De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Rio das Ostras se diferencia e se destaca no cenário nacional


Enquanto a maioria dos estados e cidades que recebem royalties do petróleo têm gastado mais tempo em expor suas dificuldades sem estes recursos ou mesmo se lamentarem melancolicamente visualizando um futuro negro Rio das Ostras e sua administração assumiram uma atitude diferenciada.
As obras na cidade não só tiveram continuidade como foram incrementadas em vários setores, principalmente na área do saneamento, urbanização, educação e saúde.
 E como se isso não fosse o bastante ainda vai ficar para a próxima administração o recurso necessário – R$150 milhões – para garantir o pagamento destas obras em sua finalização.
A cidade, assim como toda a região, vem sendo assolada por uma onda de violência inédita, embalada pelo êxodo de traficantes de comunidades pacificadas no Grande Rio para as cidades do Norte Fluminense. Temos tido ocorrências que jamais pensamos que fossemos ver em Rio das Ostras. Protestar, reclamar ou fingir que não está acontecendo não foi a atitude desta administração. 
As ações da Guarda Municipal foram dinamizadas aumentando a sensação de segurança e gestões frequentes têm sido feitas tanto ao Comando do 32º BPM, responsável pelo policiamento ostensivo na região, como também diretamente ao Comando Geral da Polícia Militar. E mesmo com os atos criminosos as ações da PM tem tido êxito. Drogas têm sido apreendidas com frequência, traficantes têm sido presos e armas apreendidas.
O riostrense, de nascimento ou por opção, adotou há tempos sabiamente uma postura altiva, orgulhoso de sua terra, de sua cidade, ainda que alguns ‘pratiquem o esporte de falar mal de tudo que é feito e de todo mundo, principalmente de quem está no poder’, e sabe que sua cidade é destaque nacional e estadual de forma positiva em áreas importantes como educação, gestão fiscal, gestão de pessoal e desenvolvimento socioeconômico.
 Aliás, o futuro prefeito, que também já foi prefeito em outros tempos, sabe que ao se assumir o comando de uma cidade quase que automaticamente há a transformação ‘de pedra em vidraça’.
Rio das Ostras não ficou diante do estado e do país como ‘um menino chorão’ que quer justificar o que não fez ou o que não faria ou fará. Rio das Ostras não só foi com seu prefeito e seu prefeito eleito e muitos de seus vereadores para as ruas protestar contra a espoliação de nossos royalties como também foi a primeira cidade do nosso estado a manifestar a intenção de agir judicialmente para garantir o cumprimento constitucional dos contratos já assinados.
Cidades fluminenses com receitas muitíssimo maiores do que Rio das Ostras como Duque de Caxias e outras que também recebem royalties atravessaram e atravessam crises jamais vistas. Rio das Ostras não parou nem vai parar de crescer. 
O riostrense não quer nem admite isso. Outro dia publicamos alguns números, incontestáveis por sinal, das transformações positivas que Rio das Ostras sofreu e sofre. Números estes que estampamos aqui em nosso blog com um tremendo orgulho.
Tudo isto que está acontecendo não ocorreu em um só dia ou em uma só administração, evidentemente, porém uma coisa é inequívoca : o que há hoje em Rio das Ostras é uma situação estrutural, socioeconômica e política que com a mais absoluta certeza invejável em todo o território nacional.
 Alguns vão logo dizer: ah, é um discurso ufanista...; outros mais grosseiros vão usar epítetos de acordo com a educação que receberam e não aprimoraram; mas não nos incomodamos porque nos orgulhar de nossa cidade, de sua população, de sua administração e das conquistas que estamos obtendo para nós é uma satisfação que, parafraseando a propaganda, não tem preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário