De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Parceria Prefeitura e CEDAE levam água para 30 mil moradores em Rio das Ostras.

  Enquanto alguns estados do sudeste como Minas Gerais e São Paulo sofrem com a falta de água a Prefeitura de Rio das Ostras, a Secretaria de Serviços Públicos, numa parceria com a CEDAE levam para os bairros Âncora, Village e Atlântico o tão precioso líquido conforme foi prometido desde o início do ano pelo o Prefeito Sabino.
Até o final do ano os moradores desses bairros em sua totalidade já poderão receber água em suas casas.
Os testes foram realizados com sucesso em três dias na semana passada e na sexta feira dia 24 de outubro foi realizado mais um teste e desta vez com a presença de diversas autoridades do estado e do município: 
Alcebíades Barbera, Presidente da Associação dos Comerciantes do bairro Âncora;
Sr. Mário Jorge Rabello, Subsecretário municipal de obras; Sr. Flávio Fontes, Subsecretário de Serviços Públicos; Sr. Magno Pessanha da Mata, Secretário municipal de serviços públicos; Sr. Wayner Fajardo, Secretário Municipal de Obras; Sr. José Iran Junior, Secretário de Obras do Estado; Fernando Arruda, Diretor Regional da CEDAE;  Sr.Heleno Silva, Diretor  de Interior da CEDAE, representando os senhores: José Iran Junior, Secretário Municipal de Obras e Wagner Victer, presidente da CEDAE; Os Vereadores: Ademir da Farmácia, Derlan da Hora, Elói Dutra, Aluísio Viana, Cemir Jóia representando os demais Vereadores, Rose dos Santos, Secretária de Bem Estar Social; o Vice Prefeito de Rio das Ostras Gelson Apicelo e o Prefeito Sabino que compuseram o local de honra.
O Evento contou também com a presença de diversos Secretários e Subsecretários municipais entre eles: A Professora Eronei Leite, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. João Francisco, Subsecretário Municipal de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Sr. Edson Luiz Pereira, Secretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Sr. Cosme dos Santos, Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura entre outros, além de presidentes de associações de moradores, funcionários públicos e população em geral.
A obra que vai beneficiar mais de 20 mil moradores foi realizada em parceria com a Prefeitura. De acordo com a CEDAE , o abastecimento será regularizado em até o final do ano.
A CEDAE e a Prefeitura de Rio das Ostras instalaram oito mil metros de tubos, que vão levar água tratada para vinte mil moradores, com um investimento de oito milhões de reais.
 A vazão de água passou de cento e oitenta litros por segundo para quatrocentos e cinquenta litros por segundo, melhorando o abastecimento em toda a cidade. A segunda etapa da obra vai levar água para os moradores das localidades; Colinas, Costazul, Recreio, Ouro verde, Jardim bela vista, Mary lago, Terra firme, Verdes mares, Enseada das gaivotas, Floresta, Praiamar e bosque da areia.
A CEDAE esclarece à população que este primeiro fluxo de água está servindo para a limpeza da rede esse procedimento é necessário para garantir a qualidade da água entregue aos moradores.

De acordo com a CEDAE, paralisações no fornecimento de água são esperadas durante a pré-operação. Ao ser identificado um vazamento ou problemas na rede que necessitem de reparo, o sistema é fechado, interrompendo temporariamente o fluxo de água até o conserto. Este processo deve durar até o final do ano, quando a distribuição será regularizada.

De acordo com o gerente regional da CEDAE, Fernando Arruda, os problemas no início da operação são esperados. “Na primeira fase foram instalados cerca de 10 Km de tubulações, que estão permitindo levar água a estes bairros. Na segunda fase serão instalados pouco mais de 1 Km de tubos e um booster (elevatório) para levar água ao reservatório de Costazul, o que vai permitir que a água chegue as demais localidades previstas e melhorar a qualidade de abastecimento a quem já recebe”, explicou.
                                                                   
    O Secretário de Obras, Wayner Fajardo falou do esforço do Prefeito Sabino em levar água para a população:

“Sr. Prefeito o senhor a gente inaugura muita obra, mas inaugurar obra da água é um marco para o senhor, parabéns porque em 2004 o Sr. Inaugurou a obra da água no município e hoje nós estamos inaugurando um novo feito que é trazer água para toda essa região, que tinha rede de abastecimento mas não tinha água”.
“Água é vida água é saúde e sei que dentro de mais algum tempo o senhor irá universalizar a água no município de Rio das Ostras”, disse confiante o Secretário.
O Secretário de Serviços Públicos Magno da Mata falou da satisfação de contribuir para levar água para essa região:

 O Diretor para o interior da CEDAE, Heleno Silva, lembrou também a importância da chegada da água no Município e destacou a parceria entre a empresa estatal e a Prefeitura. “Colocar água em Rio das Ostras foi uma luta e não economizou elogios ao Secretário de Serviços Públicos Magno da Mata que segundo o diretor tem se desdobrado nessa tarefa de levar água para esse povo que tanto almejava por esse momento.

Aquele investimento feito na primeira gestão do Sabino, de R$ 30 milhões pela Prefeitura, tornou possível trazer água para o bairro Âncora hoje, foi a pedra fundamental do que estamos realizando hoje aqui. A retomada da parceria entre o Município e a CEDAE é importantíssima. Com a participação da prefeitura ficou muito mais fácil e mais rápido a realização dessa obra. Até 2016 vamos universalizar a distribuição de água em Rio das Ostras”.

Ao De Olho em Rio das Ostras o Diretor falou: 

O Vice Prefeito Gelson Apicelo lembrou como foram difíceis os primeiros contatos com a CEDAE quando uma comissão composta por ele, quando ainda acumulava o cargo de Secretário de Serviços Públicos, o Prefeito Sabino, Vereadores e Secretários Municipais e esses encontros resultaram nessa nova relação entre Prefeitura e CEDAE que quem ganha é principalmente a população de Rio das Ostras:
“Eu e o Prefeito Sabino encabeçamos uma comissão especial que foi até o  Rio de Janeiro reivindicar as obras da CEDAE para trazer a água esse líquido precioso para Rio das Ostras”
“Não foi uma tarefa fácil, e eu cheguei até a propor o rompimento do convênio da Prefeitura  com a CEDAE caso a água não viesse”.
Graças a Deus e ao nosso esforço que à partir daí a CEDAE passou a dar uma atenção especial para Rio das Ostras e hoje estamos podendo comemorar a chegada da água em vários bairros da nossa cidade como prometemos desde à nossa campanha”, salientou o inquieto Vice Prefeito Gelson Apicelo.
O prefeito Sabino pediu a ajuda da população no combate ao desperdício. “Estamos vendo a situação de estados como São Paulo, onde falta água. A água que é desperdiçada faz falta para outra pessoa e esse é um recurso mais fundamental do que o petróleo. É preciso ter controle”, alertou. Sabino solicitou ainda que os moradores informem sobre vazamentos nas suas ruas pelo telefone da CEDAE: 2771 1513.

Ao De Olho em Rio das Ostras o Prefeito declarou:


                             Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário