De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Domingo de Debate Cultural em Rio das Ostras.


                               I Fórum Rio das Ostras de Cultura
 
                                                                          Fotos:De Olho em Rio das Ostras
    Aconteceu no último domingo dia 07 de julho, no Shopping Tocolândia, em Rio das Ostras,o I Fórum de Cultura do município. O evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre artistas, agentes culturais, técnicos, produtores, estudantes, representantes do poder público e do Curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense. O evento foi uma iniciativa do Coletivo Artístico “Movimento de Teatro”, em pró do cumprimento das etapas previstas pelo Ministério da Cultura para a realização da
 I Conferência de Cultura de Rio das Ostras.


  A Conferência municipal, tem como objetivos a criação do Conselho Municipal de Cultura, do Plano Municipal de cultura, e a implementação do Fundo Municipal de Cultura, o que irá possibilitar a participação do município nas Conferências Estadual e Federal, e a inclusão do município de Rio das Ostras no SNC. (Sistema Nacional de Cultura)



O representante da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Remy Gillet, anunciou que a Fundação vai convocar a I Conferência Municipal de Rio das Ostras para os dias 07 e 08 de agosto, e elucidou que a
FROC vê a iniciativa como algo muito positivo.
                                                                                                               


O evento transcorreu de maneira organizada e bastante democrática, com a participação
ativa dos setores culturais, e importantes intervenções, a exemplo da Socióloga e
Professora Clarissa Semensato que deu o suporte técnico para a formatação fórum e do encaminhamento das propostas, conferindo segurança ao processo democrático. Após as apresentações e das falas de abertura, os artistas e demais profissionais dividiram-se em seis Grupos de Trabalho ( GTs), contemplando as seguintes vertentes: Teatro e Circo, Música, Cultura Urbana, Produção Cultural, Artes Plásticas e Artesanato, e Audiovisual, que discutiram e relataram propostas que serão encaminhadas ao II Fórum Rio das Ostras de Cultura, marcado para o próximo domingo dia 14 de julho, quando estas propostas e outros documentos serão formatados para então serem apresentados na Conferência.     
                                                            


Dentre as propostas de políticas públicas de cultura, foram citados a fixação de um cachê mínimo para o artista local em eventos da FROC ( Fundação Rio das Ostras de Cultura), a criação de editais públicos para eventos oficiais do município, abertura de espaços públicos para a ocupação dos grupos, a garantia de participação do artista local na abertura de grandes eventos, e ainda que se estabeleça um percentual do orçamento participativo para a cultura.      
                                                                                     

Ao final do encontro o sentimento era de entusiasmo, e grande expectativa para as novas fases do processo. A união da classe artística de Rio das Ostras expressa o desejo de se estabelecer Políticas Públicas de Cultura concretas e continuadas em nosso município, por isto convidados todos os artistas e demais segmentos da cultura a aderirem a este  Movimento Cultural. Participando dos fóruns podemos nos preparar para a Conferência Municipal, otimizando as discussões dos eixos temáticos que serão propostos na ocasião.                                                                     
Venham! Acessando a nossa página no facebook:  https://www.facebook.com/pages/
F%C3%B3rum-Rio-das-Ostras-de-Cultura/611697338850050?fref=ts os parceiros podem se
informar sobre os eventos e iniciativas.


Clique aqui pra ver mais fotos do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário