A Prefeitura de Rio das Ostras deu início neste sábado, 19, ao serviço de hemodiálise para os pacientes internados no Hospital Municipal e no Pronto-Socorro de Rio das Ostras. O atendimento é voltado aos pacientes renais crônicos internados que já necessitam da hemodiálise regularmente ou pessoas que precisem desse serviço durante a internação. O serviço, instalado no Hospital, melhora a qualidade de vida e recuperação dos pacientes, que antes precisavam se deslocar a outras unidades fora do Município.
Antes, os pacientes renais crônicos ou que necessitam da hemodiálise no período da internação eram levados para o Hospital de Araruama. No caso de pessoas que precisam de UTI com hemodiálise era necessário incluí-los na Central de Vagas para aguardar a transferência.
“O principal ganho é para o bem-estar do paciente, que está internado, debilitado, e não mais vai precisar se deslocar três vezes por semana para fazer hemodiálise fora da cidade”, explica a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri.
Para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva a inciativa é ainda mais positiva, já que no Estado do Rio de Janeiro, o número de unidades que contam com os dois serviços – UTI e hemodiálise – é reduzido. “Como já temos a UTI, agora com o serviço de hemodiálise, não precisaremos transferir o paciente”, completa a secretária de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário