De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

terça-feira, 17 de junho de 2014

Circuito Eco Rural de Cantagalo em Rio das Ostras completa 10 anos!


Ayrton Violento-ANDA Brasil; Carla Ennes-Secretária de Turismo;Marcelo Rocha
Foto:De Olho em Rio das Ostras.
  Neste domingo, 15 de junho de 2014 Rio das Ostras comemorou os dez anos do projeto “Caminhada na Natureza” que se realiza na Zona rural de Cantagalo com um número cada vez maior de participantes.
A prefeitura de Rio das Ostras lançou a  proposta de unir o hábito saudável de caminhar aliado com a apreciação das inúmeras belezas naturais oferecidas pelo município, que não se resume apenas ao mar, mas pela Mata Atlântica e os cultivos desenvolvidos nas propriedades rurais.Em parceria com a ANDA Brasil – Confederação Brasileira de Caminhadas e a ANDA Rio das Ostras  a Secretaria de Turismo celebra a data com mais uma caminhada no Circuito Eco Rural, em Cantagalo.
Desde às oito horas da manhã a Praça Waldemar Alves Barcelos em frente ao Restaurante do Renato um dos mais frequentados da região reuniu um grande número de pessoas que participaram de um grande café da manhã com produtos da região e ali concluíram as suas inscrições confirmando assim suas participações,  como sempre é gratuita e aberta a toda população.

O Circuito Eco Rural de Cantagalo que tem um percurso de aproximadamente 10 quilômetros proporciona aos participantes conhecerem as diversidades naturais locais e conta também com dois pontos de paradas que permitem ao caminhante usufruir dos passeios de charrete e quadricíclo, descida no tobo-água de água natural e conhecer o pesque-solte em uma das propriedades instaladas na estrada.

Os Participantes ainda tem a oportunidade de adquirir produtos durante o trajeto como queijos, doces e geleias fabricados por produtores da própria localidade o que ajuda a impulsionar o comércio local garantindo assim a sobrevivência do homem que tira do campo o seu sustento.

De Olho em Rio das Ostras conversou o responsável pela a ANDA-Associação de Caminhantes de Rio das Ostras Marcelo Rocha que é um entusiasta do Projeto:

“Estamos aí nas caminhadas, completando dez anos desse circuito, junto com a Prefeitura de Rio das Ostras e a ANDA Brasil estamos agregando um número de pessoas cada vez maior fazendo o bem para a saúde, fazendo o bem para o município e além das caminhadas em Cantagalo  nós temos sete circuitos em Rio das Ostras e temos vários em outras cidades também porque nós caminhamos em vários municípios do Brasil e o nosso próximo compromisso será em Vitória no Espírito Santo num circuito de cem quilômetros e levamos o nome de Rio das Ostras para outras cidades e outros estados”-disse Marcelo.

O Presidente da ANDA Brasil Ayrton Violento falou do Circuito Eco Rural de Cantagalo:

“Estamos aqui hoje comemorando os dez anos do circuito Eco Rural de Cantagalo que foi um dos primeiros do estado do Rio de Janeiro e um dos pioneiros do Brasil”

“É muito importante essa integração com os agricultores e seus familiares e Rio das Ostras que é um município pequeno possui apenas 200 kms quadrado tem que ter muita atenção e carinho com os agricultores que moram aqui nessa região”.

“Nada melhor do que promover as atividades do turismo e as caminhadas na natureza com a parceria  Prefeitura de Rio das Ostras e ANDA Brasil para que a gente agregar valores à atividade produtiva”

“Tenho certeza que todo mundo que vem aqui e fica conhecendo o circuito fica encantado com as belezas naturais e com a acolhida dos pequenos agricultores que estão em atividades aqui, seu Evaldo que já é um agricultor peculiar que está sempre conosco, seu Tenda, o Pulinho do Rancho da Pedra, a Sueli da Bromélia e muitos outros que estão no circuito e todo mundo que vem saem encantado”.

“Hoje comemorando os dez anos do circuito deixamos aqui um convite para que todos venham todas as semanas e todos os dias passear e conhecer bem essa região e o circuito de Cantagalo”.

A Secretária de Turismo Karla Ennes, não só contribuiu para o sucesso da caminhada como deu seu contributo caminhando todo o percurso em companhia da Subsecretária Valéria de Carvalho Pinheiro e da Vice Presidente do Rio das Ostras Convention &Visitors Bureau, Paula Coelho falou para o De Olho em Rio das Ostras:

“Bem é muito bom pra gente hoje está comemorando os dez anos do circuito Eco-Rural de Cantagalo, localidade de Rio das Ostras porque foi por aqui que a gente começou esse trabalho de Eco Turismo e turismo rural”.

“A  parceria com a ANDA Brasil veio cada vez mais fortalecendo  criamos outros circuitos e é bacana porque além da gente proporcionar o próprio morador de Rio das Ostras e da região a conhecer  uma coisa diferente da praia , a gente também ajuda no desenvolvimento econômico, os parceiros aqui de Cantagalo  também podem expor seus produtos e temos um pouco de tudo:Produtores de queijo; pessoas que fazem bolo, artesanatos e com isso a gente vai movimentando e nesses dez anos observamos o quanto cresceu Cantagalo”.

“Espero que cada vez mais a gente possa trazer o desenvolvimento para a região e fortaleça a atividade do Turismo Eco Rural e também da agricultura familiar”-Finalizou Karla Ennes.   








                                                        

Um comentário:

  1. Legal!! Já fiz esse trajeto! Vale a pena.. boas lembranças! Quando tiver a oportunidade, quando estiver por essa região, quero fazer novamente. É um ótimo projeto! Muito bem organizado, pessoal animado, alegre. Muito bom!!!

    ResponderExcluir