De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Evento "Rio das Ostras, Minha Casa, Meu Tesouro" Recebe o cantor e compositor paratiense, Luís Perequê


Artista múltiplo e um dos maiores representantes da cultura caiçara, o compositor e músico Luís Perequê comemora 30 anos de carreira em 2013 e está percorrendo o Brasil com uma série de apresentações. O artista é criador do movimento do Defeso Cultural (facebook/defesocultural), que propõe ideias para a preservação da cultura e da memória. Suas propostas vem sendo difundidas e aplicadas em Paraty, no Sul fluminense, e agora chegam a Rio das Ostras.

A apresentação de Luís Perequê em Rio das Ostras inclui sarau com sua banda e também um debate sobre o Defeso Cultural, integrando a extensa programação cultural do programa "Rio das Ostras, Minha casa, Meu Tesouro", realizado pelo projeto Leitura Viva. O sarau será realizado neste dia 29 (sexta-feira), na Casa de Leitura Casimiro de Abreu - Projeto Leitura Viva/Pólo Rio das Ostras (Rua Dr. Bento Costa Junior, 70, Centro, próximo à Concha Acústica), às 20 horas. A entrada é gratuita. Abaixo segue a programação na íntegra.

Poeta de versos doces e engajados, Perequê está sempre em busca da essência das coisas da vida, construindo seu trabalho de forma autêntica, verdadeira e independente. A inspiração vital de sua obra é o seu próprio cotidiano na cidade de Paraty, no Sul fluminense, onde até hoje vivem comunidades caiçaras tradicionais. A maior parte de suas canções ilustra com sensibilidade artística a vida, a cultura e a natureza na região. 

Como nos versos da canção Encanto Caiçara: "Venho de campos e matas/Terra verde, fértil e farta. Nossa roça a beira-mar. Canto a pesca e canto a planta/E a vida santa do lugar". E no canto de protesto em "Aves e Ervas", denunciando a crescente especulação imobiliária e destruição ambiental que assola a região: "Tramam tratores, novas estradas. É a mentira do progresso mudando o rumo dos versos/Casa de aves e ervas, virando areia e deserto. Matas mortas, morros calvos e os corvos cuidam do resto".                                          


Filho de mineiros que mudaram-se para Paraty em 1958, Luís Perequê é nascido e criado em Paraty. "Paraty é Minas no mar e nossa ligação vai além do Caminho do Ouro", brinca Perequê, cuja obra sintetiza a afinidade histórica e cultural desta cidade fluminense com Minas Gerais. Essa mistura de sotaques mineiro e fluminense na voz de Luís Perequê originou música popular brasileira de primeira linha e que poderá ser apreciada pelo público neste sarau especialmente montado para Rio das Ostras.

Defeso Cultural

"Criamos o Defeso Cultural porque entendemos que as cidades turísticas precisam criar políticas públicas que protejam os períodos onde a comunidade local esteja vivenciando suas tradições culturais e religiosas. Acreditamos que somente com a convivência comunitária é possível produzir uma cultura autêntica. Se as pessoas não tiverem tempo para essa vivência local, acabam se voltando para o turismo em tempo integral e a cultura se perde", enfatiza Perequê.

Esse movimento paratiense é apoiado por Gilberto Gil, que em conversa com Perequê apontou que o atual desenvolvimento turístico tem como consequência o aniquilamento da vida cultural dos lugares. "Precisamos tomar atitudes para identificar o que é original em nossa cultura. É importante preservar, estimular e difundir o que brota espontaneamente da miscigenação e convivência comunitária", ressalta Gil. 

"Queremos mostrar a cultura de Paraty tradicional e contemporânea para o Brasil. A cultura caiçara e paratiense não pode desaparecer com o excesso de eventos turísticos e de entretenimento que vem sendo realizados na cidade nos últimos anos", afirma o compositor paratiense, que é também fundador do Silo Cultural, importante centro cultural de Paraty e referência nacional de pesquisa e valorização da população tradicional caiçara. 

Serviço do SARAU:
Local: Casa de Leitura Casimiro de Abreu - Projeto Leitura Viva/Pólo Rio das Ostras (Rua Dr. Bento Costa Junior, 70, Centro, próximo à Concha Acústica)
Data: 29/11 (sexta-feira)
Hora: 20 horas
Valor do ingresso: gratuito

Formação da banda:
Luís Perequê – Voz e Violão
Rhandal Oliveira – Violão
Jerome Charlemagne – Sopros
Jonathan Andreoli – Percussão
Enrique Armengol - Baixo 

Programação completa do evento ""Rio das Ostras, Minha casa, Meu Tesouro"

Dia 29/11/2013

9h –  Abertura da Exposição “ Rio das Ostras, Minha Casa Meu Tesouro”.

10h – Palestra Colorir e Despoluir  – com o artista plástico Áureo Lobão,
 tendo como tema o grafite x pichação.

15h– Palestra Arte Naïff – Ferramenta para Educação e Comunicação com o artista plástico Rocha Maia.

19h– Defeso Cultural – com o músico Luís Perequê, criador do Defeso Cultural em Paraty.

20h – Para encerramento teremos um sarau com Luís Perequê e sua banda.


De 03 a 20 de dezembro

Visita guiada de terça à sexta-feira 

Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h
(as visitas deverão ser previamente agendadas com a Professora Adriana Izidoro pelo telefone 22 98806-8108)

Dia: 04/12/2013 

Guardião da Terra fala para crianças com Andrea Menezes Nogueira
Horário: das 9:30h às 10:30h

Dia: 06/12/12 

Contação de histórias com Adriana Izidoro e convidados
Horário: das 13h às 15h 

Dia:11/12/2013 

Guardião da Terra fala para adolescente com Andrea Menezes Nogueira
Horário: das 9:30h às 10:30h

Dia:13/12/2013 

Contação de histórias com Adriana Izidoro e convidados
Horário: das 13h às 15h

Dia:18/12/2013 

Guardião da Terra fala para pais e professores com Andrea Menezes Nogueira
Horário: das 9:30h às 10:30h 

Dia:20/12/2013

Contação de histórias com Adriana Izidoro e convidados
Horário: das 13h às 15h 

Mais informações:
Sumaúma Imagem, Conteúdo e Prod. Cinematográfica
Juliana Radler
Ana Paula da Silva
(24) 3371-2684
(24) 98115-5101

Nenhum comentário:

Postar um comentário