De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sábado, 9 de novembro de 2013

Rio das Ostras Promove a 10ª Conferência de Saúde nos dias 08 e 09 de Novembro.


Com o tema “A Saúde que Queremos” para o nosso município 
Rio das Ostras promove a 10ª Conferência Municipal de Saúde neste fim de semana no Colégio Municipal América Abdalla na Rua Carlos Viana, s/nº, em Nova Esperança, onde na noite desta sexta feira dia 08 de novembro aconteceu a Cerimônia de Abertura da Conferência com a participação representantes do poder público,Secretários municipais, o Vice Prefeito Gelson Apicelo e o Prefeito Sabino e a secretária de Saúde Dra. Ana Cristina Guerrieri,  Representantes da sociedade civil organizada e população. 
A Programação começou às 18 horas com o credenciamento dos participantes. Na manhã deste sábado  acontece os debates dos eixos temáticos, os trabalhos que teve início às 9h.  
Os participantes se dividiram entre os grupos de trabalho, separados por eixo temático. Os eixos da Conferência são: Atenção Básica; Atenção Especializada; Reabilitação; Saúde Mental e Vigilância em Saúde.

Na abertura oficial o grupo Vozes do Leripe se apresentou e comoveu a platéia presente com um repertório variado e de bom gosto.


Um fato inédito aconteceu na solenidade de abertura foi quando o play back com o hino à Rio das Ostras parou e o público presente cantou à capela dando um colorido especial a noite.
   Após a solenidade de abertura  a coordenadora regional do Programa Nacional de Humanização proferiu uma palestra sobre o tema principal da Conferência.
Além dos debates e apresentação de propostas, no sábado, ainda será eleita a nova grade do Conselho Municipal de Saúde de Rio das Ostras.
                                       



A secretária municipal de Saúde Dra. Ana Cristina Guerrieri falou da importância da 10ª Conferência para Saúde de Rio das Ostras.

                                


O Prefeito Sabino convidou a população para aproveitar essa oportunidade de participar das decisões do governo na Conferência de Saúde debatendo e deixando a sua opinião.   
 PROPOSTAS – Divididos em grupos de trabalho, os participantes da Conferência debateram cinco eixos.
Em relação à Atenção Básica, ficou deliberada a necessidade de reorganização e ampliação da rede, com base na Estratégia de Saúde da Família, priorizando as áreas de maior vulnerabilidade.
A discussão do eixo Atenção Especializada estabeleceu como prioridade a ampliação da estrutura física e operacional do Hospital, com aumento da oferta de leitos, que devem chegar a 100 em dois anos.
Quanto à área de Reabilitação, ficou deliberada a adequação das instalações do Centro de Reabilitação às necessidades atuais, com previsão de crescimento.
Também foram propostas mudanças na área de Saúde Mental (quarto eixo em debate): o Pronto-Socorro deve contar com equipe técnica para atendimento a pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos e o Hospital deve ganhar uma enfermaria especializada, com equipe multidisciplinar para esse público.
Em relação à Vigilância em Saúde, ficou deliberada a promoção de fóruns de discussões, a cada quatro meses, com participação popular, sobre as ações desenvolvidas em cada área, promovendo maior visibilidade aos programas e resultados alcançados. Neste eixo foi destacada ainda a importância de fortalecimento da Educação em Saúde.


                                   Clique aqui pra ver mais fotos do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário