A pesquisa, encomendada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, avaliou os nove dias de evento. Cerca de 46% dos entrevistados ficaram hospedados em hotéis e pousadas e 50,3% disseram que a qualidade do Festival melhorou comparado à edição de 2013. Outra questão bastante elogiada pelo público foi a estrutura da cidade, desde o trânsito até o conforto oferecido nas áreas de shows.
Segundo a proprietária de pousada Luciana Lima “o Jazz e Blues vem agregar qualidade à imagem de Rio das Ostras, ele atrai um público com poder aquisitivo alto e que investe fortemente em nossa rede. Acredito que os investimentos da Prefeitura em tecnologia e estrutura tenham atraído mais visitantes. Além disso, coloca nosso município em destaque nacionalmente. Sonhamos que um dia o Festival aconteça o mês inteiro”, defende Luciana.
Outro ponto de destaque do estudo foi o potencial do festival de atrair visitantes para a cidade também fora do período do evento. Os números mostraram que a qualidade do evento, tanto dos artistas, quanto da estrutura oferecida pelo município, estimulou em quase 100% dos visitantes a vontade de retornar a Rio das Ostras antes da próxima edição do evento.
Para a Secretária Carla Ennes, o objetivo é que o Festival se torne um grande negócio para a cidade e seja sustentável. “Este resultado de 11 milhões reflete os gastos de turistas e veranistas, ainda tem todo dinheiro gastos pelos moradores que também participam do evento. O Festival de Jazz está a cada dia mais virando um bom negócio para a cidade e esse é nosso objetivo, promover Rio das Ostras como um lugar que investe na cultura e consegue com isso aquecer a economia e gerar emprego e renda para a população”.
No ano que vem, o evento acontecerá nos dias 14, 15 e 16; e de 19 a 23 de agosto. A decisão foi tomada baseada nos dados da pesquisa e em comum acordo com empresários das redes hoteleira e gastronômica, em reunião realizada na última quinta-feira, dia 2, convocada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Várias propostas de datas foram apresentadas e, por votação direta, foi decidido que o Festival continua no mês de agosto.
Além de empresários, estiveram na reunião os presidentes do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Rio das Ostras, e representantes do Núcleo Gastronômico da cidade e do Trade Turístico do Projeto Serramar, do Sebrae.
Na 12ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival novidades incrementaram o evento. Foram duas noites a mais de shows, além do Concurso de Bandas que aqueceu o município durante a semana com apresentação de 20 grupos do Estado do Rio. O aplicativo para smartphones, com informações de todo Festival, e a transmissão ao vivo pelo portal G1 também agradaram o público.
Outro ponto positivo foi a estrutura que possui a qualidade dos grandes eventos musicais mundial e pelo segundo ano consecutivo foi montada pela Revolution Produtora de Eventos, uma das maiores Empresas do gênero no mundo e possui escritório operacional em Rio das Ostras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário