De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras já é tradição na Costa do Sol.

Começa hoje dia 02 de novembro e vai até o dia 20 de novembro O XVI Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras onde diversos restaurantes oferecem pratos especiais à base de frutos do mar com preços super atratívos. Uma cidade que conta com uma natureza exuberante Rio das Ostras preparou para os feriados de Finados dia 02 e o Dia da Consciencia Negra 20 de novembro uma programação perfeita para quem visita ou habita essa linda cidade.
O Secretário de Turismo Industria e Comercio Alan Machado foi o mestre de Cerimônias e anunciou a abertura do Festival nesta quinta feira dia 1º de novembro na Feira de Promoção de Rio das Ostras.
O XVI Festival de Frutos do Mar conta com a participação de restaurantes espalhados pelo município e vai eleger o melhor prato. Uma novidade dessa edição, por sinal, será o voto popular. A realização é da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Durante os 19 dias de festival, o visitante pode desfrutar do roteiro gastronômico e ainda adquirir um “passaporte” que, além de levá-lo ao maior número de restaurantes, ainda o credencia a participar de sorteio de brindes. Entre os prêmios, o destaque é a viagem, com direito a acompanhante, à vinícola Casa Valduga, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O evento será concluído nos restaurantes, mas termina oficialmente nos dias 23 e 24, no Camping Costazul, com wokshops gratuitos, abertos ao público em geral, ministrados por chefs de cozinha e sommeliers renomados. No espaço também serão comercializados pratos de degustação, com preços promocionais. Outra novidade desta edição, que teve a abertura oficial nesta quinta-feira foi a participação da Fundição Escola de Artes e Ofícios, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Depois de confeccionar esculturas de peixes que serão utilizadas para identificação dos restaurantes participantes, artesãos ornamentarão as peças durante o momento inaugural do evento. As esculturas vão identificar os restaurantes e ainda servir de urnas para que o consumidor possa votar no prato preferido. Os restaurantes que participam do festival são os seguintes: Bar Boca da Barra Restaurante; Restaurante Casa da Praia; Casa das Massas Restaurante; Restaurante Maria Gonzaga; Julien's Restaurante; Restaurante Mundi Gourmet; Pier Gourmet Restaurante; Ponto Tropical Restaurante; Yakiostras Restaurante; Strike Club Restaurante; Bartrô (restaurante hors-concours) e Rancho da Baiana (restaurante homenageado).
Workshop – Durante a solenedade de Abertura do Festival de Frutos do Mar, a chef Janaina Andrade Mendes realizou um workshop que teve como base uma receita da colônia de pescadores Z22, de Rio das Ostras. Ela vai apresentou algumas entradas, buscando uma identidade com a Colônia. O prato principal foi moqueca de peixe com banana da terra e camarão, servida com arroz de coco e farofa de dendê. A harmonização dos pratos ficou por conta da Casa Valduga.
FONTE: Departamento de Jornalismo Secretaria de Comunicação Social
 Edição de Texto e fotografias: De Olho em Rio das Ostras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário