De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Projeto Rio Serramar e Prefeitura de Rio das Ostras Incentivam o Turismo na Região.

                                                                      Foto:De Olho em Rio das Ostras.
A Câmara Municipal de Rio das Ostras recebeu na noite desta segunda feira, 09 de junho, empresário do setor ligado ao turismo e autoridades para mais um encontro do Projeto Rio Serramar promovido pelo o SEBRAE em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Turismo de Rio das Ostras e Rio das Ostras Convention &Visitors Bureau. 
                                                                              Foto:De Olho em Rio das Ostras.
Na solenidade de abertura, representantes do SEBRAE responsáveis por serviços de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro senhores: Bruno Fernandes, Gestor da Coordenação de Turismo do estado do Rio de Janeiro, Gilberto Soares dos Reis e a Senhora Silvia Romão do SEBRAE Macaé, Agradeceram o apoio recebido por parte do Prefeito Sabino e seu Vice Prefeito Gelson Apicelo, como também a Senhora Carla Ennes e toda sua equipe da Secretaria de Turismo, ao Presidente da Câmara Municipal Vereador Alzenir Pereira de Melo e aos demais vereadores, a ACIRO-Associação Comercial e Industrial de Rio das Ostras na pessoa do seu Presidente Sr. Flávio Poggian, a CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio das Ostras, a Subsecretária de meio ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca de Rio das Ostras, Senhora Alice Guida, Presidente Sra. Patrícia Valverde, Rio das Ostras Convention&Visitors Bereau, Presidente Sra. Paula Meirelles, Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares de Rio das Ostras, Sr. Rodrigo Peleteiro, os agradecimentos foram destinados a todos os empresários do setor de turismo e convidados em geral de Rio das Ostras e do distrito de Macaé, Sana, região que tem recebido grande apoio do Projeto Rio Serramar.    
                                                                             Foto:De Olho em Rio das Ostras.
Ocuparam o local de honra além da equipe do SEBRAE, a Secretária de Turismo Carla Ennes a subsecretária Valéria de Carvalho Pinheiro, o Dr. Aldem Vieira, Chefe de Gabinete e representante do Prefeito Sabino no evento e o convidado do SEBRAE o ex Prefeito da Cidade de Gramado no Rio Grande do Sul e principal palestrante da noite Sr. Pedro Bertolucci.
 A Senhora Ana Julião e o Senhor Manuel Julião foram os responsáveis pela a Produção do encontro dando o apoio necessário para o sucesso do mesmo.

                                                                              Foto:De Olho em Rio das Ostras.

O “projeto Rio-Serramar” tem o objetivo de estimular o turismo entre as cidades fluminenses do Litoral (Niterói, Arraial do Cabo, Búzios, Rio das Ostras e Macaé) e da Serra (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis).
Um dos grandes desafios do “Projeto Rio Serramar” é incrementar alianças do Turismo envolvendo o poder público, iniciativa privada.
 Em Rio das Ostras isso está se tronando uma realidade porque o SEBRAE tem contato com o apoio de entidades representativas da região que tem acreditado e Apoiado o Projeto no sentido de diagnosticar, capacitar, formatar e promover roteiros.
Visando incentivar o Turismo de Rio das Ostras, o SEBRAE convidou um palestrante de peso, o ex Prefeito de gramado Sr. Pedro Bertolucci, que conseguiu com muito trabalho e o apoio da iniciativa privada colocar a cidade no terceiro destino mais visitado do Brasil.
 O objetivo deste encontro é fortalecer os pequenos negócios da cadeia produtiva do turismo no entorno da Estrada Serra Mar, tornando essa área num dos principais polos de atração turística do Brasil.                                                                    

                                                                               Foto:De Olho em Rio das Ostras.

Sob o tema: “Uma Grande Oportunidade para o Futuro da sua Cidade” o ex Prefeito de uma das mais belas cidades brasileiras mostrou exemplos práticos para transformar uma cidade ou região num local para atraente do ponto de vista turístico.

O primeiro passo é sair da zona de conforto e ousar.  “Acolher o turista é o ponto principal, por isso oferecemos muitos cursos de capacitação ao trade turístico e investimos fortemente em eventos. Nosso ‘Natal Luz’, por exemplo, começou com uma procissão de lanternas, no ano seguinte demos um passo a mais e hoje é o evento de sucesso que vocês já conhecem. Aqui vocês já têm o Festival de Jazz & Blues que é um exemplo de evento reconhecido pela qualidade artística e cultural”, contou.

Pedro Bertolucci citou um conjunto de medidas que podem contribuir para que uma cidade se torne um ponto turístico e pra isso o governo e o povo precisam se aplicar para transformar esse sonho em realidade como, por exemplo: Explorar os produtos locais, como frutos do mar, artesanato etc, o clima privilegiado como é o caso de Rio das Ostras além de suas belas praias e reforçar a sua rede hoteleira, de restaurantes e de infraestrutura em geral sempre valorizando a mão de obra qualificada e priorizando o treinamento dos profissionais da cadeia produtiva e promoção de eventos regionais e de nível internacional como é bom exemplo do já citado Rio das Ostras Jazz&Blues Festival.

Esses são alguns dos exemplos que fizeram de Gramado um dos principais pontos turísticos do Brasil além de está entre as dez cidades brasileiras que oferece o melhor atendimento de saúde, receber o título de “Top de Marketing ADVB na categoria serviços públicos, Prefeito Empreendedor regional e nacional, pelo o SEBRAE, a primeira e única cidade à receber o certificado ISSO 9001, o terceiro maior destino turístico do Brasil recebendo por volta de cinco milhões de visitantes ao ano.                                                                                  
                                                                            Foto:De Olho em Rio das Ostras.

De Olho em Rio das Ostras perguntou ao palestrante que recado ele quer deixar para Rio das Ostras desenvolver melhor o seu turismo:  
                                                                    
                                                                     Foto:De Olho em Rio das Ostras.
 De Olho em Rio das Ostras falou com a senhora Silvia Romão do SEBRAE Sobre a extensão do Projeto Rio Serramar:

                                                                  Foto:De Olho em Rio das Ostras.
Perguntamos a Secretária de Turismo senhora Carla Ennes sobre a Importância de encontros desse gênero para o setor:
                                                             Foto:De Olho em Rio das Ostras.
De Olho em Rio das Ostras conversou com o Chefe de Gabinete e representante do Prefeito Sabino no encontro Dr. Aldem Vieira sobre o que mais marcou a visita do ex Prefeito de Gramado:


                                      Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Um comentário:

  1. Prezado Sr. Edigarde, obrigada pela sua presença e cobertura deste evento promovido pelo SEBRAE, pela Prefeitura de Rio das Ostras e demais parceiros. A palestra de modo geral, foi muito bem avaliada pelo público presente.

    ResponderExcluir