De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sábado, 1 de agosto de 2015

Padaria Escola qualifica moradores para mercado de trabalho



Mais 44 profissionais recebem certificado no próximo dia 4 
A parceria entre a Prefeitura de Rio das Ostras e o Senai garantiu, desde 2013, a cerca de 300 pessoas a oportunidade aprender um ofício, qualificando-as para o mercado de trabalho ou para abrir o próprio negócio. Na próxima terça-feira, dia 4, ao receberem o seu diploma de conclusão dos cursos de Panificação, Confeitaria e Cozinha Industrial, outros 44 alunos também partirão em busca destes sonhos. A formatura acontece a partir das 18h, na sede da Padaria Escola, na Rua Três Marias, s/nº, em Nova Cidade.
Os conhecimentos adquiridos durante os cursos oferecidos pela Padaria Escola da Prefeitura de Rio das Ostras, e a chancela do Senai, garantem aos formados uma excelente receptividade no mercado de trabalho e também os estimulam a abrir o próprio negócio. Cerca de 70% dos profissionais que concluem o curso conseguem se inserir no mercado ou se tornam empreendedores, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
“O projeto da Padaria Escola tem uma importância muito grande para o Município, uma vez que contribui para a qualificação profissional da população. Além de permitir que o cidadão tenha acesso ao mundo de trabalho, os cursos levam para os alunos informações sobre mercado e empreendedorismo com consultores do Sebrae, o que estimula a abertura de novos negócios e a geração de empregos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes.
Os cursos têm carga horária de 300 horas (padaria e confeitaria) e 360 horas (cozinha industrial), todos ministrados por instrutores do Senai. Em 2013, além de ter sua estrutura renovada, a padaria foi ampliada e equipada com materiais para os cursos de cozinha industrial, auxiliar de cozinha e confeitaria. Também foi criado um espaço para a realização de eventos.
                                                      Gilson de Souza-Divulgação.
Formados, os profissionais buscam uma oportunidade em uma das quase 120 padarias instaladas na cidade, restaurantes, pousadas e outros estabelecimentos comerciais. É o caso do padeiro Gilson de Souza. Morando em Rio das Ostras há pouco mais de sete meses, ele ficou sabendo do curso pela rádio e se inscreveu. Antes mesmo de completar o curso, concluído em março, Gilson obteve uma vaga em uma loja de uma rede de padarias recém-inaugurada no Município, por intermédio do serviço de Banco de Empregos oferecido pela Prefeitura de Rio das Ostras.
“O curso foi enriquecedor e abriu uma boa oportunidade para mim. É uma bagagem valiosa. As aulas dão toda a base e subsídios para que, agregando com os conhecimentos da empresa, possamos desenvolver nosso trabalho com qualidade. Meu chefe sempre me pede currículos de pessoas que se formaram lá. Agora, o objetivo é aproveitar o conhecimento que adquiri e investir na formação contínua para crescer profissionalmente. Quem sabe, futuramente, ter um negócio próprio”, afirma.
Se o negócio próprio faz parte dos planos futuros de Gilson, no caso de seu companheiro de curso, Geziel Moraes, é um sonho em construção. Ao lado da esposa, Lauryanny Veloso, investiu na venda de pizza pela Internet e já colhe os frutos. Com cerca de 150 pessoas cadastradas em seu perfil numa rede social, ele comemora o fato de ter clientes fiéis.
“Atendemos de quinta a domingo e temos pelo menos 50 clientes que, pelo menos uma vez por semana, pedem a nossa pizza”, disse.
Abrir um estabelecimento era o sonho da esposa, que estava com dificuldade de encontrar profissionais para a pizzaria. Após ser desligado de uma empresa offshore, Geziel encarou o desafio e se inscreveu na Padaria Escola.
“Este curso tem o significado de libertação para mim. Vivia num sistema, preso ao trabalho. Hoje, trabalho com prazer. A Padaria Escola me possibilitou isso, me ensinou não só sobre como fazer o alimento, mas também sobre cuidados importantes, como a higiene”, explicou.
 O curso de Padaria e Confeitaria tem por objetivo ensinar o aluno a fazer diversos tipos de pães e produtos congêneres, desde o preparo das massas até sua conservação; conhecer os ingredientes e as boas práticas de fabricação e higiene, além de dominar a técnica de manipulação, sempre respeitando os padrões de qualidade e segurança exigidos.
Quem cursa as aulas de Cozinha Industrial aprende a trabalhar no setor industrial e comercial destinado ao preparo de alimentação em grande escala, bem como desenvolver suas atividades em restaurantes e similares. 
A parceria entre a Prefeitura e o Sebrae prevê a realização de palestras sobre empreendedorismo no período de conclusão dos cursos da Padaria Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário