De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A 10ª Festa do Feijão e a 2ª Festa do Produtor movimentaram a Zona Rural de Rio das Ostras.


Cantagalo, Zona Rural de Rio das Ostras festejou mais uma tradicional Festa do Feijão em sua 10ª Edição que comemora a 2ª Festa do Produtor Rural.
A abertura das festividades aconteceu na Praça Valdemar Alves Barcelos nesta sexta feira, 31 de outubro de 2014 e as apresentações artísticas e culturais, concursos de beleza e premiações sempre com a presença de alunos da região, atrações musicais locais como aconteceu no ano passado.

O prefeito Sabino compareceu à festa e destacou a importância da produção agrícola para a economia do Município. “Muita gente não sabe que nossa Zona Rural tem uma produção agrícola expressiva. Nossa produção está cada vez mais diversificada e conquistando mercados. Os produtores locais merecem nosso reconhecimento.

Dando início a “2ª Festa do Produtor Rural ” a Apresentação do Coral Aquarela, Inauguração da “Feirinha Familiar”, Escolha da Rainha da Colheita e encerrando a noite festiva o Cantor Bira Belo. 

No sábado houve Entrega de troféus aos produtores que se destacaram durante o ano. Leandro Barcellos ganhou premiação por sua produção de leite; Márcio Bernardino pelo plantio de uvas; e o produtor Lindomar Muniz pela proteção do meio ambiente em sua propriedade, com um trabalho de preservação de mananciais.
Foram feitas doações de mudas, Apresentação da Companhia de Dança Pássaro Azul, Apresentação de Capoeira, Apresentação dos grupos de dança Sementes de Cantagalo
Encerrando a noite com o Show do cantor Maicon Night

Neste domingo ultimo dia dos festejos denominado “Domingo Alegre”, começou com o show do cantor Tatá Costa ao meio dia para quem degustava uma boa comida pode ouvir boa música e para quem quis dançar ficou à vontade.
Logo depois foi a vez da Apresentação do Projeto “Humor Educa” e o Show musical não parou desta vez foi a vez da dupla Anderson e Emerson, depois foi realizado o Leilão do Produtor, finalizando as festividades a Entrega de Certificado de Melhor Prato típico com a vitória do restaurante “Feijoada Carioca” como grande vencedor entre outras opções de feijoadas oferecidas por outros restaurantes além de outros pratos típicos.
Durante o evento o produtor local pode comercializar os seus produtos através da “Feirinha do Produtor” onde produtos de ótima qualidade e artesanato produzido em Cantagalo.

Um detalhe importante é que a Feirinha do Produtor já a partir da próxima semana acontecerá todos os domingos na mesma praça que aconteceu o evento por iniciativa da Prefeitura e de comerciantes do local. 
Para quem gosta de um petisco a praça de alimentação foi uma boa opção onde foram servidos pratos deliciosos e comidas típicas da região onde o público presente além de apreciar pode escolher o melhor prato da Festa numa votação que aconteceu no domingo numa realização da Prefeitura Municipal com o apoio da Associação de Produtores Rurais de Rio das Ostras, do Sindicato Rural de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras e da EMATER-RJ.
  Outro destaque ficou por conta da “Fazendinha” com animais de pequeno porte como bezerros, coelhos, galinhas, patos, marrecos, caprinos e ovinos onde adultos e crianças passaram bons momentos em contato com os animais.

Graças ao apoio técnico da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Município, os resultados dos produtores locais vêm sendo significativos e acompanham as expectativas de quem vive da terra. Este ano, aproximadamente 80 produtores apostaram no feijão, e conseguiram uma produção estimada de 1.200 quilos por hectare, em média.
Após pesquisas, os técnicos do DEAP – Departamento de Agricultura e Pecuária da Prefeitura identificaram que a espécie “Esplendor”, desenvolvida pela Embrapa, apresenta melhor resultado e, portanto, substituiu o feijão “Xodó” que estava sendo plantado ao longo dos anos.
Quanto à variedade “Pingo de Ouro”, esta ainda permanece sendo cultivada pelos agricultores de Cantagalo devido a sua boa adaptação na região. 
A Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca auxilia os produtores com fornecimento de máquinas para plantio, sementes e adubo, além de beneficiamento dos grãos.
 De Olho em Rio das Ostras conversou com Nivaldo Talon, Secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca para quem “A Festa é uma ótima oportunidade para conhecer a Região de Cantagalo”:


Nenhum comentário:

Postar um comentário