Rio das Ostras saiu na frente de vários municípios brasileiros e levou a discussão sobre o trânsito às escolas públicas antes mesmo desse tipo de educação seja obrigatório na educação de alunos nos ensinos Infantil, fundamental e médio.
Numa parceria entre a Secretaria de Educação e a Guarda Municipal, os estudantes riostrenses estão sendo orientados sobre leis e atitudes que garantem maior segurança a pedestres, ciclistas e motoristas.
Em Solenidade no auditório do Colégio Municipal América Abdalla nesta sexta-feira, dia 23 de agosto foi realizado o lançamento dos Fóruns de Educação para o trânsito que contou a presença do subsecretário de Segurança Pública Sr. Paulo César Rodrigues, o Diretor de Transportes Públicos Sr. Erenilton Gomes Ribeiro, a Coordenadora de Programas Educacionais da Secretaria de Educação Fernanda Rezende, a subsecretária Municipal de Educação Dalva Fragoso, a Secretária Municipal de Educação Andréa Machado de Carvalho, o Chefe de Gabinete e representando o Prefeito Sabino Dr. Alden Vieira de Souza Junior entre outras autoridades que compareceram ao evento e também pais de alunos e comunidade civil em geral.
O Guarda Municipal Gilliard da Silva Silveira deu início a palestra de lançamento do fórum municipal de educação para o trânsito, Gilliard é atualmente Diretor do Departamento de Infrações da Secretaria de Segurança Pública e ministra cursos de agentes de trânsito para guardas municipais e palestras para alunos da rede municipal de ensino e empresas privadas como Petrobrás, Iansa e Sinal .
"A base de toda e qualquer sociedade é a família com diálogo, respeito aos mais velhos e valorização da Vida"
" O trânsito é o reflexo da postura social e nele demonstramos o nosso caráter , para transformá-lo é necessário que antes transformemos as nossas atitudes, nossos valores e nossos sentimentos."
" Só resgatando a importância da família, da educação e do amor a vida alcançaremos um trânsito pacífico"
"O objetivo da educação para o trânsito é inovar a forma de conscientização agora vinda dos filhos para os pais serão eles que irão cobrar dos pais a transformação necessária a sociedade" "Nossa matéria prima são as crianças, nossa armas: vídeos, palestras, eventos e artigos"
Esse evento antecipa o primeiro Fórum de trânsito de Rio das Ostras que acontecerá no dia 10 de outubro às 18 horas na Escola Municipal Inayá Moraes D'Couto.
A professora Fernanda Rezende falou com entusiasmo da luta pra consolidar o projeto de levar a educação no trânsito as escolas municipais.
“Identificamos a necessidade de uma conscientização social no que diz respeito à Educação para o Trânsito em nossa comunidade escolar, visando uma mudança de comportamento e a maior segurança dos nossos alunos e familiares. Essas motivações levaram algumas diretoras de escolas a sugerir que fossem criados os Fóruns de Educação para o Trânsito, para que desta forma pudéssemos oportunizar reflexão, informações e esclarecimento de dúvidas para a comunidade no espaço escolar”, explica Fernanda Rezende, coordenadora do projeto.
“Diante do quadro de violência que vem se apresentando no trânsito e também em outras esferas sociais, é necessário o envolvimento de toda a sociedade nessa tarefa de educar. A família e a escola são a base formadora e não podem se eximir de tal responsabilidade”, enfatiza Fernanda Rezende.
Os fóruns, que vão acontecer nas unidades da Rede Municipal e terá , vão se somar a uma série de iniciativas realizadas desde o início da atual Administração, envolvendo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por meio dos projetos de Educação para o Trânsito, uma iniciativa da Coordenadoria de Programas Educacionais da Secretaria de Educação com apoio da Coordenação de Trânsito da Guarda Municipal, estão sendo desenvolvidos diferentes projetos envolvendo os estudantes.
Os fóruns, que vão acontecer nas unidades da Rede Municipal e terá , vão se somar a uma série de iniciativas realizadas desde o início da atual Administração, envolvendo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por meio dos projetos de Educação para o Trânsito, uma iniciativa da Coordenadoria de Programas Educacionais da Secretaria de Educação com apoio da Coordenação de Trânsito da Guarda Municipal, estão sendo desenvolvidos diferentes projetos envolvendo os estudantes.
Educar para o trânsito não é apenas ensinar regras de circulação, mas também contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida.
Com o objetivo de esclarecer dúvidas e compartilhar valores que gerem mudanças comportamentais, estão sendo iniciados os fóruns que vão acontecer em diferentes unidades de ensino da Rede Municipal. A Educação para o Trânsito nas escolas está prevista no Código Nacional de Trânsito Brasileiro.
A coordenadora disponibilizou um endereço para as entidades interessadas em solicitar os fóruns nas suas escolas e comunidades.
A Secretária municipal de educação Andréa Machado de Carvalho falou sobre a importância dessa parceria com a guarda municipal para o avanço da educação no trânsito nas escolas de Rio das Ostras:Veja mais fotos do evento
Nenhum comentário:
Postar um comentário