De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação começa no dia 9

 A II Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMUCT) tem início na próxima quinta-feira, dia 9, em Rio das Ostras, e promete mobilizar centenas de estudantes, professores e moradores do Município até o dia 19. O encontro, que traz o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, ocorre em sintonia com a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Governo Federal para mobilizar a população - em especial crianças e jovens - em torno de atividades de Ciência e Tecnologia. Ao todo, o público terá 11 dias para vivenciar a prática científica e a inovação em diversas áreas do conhecimento.

A programação inclui exposições, oficinas, palestras, workshops, trilha no Parque Municipal e a Cerimônia de Premiação dos trabalhos dos finalistas ao Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa (PROINPE), além de atividades com adolescentes do Programa Jovem Cidadão e do Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcellos.

“As ações desta Semana fazem parte da proposta de Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Ciência em Rio das Ostras, como a promoção de cursos de qualificação, técnicos e de pós-graduação; além do apoio a projetos de pesquisa, como o de Plantas Medicinais, desenvolvido junto à UFRJ; e o Programa de Transporte Universitário”, destacou a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras, Nelma Ferreira.


ECO-OSTRAS - O lançamento da II Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação acontece no dia 9, com a apresentação de projetos que tiveram destaque na Feira Eco-Ostras, gincana realizada pela Secretaria de Educação de 10 de abril a 4 de maio no Colégio Professora América Abdalla, reunindo trabalhos de estudantes da rede municipal sobre temas como preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

A programação continua com a exposição “Darwin Now”, de 13 a 19, no Parque dos Pássaros, com 17 quadros que exploram a relação entre evolução e sociedade, revivendo a importância da obra do naturalista inglês Charles Darwin. Neste dia também estão agendadas, às 14h, Oficina de Sabão, no Parque dos Pássaros; e às 18h, a Cerimônia de Premiação do PROINPE, no Teatro Popular de Rio das Ostras.

Na terça, dia 14, o público poderá conferir, das 9h às 16h, a exposição “Nem tudo é lixo”, na Praça São Pedro e, às 14h, a palestra “Educomunicação”, no Parque dos Pássaros. Na quarta, dia 15, estão previstas, no Parque dos Pássaros, Oficina de Compostagem, com representantes da ONG Maré, às 14h; e a palestra “Mundo Mobile – Desenvolvimento e Soluções para Smartphones e Tablets”, às 15h, com Marcos Vinicius Marini, Subsecretário Municipal de Tecnologia da Informação.


HORTA ORGÂNICA E FARMÁCIA VIVA – Outro momento importante da Semana acontece no dia 16, às 14h, no Parque dos Pássaros, com a Oficina “Horta Orgânica”, e às 18h e 19h; respectivamente, com as palestras “A História das Plantas Medicinais” e “Projeto Farmácia Viva em Rio das Ostras”. 

Já na sexta-feira, dia 17, às 9h e 14h, adolescentes do Centro de Integração de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcellos irão participar do workshop “Tecnologia na Panificação”, na Padaria Escola, em Nova Cidade. No mesmo dia, às 10h30 e 14h30, jovens do Programa Jovem Cidadão, mantido pela Prefeitura, irão assistir ao workshop “Conquistando o seu lugar no Mercado de Trabalho”, no Centro de Inclusão Digital, em São Cristóvão.

Encerrando a programação, também no dia 17, às 14h, está prevista a “Trilha Sensorial” no Parque Municipal, que convida os participantes do evento a explorar seus sentidos durante o percurso.

A programação da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação pode ser conferida no endereço http://www.riodasostras.rj.gov.br/secti/2a-semana-municipal-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-2014/


SEMANA NACIONAL - Criada em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem por objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a inovação e destacando a importância da ciência e da tecnologia para a vida de todos.

Serão promovidas, em todo o País, atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Confira a programação completa da Semana:

09 de outubro
9h às 17h – II Feira Eco-Ostras
Local: Quadra do Colégio Professora Abdalla
Nova Esperança

13 a 19 de outubro
9h às 16h – Exposição “Darwin Now” em Rio das Ostras
Local: Parque dos Pássaros
Jardim Mariléa

13 de outubro14h – Oficina de Sabão (reutilização de óleo de cozinha)
Local: Parque dos Pássaros – Jardim Mariléa

18h – Cerimônia de Premiação do PROINPE - Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa
Local: Teatro Popular de Rio das Ostras
14 de outubro
9h às 16h – Exposição Nem Tudo é Lixo
Local: Praça São Pedro – Centro

14h – Palestra: Educomunicação
Circuito Tela Verde
Local: Parque dos Pássaros – Jardim Mariléa

15 de outubro14h – Oficina de Compostagem
ONG Maré

15h – Mundo Mobile – Desenvolvimento e Soluções para Smartphones e Tablets (palestra)
Marcos Vinícius Marini – Subsecretário de Tecnologia da Informação
Local: Parque dos Pássaros – Jardim Mariléa

16 de outubro
14h – Oficina Horta Orgânica

18h – A História das Plantas Medicinais (palestra)
Dr. Gilberto Zanetti – Curso de Farmácia / UFRJ

19h – Projeto Farmácia Viva em Rio das Ostras (palestra)
Dr. Edson Carvalho – Curso de Farmácia / UFRJ
Local: Parque dos Pássaros – Jardim Mariléa


17 de outubro
9h / 14h – Tecnologia na Panificação (Workshop)
Atividade com adolescentes do Centro Integrado de Convivência
Dr. Gilberto Sobral Barcelos
Local: Padaria Escola – Nova Cidade

10h30 / 14h30 – Conquistando o seu lugar no Mercado de Trabalho(Workshop)
Atividade com os jovens do Programa Jovem Cidadão
Local: Centro de Inclusão Digital – São Cristóvão

14h – Trilha Sensorial
Local: Parque Municipal – Mar do Norte
Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário