De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PROINPE-Rio das Ostras Entrega Prêmios à Pesquisa.

Fotos:De Olho em Rio das Ostras.
A prefeitura de Rio das Ostras, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação entregou o Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa para alunos e professores da Rede Pública de ensinos Fundamental e Médio em Cerimônia realizada nesta segunda feira dia 13 de outubro no Teatro Popular Municipal em evento que contou com a presença de convidados, Secretários e subsecretários municipais e representantes da Sociedade riostrense.
A Premiação para os que destacaram na pesquisa científica faz parte da Programação da II Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que está acontecendo em Rio das Ostras desde o ultimo dia 09 de outubro e vai até o próximo dia 19 em diversos pontos da cidade.

Esse Prêmio é um compromisso que a Gestão Municipal tem com os professores da cidade. Alguns Projetos já foram premiados na Feira Eco-Ostras que aconteceu na Quadra do Colégio Professora América Abdalla na ultima quinta feira dia 09 de outubro, evento realizado pela Secretaria de Educação sob o Tema: Exatas e Humanas porque Tudo é Ambiente.

Para compor a Mesa de Honra foram convidados os Professores que fizeram parte da comissão de avaliação dos Projetos Escritos e outras autoridades:
Os Professores Jader Lugon Junior, Alexandre Fernandes Corrêa e Carolina Gonçalves Pupe; Alice Guida, Subsecretária municipal de ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca; Professora Nelma Ferreira, Subsecretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Carla Ennes, Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico; Laureliane Cristina de Araújo Sales, Diretora do Departamento de educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação; Professora Andrea Machado, Secretária municipal de Educação; Eronei Leite, Secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Prefeito Sabino.
Durante a Solenidade de abertura o público foi agraciado com a apresentação do Coral Tom da Voz, formado por alunos do Instituto Municipal de Ensino Rio das Ostras (IMERO) e das escolas municipais Padre José Dílson Dórea e Francisco de Assis Medeiros Rangel. 
A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras, criada em 2013, faz parte da semana nacional que é realizada em diversos municípios desde 2003.o evento tem o objetivo de divulgar e popularizar a ciência para a população em geral e mostrar que o desenvolvimento científico está presente todos os dias em nossa vida. é só olhar em volta!a temática deste ano visa estimular as discussões e os trabalhos na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano. além disso, o tema da SNCT de 2014, se constitui em uma grande oportunidade para se discutir o próprio conceito de desenvolvimento social em um referencial democrático que valorize, de um lado, os avanços da ciência e tecnologia e, ao mesmo tempo, os pontos de vista e os conhecimentos locais praticados por gerações.nossa programação apresenta várias atividades de melhoria da qualidade de vida da população, como desenvolvimento de postos de trabalho aliados ao desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia. Também trazemos o apoio ao desenvolvimento da pesquisa científica, desde a escola básica, por acreditarmos que o cientista nasce da curiosidade alimentada pela escola desde as primeiras séries do ensino fundamental.por isso, pela primeira vez no município, premiaremos os professores que elaboraram projetos de pesquisa com seus alunos nas escolas públicas de rio das ostras.dessa forma, nesta noite faremos a abertura oficial da ii semana municipal de ciência, tecnologia e inovação juntamente com a cerimônia de premiação do PROINPE, onde os quinze primeiros classificados no prêmio rio das ostras de incentivo à pesquisa serão agraciados.a banca do concurso contou com professores doutores do instituto federal fluminense e da UFRJ/Macaé.

O PROINPE selecionou 15 projetos de pesquisa, teve por objetivo mostrar que o conhecimento científico está presente em nosso dia-a-dia ao quais receberam troféus e medalhas. Os trabalhos abrangeram as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar. 
Os três primeiros colocados no PROINPE receberam prêmios que variaram de R$ 1 mil a R$ 3 mil e surpreenderam a banca do concurso por sua inovação, aplicabilidade e baixo-custo para execução. O terceiro lugar ficou com a professora Natália Coqueiro Mendonça Barreto, da Escola Municipal Inayá Moraes D’ Couto, com o projeto “Calha Pet, nossa super(ação): uma proposta sustentável, supervisionando as alunas Vitória Helen da Silva Teixeira, Eliézia Oliveira Batista e Thaissa Bertolino da Silva. O trabalho teve por objetivo viabilizar e popularizar o recolhimento de águas pluviais a partir da construção de calhas com materiais reutilizáveis e de baixo custo.
A segunda classificação no PROINPE foi obtida com o projeto “Criação de QR-Code para divulgação do HPV”, da professora Caroline Menezes de Oliveira, da Escola Municipal Nilton Balthazar, com os alunos Nathalia de Castro Martins, Miriã Ricardo Vargas, Yago de Azevedo Manhães. O objetivo foi criar uma ferramenta digital para divulgar nas escolas públicas informações sobre o HPV. “A tecnologia é capaz de modificar comportamentos.
O primeiro lugar foi conquistado pelo trabalho “Materiais Adaptados para Deficientes Visuais”, da docente Túlia Cristina de Assunção Fernandes, que leciona na Escola Municipal Marinete Coelho de Souza. A professora orientou os estudantes Jussane Rodrigues Mateus de Souza, Rhuana Barreto Moreira, Ketlin Vitória dos Santos Souza e Katariny Pontes da Costa.
Para a professora Carolina Gonçalves Pupe, professora da comissão que julgou os projetos que concorreram ao PROINPE, todos os trabalhos foram de excelente qualidade. “A Prefeitura de Rio das Ostras está de parabéns por trazer a Ciência para a sala de aula. Queremos ideias que tragam melhorias para a qualidade de vida da população”, enfatizou.
Quando fez uso da palavra a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, ressaltou que o PROINPE é uma iniciativa particular no Estado do Rio de Janeiro por reconhecer o trabalho em iniciação científica dos professores da rede pública de ensino:

 “Foram 16 escolas do Município que participaram deste Prêmio. É fundamental pensar em projetos que trarão desenvolvimento para a nossa sociedade. Vamos descobrir o papel da Ciência em nossas vidas e queremos contar com a população para debater esta questão”, disse a Secretária.

De Olho em Rio das Ostras conversou com a Secretária Eronei que traçou um paralelo entre a primeira Semana da Ciência no ano passado e a atual:

Em seu discurso o Prefeito Sabino agradeceu as parcerias com o Instituto Federal Fluminense e a UFRJ-Macaé e salientou que o Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa irá consolidar as conquistas do Município na área de produção de Pesquisa:

 “Precisamos despertar o interesse de nossos estudantes pelo saber e conhecimento, para que a gente tenha uma sociedade mais justa. No ano que vem iremos incluir a rede privada no PROINPE. 


Clique aqui e veja mais fotos do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário