De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Festa dos Idosos em Rio das Ostras Teve Programação Especial










Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras organizou uma grande festa com várias atividades recreativas para os idosos que integram o Projeto Feliz Idade do Município neste fim de semana que começou às 14 horas deste sábado, dia 08 na quadra aberta do Parque da Nova Cidade.                                                    Autoridades locais que marcaram presença no evento: Pedro Ernesto Duarte Coutinho, Administrador do parque da cidade; Valdirene dos Santos, Diretora do centro do idoso; Aclésio Rangel Siqueira, Assessor Administrativo,  Lindomar da Silva, Gerente de projetos sociais; os Vereadores, Ademir da Farmácia e Elói Dutra representando os demais Vereadores, Cosme dos Santos, Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura; Rosenildo Viana, Subsecretário de Bem Estar Social; Rose Santos, Secretária de Bem Esta social  e o Prefeito Sabino.
       A Programação contou com apresentações de diversos grupos de dança e corais, além de show de talentos e culminou com a presença de Nelson Carlos, o cover oficial do cantor Roberto Carlos, que esquentou o dia frio e chuvoso com o seu repertório baseado nas músicas do Rei Roberto que não deixou ninguém parado e muitos foram os casais que dançaram levados pelo clima de romantismo criado que fez parte da grande confraternização que tomou conta da festa.                                            
  Em Rio das Ostras, o Dia Internacional do Idoso, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi lembrado em 1º de outubro com um encontro que aconteceu na Praça José Pereira Câmara, contando com centenas de integrantes do Projeto Feliz Idade. Todos participaram de atividades lúdicas e recreativas como oficina de memória e alongamento. O momento também foi marcado por um abraço simbólico à praça, uma espécie de “abraço de avós”, como forma de deixar claro o carinho pela cidade e pelos moradores.                                                   Visando estabelecer políticas publicas para a população idosa, o município de Rio das Ostras, criou em 2002, no segundo mandato do Prefeito Sabino, o Programa de atenção a terceira idade ofeliz idade, e vem atendendo o que preconiza a política nacional do idoso, e o estatuto do idoso. O grande desafio foi trazer o nosso idoso da condição de expectador para o de protagonista do feliz idade, através de eventos culturais abertos a comunidade, estimulando assim a participação mais efetiva dos idosos e seus familiares.
No centro do idoso, localizado no parque da cidade, são oferecidas varias oficinas propostas pelo programa de atenção a terceira idade o feliz idade, são elas: hidroginástica, yoga, alongamento, dança sênior, oficina do canto e violão, oficina da memória, oficina de psicologia, academia, artesanato, palestras socioeducativas, alfabetização e teatro.
O projeto feliz idade conta com 2.530 idosos inscritos atualmente, sendo que, 1825 são idosos que frequentam as atividades oferecidas pelo programa. Tivemos um crescimento de aproximadamente 15%, ou seja, 256 novas inscrições no período de jan/2014 a set/2014 com uma média mensal de 30 novas inclusões. Os idosos que estão dentro do perfil para receber uma complementação de renda, são beneficiados com dois programas de transferência de renda:
Beneficio municipal do idoso, que oferece mensalmente a quantia de R$ 360,00. O cartão do bem social, benefício municipal, que oferece mensalmente a quantia de R$ 100,00.
O projeto feliz idade promove grande integração social e palestras socioeducativas nos encontros semanais que acontecem nos CIC’S – Centro Integrado de Convivências, nos CRAS – Centro de Referencia da Assistência social, unidade de Cantagalo e no centro do idoso. Nessas palestras são abordados temas dos mais variados aspectos como: educação ambiental, saúde, cidadania, etc., fazendo com que seus integrantes sintam-se acolhidos com respeito e dignidade formando um grande ambiente
De Olho em Rio das Ostras conversou com o Prefeito Sabino que falou do empenho da Prefeitura para proporcionar aos idosos condições cada vez mais dignas:
“Há muitos anos Rio das Ostras é o município pioneiro no país a criar o Sistema de Aposentadoria Própria para seus idosos”.
“Temos o Cartão do Bem, Políticas sociais para os idosos que representa mais saúde pra os nossos idosos e nós fazemos isso com muito prazer  porque o idoso é prioridade pra nós de Rio das Ostras”, completou o prefeito Sabino. 
                                                   Caminhada da Primavera
 Ainda como parte da programação especialmente preparada pela Prefeitura marcou o encerramento das atividades deste ano. Segundo os organizadores o encontro também acontece para destacar a importância dos idosos, além de refletir sobre os direitos que essa grande parcela da sociedade tem e precisa ser respeitada.
A Caminhada da Primavera, que faz parte do calendário de eventos do Município, aconteceu neste domingo, dia 09 e apesar do dia cinzento não tirou o brilho da Festa que começou na concentração na Praça Amaro Borges Macabu (Praça da Telemar), na Extensão do Bosque e seguiu até Praça São Pedro, no Centro.
O Grupo da Feliz Idade mostrou porque pra ser feliz não tem idade e não se intimidou com o tempo nublado e o brilho desta animada caminhada transformou um domingo chuvoso num de clima muita festa e convivência destes que ainda tem muito a ensinar a população de Rio das Ostras, ou seja, a arte de viver intensamente e com muita alegria para viver mais com mais saúde.
                            Clique aqui e veja mais fotos do evento


Nenhum comentário:

Postar um comentário