De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Subsecretário estadual de Vigilância em Saúde vem a Rio das Ostras esclarecer a população

                                           Alexandre Chieppe- Divulgação.
Esclarecer e tranquilizar a população quanto ao panorama da meningite em Rio das Ostras. Esse foi o objetivo da visita na quinta, 24, do subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe à cidade. Ele reiterou que a Prefeitura vem tomando todas as medidas adequadas de prevenção da doença e que não há surto, nem epidemia na cidade.

Em coletiva à imprensa, o subsecretário reforçou que não há indicação de vacinação de bloqueio contra meningite e que o cenário da doença em Rio das Ostras não se diferencia dos outros municípios do Estado.

A Secretaria de Saúde do Estado recomenda que a Prefeitura continue seguindo o calendário de vacinação regular preconizado pelo Ministério da Saúde, oferecendo a vacina a todas as crianças, em três doses, até os 2 anos de idade.

“Avaliamos a série histórica da doença na cidade e não existe um aumento de casos de meningite. Não há surto nem epidemia e o bloqueio deve ser feito com a administração de antibióticos a pessoas que tiveram contato íntimo com pacientes com a doença. Isso foi feito pela Secretaria de Saúde do Município de forma adequada”, explicou o subsecretário estadual.

Perguntado sobre a necessidade de vacinação em massa na cidade, Chieppe respondeu que não há indicação de imunização, além do calendário regular. Explicou ainda que, quando existe surto, aplica-se uma vacina específica e para uso de forma restrita.

Segundo Chieppe, no caso de surgimento de casos da doença, a indicação é o uso de antibiótico direcionado aos contactantes. “Não se pode também fazer uso indiscriminado de antibióticos, uma vez que os efeitos colaterais podem ser mais prejudiciais”, complementou.

                                                                      ESCOLAS 
 A secretária Municipal de Saúde de Rio das Ostras, Ana Cristina Guerreri, informou que as equipes do Município estão percorrendo as escolas, conversando com alunos, pais e professores sobre meningite, formas de transmissão e vacinação.

“Estamos esclarecendo pais, alunos, professores e todas as pessoas que quiserem informações sobre meningite na cidade. O retorno tem sido muito positivo. Eu e minha equipe estamos e sempre estivemos à disposição da população para oferecer todas as informações sobre a doença”, finalizou Ana Guerrieri. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário