De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

domingo, 3 de novembro de 2013

Rio das Ostras Apresenta a 17ª Edição Festival de Frutos do Mar.

Nesta sexta feira dia primeiro de novembro na Praça São Pedro onde foi fundada a cidade de Rio das Ostras foi aberto o 17º Festival de Frutos do Mar numa solenidade bastante concorrida que contou com a presença de diversas autoridades locais e estaduais e marcou a retomada do Festival pelo o seu criador o prefeito Sabino que pretende dar um destaque especial para esse evento que já faz parte do calendário gastronômico do estado do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes a solenidade de abertura os vereadores Misaias Machado, Alan Machado e Edilson. O enólogo Juliano Carraro, Chef Pedro D’artagão do Irajá Gastrô, restaurante contemporâneo do Rio de Janeiro, e Francesco Carli, chef executivo do Copacabana Palace, Nivaldo Talon Secretário municipal de ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca Mirinho Braga assessor especial da SEDRAPE- Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Abastecimento e Pesca, o ex-sours chef do Quadrucci de Búzios, Iran Assunção, o chef Leonardo Lima, do Bar da Boca Bistrô e Antiquário de Macaé, Chef José Hugo Celidônio curador do Festival, Sr. Felipe Peixoto secretário de Estado de Desenvolvimento Regional abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro, Carla Ennes, Secretária Municipal de Turismo, o Prefeito Sabino.
  
O Chef Wladimir Anselmo que dirige com sua esposa Marcelle Anselmo o Restaurante Yiokiostras que foi o campeão do festival de 2011 e vice em 2012 falou da expectativa do 17º Festival de Rio das Ostras:

De acordo com a secretária de Turismo, Carla Ennes, o Festival está crescendo e se tornando um dos principais eventos turísticos da cidade:
  
  
 Felipe Peixoto secretário de Estado de Desenvolvimento Regional abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro falou da importância de Festivais gastronômicos com cardápio de frutos do mar para o estado do Rio de Janeiro:

 “É um grande prazer voltar a Rio das Ostras estivemos aqui juntamente com o Ministro da Pesca Marcelo Crivela, prefeito Sabino e todo seu secretariado e os pescadores no mês passado por ocasião do lançamento do Programa estadual  de Saúde do Pescador e que virou uma febre, o que eu mais recebo é indicação de deputados na ALERJ querendo levar para o seu município aquilo que a gente teve oportunidade de começar aqui em Rio das Ostras e eu quero mais uma vez registrar a minha felicidade de ter começado essa parceria com voce prefeito Sabino”.

“Eu estou aqui hoje pra dar os parabéns Sabino por voce está realizando mais uma vez esse evento”.

“Quando eu passava na ponte Rio-Niterói eu esbarrava com a publicidade dos painéis da ponte: Venha a Rio das Ostras participar do Festival de Frutos do Mar. Eu passava na ponte olhava aquilo e me servia de inspiração pra que a gente pudesse ter no estado um calendário de atividades voltadas para gastronomia ligadas a pesca, ligadas ao mar”.
  
“A partir desse momento a gente começou a identificar eventos no estado do Rio de Janeiro como todo que tivesse algum tipo de relação com a pesca, com a agricultura e começamos a apoiar e hoje graças a Deus nós temos um calendário intenso”.

“Eu fico muito feliz em poder voltar a Rio das Ostras, conversei com o Governador Sérgio Cabral e ele garantiu os recursos para apoiar esse evento”.

“Eu fico feliz de ver esse evento na praça, na rua, que é tudo aquilo que temos estimulado em outros municípios, Nova Friburgo, por exemplo, que tem uma relação muito próxima com Rio das Ostras e não foi à toa que Sabino teve lá a maior votação para Deputado Estadual e o friburguense considera Rio das Ostras a sua praia também, e Nova Friburgo entendeu e trouxe o evento pra praça também, com stands na praça, truta na praça e vamos trazer esses eventos para a rua, para as praças”.

“Aqui na Praça São Pedro em Rio das Ostras que tem uma relação muito forte das raízes de Sabino e com os pescadores dessa cidade acontece um evento dessa importância para a gastronomia do nosso estado que coloca Rio das Ostras no roteiro oficial de gastronomia do nosso estado”.

“O Chef José Hugo Celidônia me fez uma pergunta que virou um desafio:
Não é possível a gente criar novamente ostras em Rio das Ostras?
É um grande desafio, mas não descartamos e pra isso pedimos um estudo à regional da baixada litorânea situada em Cabo Frio e vai depender de vários fatores, mas quem sabe que no ano que vem não teremos aqui ostras para serem degustadas criadas em Rio das Ostras?”
O prefeito Sabino falou da satisfação de Rio das Ostras sediar mais um Festival de Frutos do Mar e exaltou a retomada do evento do qual é o criador:

“Vivemos um momento de grande importância para a nossa cidade ter José Hugo Celidônio, uma grande figura da gastronomia nacional e quero agradecer também ao Secretário Felipe Peixoto que é a cima de tudo um amigo da nossa cidade que tanto nos apoiou no Programa pioneiro da saúde dos pescadores e tem dado uma grande importância para as nossas iniciativas,  quero agradecer a toda sua equipe também pelo o apoio dado a esse evento. Quero  estender esse agradecimento ao pessoal da FIPERJ nós temos um carinho especial pela a equipe e somos testemunhos do trabalho desenvolvido por essa equipe”.

“Quero deixar aqui também os agradecimentos a equipe da secretária de turismo Carla Ennes, da Valéria e toda sua equipe e de toda prefeitura pelo o empenho em tornar realidade  os nossos projetos apesar das dificuldades financeiras que passa o município nesse momento”.

“A Prefeitura está endividada devido a um contrato assinado uma PPP que não trouxe os benefícios esperados e deixou a cidade com uma dívida de Um bilhão e duzentos milhões de reais, pagamos noventa e seis milhões de reais por ano comprometendo a saúde a educação, o turismo o esporte, a cultura da cidade lamentavelmente coisas que as pessoas com certeza não fariam novamente se pensar no que está acontecendo com a nossa cidade”.

“Mesmo assim o importante é que estamos conseguindo resgatar a nossa cidade porque a culinária, a gastronomia tem um elo fundamental na vida das pessoas tem um elo fundamental na vida das pessoas e fundamental na cultura das pessoas e Rio das Ostras permanece ligada na sua cultura na cultura do seu povo, na cultura da sua gente naquilo que emociona a cidade de Rio das Ostras e seu povo. E digo aqui nesse momento na presença de todos e mais uma vez Carla o trabalho da secretaria de turismo de resgatar eventos que tragam pra Rio das Ostras a questão comercial que é fundamental pra nós, temos uma cidade que precisamos incentivar e viver o turismo que para nós gera renda gera empregos, portanto gera bem estar para a nossa cidade e não poderemos fazer sem um link direto com a cultura.”

“Quero agradecer aqui os nossos Chefs presentes nosso enólogo, a esposa do José Hugo, os nossos vereadores Edilson, Misaias e Alan Machado, sem o apoio da Câmara de Vereadores é impossível realizar qualquer coisa”.

Muito simbólica a realização desse evento aqui na Praça São Pedro, pois todos sabem  moradores da cidade sabem o quanto eu gosto de história e fundamentalmente histórias da minha cidade e histórias do meu povo.

“Rio das Ostras é uma cidade de imigrantes apenas 3% de moradores são nascidos aqui no município. Na Praça São Pedro pulsa o coração de Rio das Ostras, onde a cidade foi fundada, a pequena vila, a aldeia de pescadores de Rio das Ostras nasceu aqui em torno da Praça de São Pedro, eu mesmo senhoras e senhores eu nasci aqui na Praça São Pedro numa antiga casa de palha, de sapê, meu pai era pescador da cidade, onde hoje é a Sede da Fundação Rio das Ostras de Cultura”.

“Aqui foi o começo foi a origem, aqui nós tínhamos a casa de sal onde se salgava o peixe, aqui vinham as caravanas de burros pra levar o pescado salgado em sacos pra estação ferroviária de Rocha Leão pra embarcar nos trens pra procurar venda no Rio de Janeiro, Niterói e nas grandes cidades e mesmo em Macaé para que aqueles pescadores e suas famílias tirarem os seus sustentos  e fazer a sua vida”.       
   
“Quero agradecer ao José Hugo por sua presença ele que é um amigo de longas datas e um amigo da nossa cidade também sabemos que parte do seu coração fica aqui conosco. Quero agradecer a todos os empresários, os proprietários de restaurantes que debateram conosco a melhor forma de realizarmos esse Festival para o bem de todos, quero agradecer o empenho e parceria de todos”.  

“Essa uma caminhada e vamos marchar muito em frente porque somos ousados e corajosos e nós sabemos o rumo que temo que tomar, nós temo um norte, nós sabemos aonde queremos chegar, nós queremos chegar numa cidade que seja humana,  uma cidade que seja para as pessoas, uma cidade que tenha qualidade de vida que seja amorosa e como diz o hino da cidade uma cidade que seja mãe é isso que nós queremos”.

 De Olho em Rio das Ostras perguntou ao prefeito Sabino qual a diferença desse para os Outros festivais e ele salientou a retomada do evento e pretende dar cada vez mais apoio para iniciativas desse tipo:
 Os Restaurantes participantes da 17ª edição do Festival de Frutos do mar de Rio das Ostras são: Bar da Boca, Bartrô Restaurante e Bistrô, Casa das Massas, Casa da Praia, Julien's, Ponto Tropical, Rancho da Baiana, Dê Gastronomia, Macaxeira, Mundi Gourmet e Yakiostras.
Os pratos com receitas inéditas tem o preço único de R$ 25,00 (Vinte e cinco reais). Bom apetite.


 
                           Clique aqui para ver mais fotos do evento.

 


       



Nenhum comentário:

Postar um comentário