Petrobrás, Iansa e Sinal .
"A base de toda e qualquer sociedade é a família com diálogo, respeito aos mais velhos e valorização da Vida"
" O trânsito é o reflexo da postura social e nele demonstramos o nosso caráter , para transformá-lo é necessário que antes transformemos as nossas atitudes, nossos valores e nossos sentimentos."
" Só resgatando a importância da família, da educação e do amor a vida alcançaremos um  trânsito pacífico"
"O objetivo da educação para o trânsito é inovar a forma de conscientização agora vinda dos filhos para os pais serão eles que irão cobrar dos pais a transformação necessária a sociedade"   
"Nossa matéria prima são as crianças, nossa armas: vídeos, palestras, eventos e artigos" 
Esse evento antecipa o primeiro Fórum de trânsito de Rio das Ostras que acontecerá no dia 10 de outubro às 18 horas na Escola Municipal Inayá Moraes D'Couto.
A professora  Fernanda Rezende falou com entusiasmo da luta pra consolidar o projeto de levar a educação no trânsito as escolas municipais.
“Identificamos a necessidade de uma conscientização social no que diz respeito à Educação para o Trânsito em nossa comunidade escolar, visando uma mudança de comportamento e a maior segurança dos nossos alunos e familiares. Essas motivações levaram algumas diretoras de escolas a sugerir que fossem criados os Fóruns de Educação para o Trânsito, para que desta forma pudéssemos oportunizar reflexão, informações e esclarecimento de dúvidas para a comunidade no espaço escolar”, explica Fernanda Rezende, coordenadora do projeto.

         “Diante do quadro de violência que vem se apresentando no trânsito e também em outras esferas sociais, é necessário o envolvimento de toda a sociedade nessa tarefa de educar. A família e a escola são a base formadora e não podem se eximir de tal responsabilidade”, enfatiza Fernanda Rezende.

Os fóruns, que vão acontecer nas unidades da Rede Municipal e terá , vão se somar a uma série de iniciativas realizadas desde o início da atual Administração, envolvendo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.  Por meio dos projetos de Educação para o Trânsito, uma iniciativa da Coordenadoria de Programas Educacionais da Secretaria de Educação com apoio da Coordenação de Trânsito da Guarda Municipal,  estão sendo desenvolvidos diferentes projetos envolvendo os estudantes.
Educar para o trânsito não é apenas ensinar regras de circulação, mas também contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida. 
Com o objetivo de esclarecer dúvidas e compartilhar valores que gerem mudanças comportamentais, estão sendo iniciados os fóruns que vão acontecer em diferentes unidades de ensino da Rede Municipal. A Educação para o Trânsito nas escolas está prevista no Código Nacional de Trânsito Brasileiro. 
A coordenadora disponibilizou um endereço para as entidades interessadas em solicitar os fóruns nas suas escolas e comunidades.  
A Secretária municipal de educação Andréa Machado de Carvalho falou sobre a importância dessa parceria com a guarda municipal para o avanço da educação no trânsito nas escolas de Rio das Ostras:
                                                  
                                            Veja mais fotos do evento
                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário