De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Rio das Ostras Comemora o Sucesso do II Encontro da Cidade com a Ciência!

  A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o Apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e várias Secretarias realizou na manhã desta quinta, dia 22 abertura do “II Encontro da Cidade com a Ciência” na Câmara dos Vereadores que contou com presença de dezenas de alunos do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (IMERO) e do Colégio Jacintho Xavier Martins, dos Secretários: Nivaldo Talon de Meio ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca, da Subsecretária Alice Guida; Paulo Cesar Viana, Segurança Pública; Edson Luz Pereira, Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Professores e cidadãos riostrenses dos mais diversos segmentos.

Compuseram a mesa de honra: O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Mário Luiz de Almeida, que destacou: “Esse encontro com a Ciência vai trazer pra voce a possibilidade de abrir novos horizontes que às vezes voce acha que não tem condições de alcançar e se voce está aqui voce tem essa possibilidade.” Disse o Secretário aos estudantes presentes; A Subsecretária de Ciência, Tecnologia e inovação Professora Nelma Ferreira que na abertura do evento falou sobre o Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa - PROINPE. "O Prêmio é um incentivo aos Professores da rede pública de ensino do município com o objetivo de estimular o pensamento científico”. -disse a Subsecretária; o Conferencista José de Augusto Abreu Aguiar, assessor pedagógico do Instituto Nossa Senhora da Glória da Unidade de Macaé, iniciou o Encontro com a palestra “Sabedoria e conquistas para o desenvolvimento da Humanidade.”

Para o professor, a Ciência não pode ser vista como um saber atrelado aos avanços tecnológicos. “Cometemos o grave erro de separá-la de nosso cotidiano. Todo conhecimento produzido por intermédio de nossa relação com a natureza é Ciência, em todos os níveis. Uma cidade voltada para o conhecimento deve repensar seu projeto de Educação, precisa sair da zona de conforto. As próximas gerações serão fundamentais neste processo”, enfatizou;

O ex-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Cícero Mauro Fialho Rodrigues destacou os avançados tecnológicos ocorridos nos últimos anos,

“Vivemos num mundo cada vez mais dinâmico. As transformações foram assustadoras e precisamos nos preparar. Hoje vivenciamos um crescente movimento de interiorização das universidades no país e Rio das Ostras não foi exceção. Vamos renovar a vontade de descobrir o mundo”, ressaltou.

O Chefe de Gabinete e representante do Prefeito Sabino no evento, Dr. Aldem Vieira, fez uma breve reflexão sobre a influência da Ciência em nossas vidas: “Desde que acordamos e gente viu ciência, a gente tem contato com a ciência quando acendemos a luz, escovamos os dentes, usamos o transporte para nos locomovermos, então tudo é ciência e ela é participativa em nossas vidas.”-Destacou Dr. Aldem; A Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora Eronei Leite, Que se entusiasmou com a alegria dos estudantes no Museu da Ciência instalado na Mariléa: “Acabo de receber mensagem do delírio dos alunos no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour, com o encantamento desse encontro com a Ciência, lá eles estão tendo contato com laboratórios, experimentações, vivências que muitas escolas saem daqui de Rio das Ostras de ônibus fretados para excursões ao Rio de Janeiro para terem uma oportunidade como essa e o município nos proporcionou tudo isso nesse encontro” - Vibrou a Secretária.


Com o objetivo de contribuir para a popularização da ciência de forma ativa, buscando o envolvimento pessoal, a curiosidade, o uso dos sentidos, mas, sobretudo despertar o interesse pela ciência a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação realizou com muito sucesso o II Encontro da Cidade com a Ciência que contou com um público recorde no Museu da Ciência que recebeu aproximadamente seis mil visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer o projeto “Ciência Móvel” do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), museu itinerante que viaja em um caminhão e leva exposições, jogos, atividades interativas, multimídias e outras ações para diversas cidades da região Sudeste. Em Rio das Ostras, a unidade recebeu alunos das redes públicas municipais, estaduais e de escolas particulares.  

Os grupos estavam espalhados nas diversas atividades trazidas pelo museu: microscópio, mostra de insetos, orelha, olho, ilusão óptica, jogo da memória, pilha humana, bicicleta geradora de energia, mostra de vídeos entre outros, mas a principal atração foi o Girotec, nele o visitante gira em todas as rotações. Trata-se de um instrumento utilizado pela NASA, na década de 60, para simular o efeito da gravidade.
 Instituições como a APAE também estiveram presentes no evento. Antonio Cesar da Costa, permissionário do transporte alternativo Cooper Enseada, levou seus netos para conhecerem o Ciência Móvel e contou como foi a experiência: "Adoramos!!!"
 
Vanessa Luzente com parte de sua equipe           Foto Divulgação
De Olho em Rio das Ostras conversou com a Senhora Vanessa Luzente Coordenadora do evento que se declarou satisfeita com o resultado do esforço que a Prefeitura e a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação fizeram para trazer esse aparato técnico para o II Encontro da Cidade com a Ciência:
“Os participantes tiveram a oportunidade de assistir Palestras sobre o assunto, participar de discussões e interagir com a exposição do Ciência Móvel/Museu da Vida da FIOCRUZ”. 
"Este é o segundo Encontro e notamos que há um interesse da população em participar deste tipo de evento"
"O grande barato aqui é perceber a ciência como fonte de prazer e de conhecimento ao mesmo tempo." Declarou Vanessa Luzente. 

Nesta sexta-feira, dia 23, aconteceu também na Câmara Municipal no início da noite uma Mesa-Redonda de debates para a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com os temas “Participação e Controle Social”, com o coordenador do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras, Renê Dutra; “A função dos Conselhos Municipais”, da professora Ivânia Ribeiro; e “Rio das Ostras e a Iniciação Científica - PROINPE”, com a Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras, Nelma Ferreira.   
Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa - PROINPE, estimulará professores e pesquisadores do Município ao premiar os melhores trabalhos apresentados.
As inscrições para o Prêmio irão até 02 de junho. "Vamos premiar os melhores Projetos de Pesquisa, que serão analisados por Professores especialistas." Incentivou a Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação. 
                                               Foto De Olho em Rio das Ostras
De Olho em Rio das Ostras pediu para a Subsecretária Nelma Ferreira traçar um paralelo entre o Primeiro Encontro no ano passado com o II encontro da Cidade com a Ciência deste ano:
 “O primeiro Encontro da Cidade com a Ciência que realizamos no ano passado nós reunimos todas as pessoas interessadas de diversos seguimentos, nos reunimos em oito grupos que se transformaram em seis grupos e esses grupos discutiram e apontaram o que eles queriam. Então nós estamos seguindo esses passos e já realizamos algumas coisas e uma dessas coisas é o que está acontecendo hoje quando estamos chamando a cidade para discutir o Conselho Municipal de Tecnologia. Então esse segundo evento é para dar continuidade às determinações do Primeiro encontro.”-Concluiu a Subsecretária.   
 
                                                 Foto-De Olho em Rio das Ostras
De Olho em Rio das Ostras perguntou a Secretária de Ciências, Tecnologia e Inovação Eronei leite quais as mudanças observadas por ela com relação primeiro encontro:

“A maior diferença é que o evento que promovemos em maio do ano passado o I encontro da Cidade com a Ciência foi um lançamento de uma questão na verdade, uma pergunta: O que voce pensa sobre a Ciência, o que voce quer que a Ciência faça pela a sua cidade?”
“A Ciência existe ela está presente em todas as coisas, mas é preciso que se tenha consciência disso.”
“A cidade respondeu muito bem desde o primeiro encontro a essa chamada ela Compareceu ao II encontro e cerca de trezentas pessoas estiveram presentes à Câmara Municipal na abertura”
“No dia seguinte tivemos uma participação maciça da sociedade organizada ou não, em todo encontro, trabalhos de grupos, encaminhamentos de propostas que nós encaminhamos aos Secretários porque nem sempre eram destinados a nossa Secretaria, mas a cidade como um todo independente da Ciências e Tecnologia , tem que ser feito por outras Secretarias e por isso encaminhamos as propostas na medida do possível possam ser desenvolvidas”
“Esse ano com mais tempo de casa e um amadurecimento maior nós inovamos, porque nós trouxemos não só os encontros, as palestras, mas nós trouxemos também o Museu da vida com o Projeto Ciência Móvel que durante todo o evento esteve sediado no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour na Mariléa e contou com a participação dos jovens estudantes das Escolas Públicas Municipais e Estaduais também dos estudantes das Escolas particulares pelo menos seis mil pessoas passaram pelo o Museu nesses dois dias.” Finalizou a Secretária Eronei.   

      O Encontro também servirá como preparação para a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2014”, que acontece entre 13 a 19 de outubro, e tem como tema principal  “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. Em todo o País, serão estimuladas atividades de divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao assunto.

                                     Para ver mais fotos do evento clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário