De olho em Rio das Ostras-RJ

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quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Adeus ao Mestre do Traço Mágico Oscar Niemeyer



                                    Oscar Niemeyer
                                     15/12/1907-05/12/2012
“Sempre pensei em fazer escultura, mas sem nenhuma preferência ou caminho a seguir. Para mim, em matéria de arte  e mesmo de arquitetura, não importa haver estilos diferentes, nem obra antiga ou moderna. O que existe é apenas arte boa ou ruim”.



Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho, mais conhecido por Oscar Niemeyer é o arquiteto brasileiro considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.
Oscar Niemeyer nasceu em 15/12/1907, na então capital do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Laranjeiras, na Rua Passos Manuel – posteriormente a rua recebeu o nome de seu avô Ribeiro de Almeida, então Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Oscar passou sua juventude como um jovem carioca típico da época: boêmio... Concluiu o ensino secundário aos 21 anos, mesma idade com que casa com Annita Baldo, filha de imigrantes Italianos da província de Pádua, com quem teve somente uma filha, Anna Maria Niemeyer. Niemeyer tem cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos.
Após o casamento sente o peso da responsabilidade que havia assumido para si e decide trabalhar e continuar seus estudos. Começa a trabalhar na oficina tipográfica do pai e entra para a Escola Nacional de Belas Artes (RJ), de onde sai formado como Engenheiro e Arquiteto em 1934.
Na época passava por dificuldades financeiras, mas mesmo assim decidiu trabalhar sem remuneração no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão (1935). Ele se sentia insatisfeito com a arquitetura que via na rua e acreditava poder encontrar respostas para suas dúvidas de estudante com eles.



Em 1937, o escritório de Lúcio Costa e  Carlos Leão onde trabalhava é chamado pelo Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema (que anulara o concurso público ganho por Archimedes Memoria), para projetar o novo edifício do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro. 
O edifício, terminado em 1943, eleva-se da rua poiando-se em pilotis: sistema de pilares de concreto que mantem o prédio “suspenso”, permitindo o trânsito livre de pedestres por debaixo do mesmo (um espaço público de passagem). O prédio uniu os maiores nomes do modernismo brasileiro, com azulejos de Portinari, esculturas de Alfredo Ceschiatti e jardins de Roberto Burle Marx.
 







Em 1938, assina o seu primeiro trabalho individual, o edifício da Associação Beneficente Obra do Berço, no Rio de Janeiro.








O PROJETO DA PAMPULHA
JK tinha interesse em desenvolver uma área ao norte da cidade, chamada Pampulha. Chamou Niemeyer para projetar uma série de prédios que seriam conhecidos como conjunto da Pampulha. Este seria o primeiro grande trabalho individual de Niemeyer, com 33 anos de dade.                      

Prontos em 1943, os prédios renderam muitas críticas e admiração. Conseguiu sua primeira projeção internacional e muitas polêmicas locais. A Igreja católica negou-se a benzer a Igreja de São Francisco de Assis (Belo Horizonte), em parte por sua forma não ortodoxa, em parte pelo mural moderno pintado por Portinari. O mural possuía traços abstratos e reconhecia-se um cachorro, representando um lobo junto à São Francisco de Assis.
No conjunto da Pampulha Niemeyer começa um estilo que irá marcar o seu trabalho quase todo: utiliza-se das propriedades estruturais do concreto armado para dar formas sinuosas aos prédios.

Quando Niemeyer desenha um prédio ele o faz com o mínimo de traços possíveis. Ele porém nega que seus prédios tenham uma estética que ofusca o utilitarismo: sempre escreveu enormes justificativas de projetos, onde descreve a função de cada curva do edifício. Ele costuma dizer que se não pode justificar uma idéia em um parágrafo, desiste ela.
Em 1944, Niemeyer concluiu o projeto do Colégio Cataguases, cujas obras terminariam em 1947.
Os projetos contaram com jardins de Burle Marx. Como ornamentos para o prédio do colégio, o arquiteto sugeriu a instalação de um painel em mosaicos de Paulo Werneck e de um mural de Cândido Portinari.
Em 1947, seu reconhecimento mundial é atestado: Niemeyer viaja para os Estados Unidos para compor uma equipe de arquitetos renomados que farão o projeto da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.



No Brasil, projeta em São Paulo o Conjunto do Ibirapuera.

 

Um parque com pavilhões de exposições em homenagem ao aniversário de 400 anos da cidade.
                                                 
                                                                  Copan em 1951
A foto mostra o Edifício Copan, em São Paulo 



No ano seguinte constrói sua própria casa no Rio de Janeiro. Esta chamada a Casa das Canoas, nome da estrada em que se encontra, tornar-se-á muitos anos mais tarde parte da sua fundação.
Fundação Oscar Niemeyer




Juscelino Kubitschek, eleito presidente do Brasil em 1956, volta a entrar em contato com Niemeyer. Desta vez tem um projeto político mais ambicioso, e o chama para a direção da NOVACAP – Companhia Urbanizadora da Nova Capital – um projeto para mover a capital nacional para uma região despovoada do centro do país.
BRASÍLIA



Niemeyer torna-se chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da NOVACAP, empresa encarregada da construção de Brasília, a nova capital. Ele organiza e participa da comissão julgadora do concurso para a escolha do Plano-Piloto.
Niemeyer abre um concurso para o projeto urbanístico de Brasília e o vencedor é o projeto de seu antigo patrão e grande amigo, Lúcio Costa. Niemeyer ficaria com os projetos dos prédios e Lúcio Costa com o plano da cidade.
O projeto urbano de Lúcio Costa utiliza alguns preceitos do urbanismo modernista principalmente a hierarquia viária preconizada por Le Corbusier em Sur les Quatre Routes e a disposição dos prédios em blocos afastados, dispostos sobre grandes áreas verdes, de seus projetos da década de 20.
O plano também é bastante semelhante aos estudos de Hilberseimer. A escala monumental e alguns elementos compositivos utilizados no projeto de Le Corbusier para Chandigarh também podem ser identificados na capital brasileira.

Em poucos meses, Niemeyer projeta dezenas de edifícios residenciais, comerciais e administrativos. Entre eles a residência do Presidente (Palácio da Alvorada), o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), a Catedral de Brasília, os prédios dos ministérios, a sede do governo (Palácio do Planalto) além de prédios residencias e comerciais.
 A própria forma da cidade, em forma de avião, dá elementos que se repetem em todos os prédios, dando-lhes uma unidade formal. A catedral é especialmente bela, com diversos simbolismos modernos. A sua entrada se dá pelo subsolo, um corredor mal-iluminado que contrasta com um saguão com iluminação natural forte que deixa transparecer o céu único de Brasília.


Por trás da construção de Brasília, uma campanha monumental para construir uma cidade inteira a partir do nada, no centro árido do país, estava a intenção de Kubitschek de alavancar a industria do país, integrar suas áreas distantes, povoar regiões inóspitas e levar o progresso
A construção de Brasília suscitou grandes discussões internacionais desde sua construção. Mesmo antes do projeto, os preceitos do urbanismo modernista já estavam sendo criticados por sua grande dependência no automóvel (em detrimento do pedestre), sua monumentalidade, e sua falta de uma escala próxima do homem.
Hoje, apenas uma pequena parte da população total vive na área planejada. O crescimento da cidade não foi previsto e a instalação da nova população se deu de forma espontânea nas cidades satélítes.

Brasília é projetada, construída e inaugurada no intervalo de tempo de um mandato presidencial, 4 anos. Após sua construção (1962), Niemeyer é nomeado coordenador da Escola de Arquitetura da Universidade de Brasília, UnB.




                                Museu de Arte Contemporânea de Niterói-RJ



Localiza-se no Mirante da Boa Viagem, no bairro de Boa Viagem da cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro , no Brasil  Projetado peloarquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.
Edificado na década de 1990, destaca-se na paisagem pelo arrojo de seus traços contemporâneos, que o fazem assemelhar-se a um cálice ou a disco voador. Foram necessários cinco anos para erguer a estrutura de quatro pavimentos, inscrita numa praça de 2.500 .
A partir da concretização deste projeto, a Prefeitura Municipal de Niterói convidou o arquiteto a realizar outros trabalhos na cidade. A série de intervenções urbanísticas daí decorrente é conhecida como Caminho Niemeyer.
O acervo permanente do MAC é constituído pela Coleção João Sattamini, um conjunto de mais de mil peças, reunidas desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil. Além de programação cultural variada, o museu oferece, aos domingos, atividade de contação de histórias.



                                           Oscar Niemeyer os projetos mais recentes:

Memorial Simón Bolivar

                                                              Embaixada do Brasil em Cuba


 Um parque aquático na Alemanha são projetos recentes de Oscar Niemeyer ainda pouco conhecidos.

 

                 Outros Projetos de Niemayer ainda pouco conhecidos:










                                                             Muito Obrigado Niemeyer.




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