De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

domingo, 15 de setembro de 2013

Ministro Crivella elogia o Programa Saúde do Pescador de Rio das Ostras e Pretende Levar para todo o Brasil


Rio das Ostras sedia o lançamento do programa Saúde do Pescador.
  

Pescadores de diversas colônias do Estado, autoridades e especialistas do setor se reuniram para o lançamento do Programa Estadual de Saúde e Segurança do Pescador nesta sexta, 13, em Rio das Ostras. O prefeito Sabino recebeu o ministro Marcelo Crivella e o secretário estadual da Pesca, Felipe Peixoto, para dar início ao Programa, que foi elaborado a partir da experiência bem-sucedida do projeto de saúde dedicado ao pescador implantado pelo Município em junho deste ano.
Presenças- Prestigiaram o lançamento do Programa, além de pescadores de cidades como São João da Barra, São Fidélis  Paraty, Campos, autoridades, como o vice-prefeito Gelson Apicelo, o presidente da Câmara Municipal, Alzenir Mello, o presidente da colônia Z-22, Abraão de Souza, representantes do Ministério do Trabalho, Marinha, Fiperj, Fiocruz, Petrobras, além de vereadores de Rio das Ostras e de outros municípios e secretários de governo.

Quando foi abordado pelo “De Olho em Rio das Ostras” o prefeito Sabino não escondeu a satisfação de ter sido o pioneiro e falou com orgulho do programa:


"De Olho em Rio das Ostras" conversou também com Ministro da pesca e agricultura Marcelo Crivella que elogiou o empenho da Administração Municipal em valorizar a pesca e o pioneirismo da prefeitura na criação de um projeto de saúde específico para os pescadores e pretende levar o programa para o resto do país:


Secretário de desenvolvimento Regional, abastecimento e Pesca o Sr. Felipe Peixoto também reconheceu o empenho da administração municipal para tornar esse programa uma realidade:
“Quero agradecer aqui a esse amigo e companheiro defensor da pesca que é o Sabino é deputado, posso falar assim, que mais brigou pela pesca”.
“Quando eu fui escolhido como secretário de desenvolvimento regional de abastecimento e pesca na verdade quem tinha que assumir essa secretaria era o Sabino que sempre brigou pelo os pescadores do estado foi o Sabino, mas ele tinha outra missão que era a disputa pela prefeitura dessa linda cidade de Rio das Ostras, assumiu a prefeitura e tá permitindo a gente lançar aqui esse lindo projeto que é o Saúde do Pescador”
“Eu estive aqui há uns quatro meses atrás ministro Crivela conversando com o prefeito Sabino, conversando com o meu amigo do PDT o vice-prefeito Gelson Apicelo e com a Dra. Ana Cristina secretária da saúde do município  e aí a gente começou a conversar sobre a oportunidade de  desenvolver um trabalho que seria um apoio a segurança e a saúde do pescador e quando ele me contou dessa intenção eu fiquei tão encantado com a proposta que eu disse: Sabino eu não quero isso só pra Rio das Ostras não eu quero lançar um programa estadual de saúde e segurança do pescador e mais quero que o lançamento do programa seja feito em Rio das Ostras como forma de prestigiar e valorizar um prefeito que briga muito pelo o pescador”
“Esse programa que estamos lançando hoje aqui com o apoio da Fiperj sem dúvida nenhuma vai marcar história no Rio de Janeiro como a primeira ação concreta de apoio ao pescador”
                                                 
O Sr. Abraão Mendes Souza representando todos os presidentes das colônias de pescadores e também do nosso município quebrou todos os protocolos da solenidade e fez duras acusações a todas as autoridades presentes, ausentes e até ao seu ex-patrão o ex prefeito Carlos Augusto,  ou seja ele só não reclamou de Deus.

 O prefeito Sabino com muita diplomacia respondeu as acusações:
Depois da saudação habitual a todos, o prefeito enalteceu o trabalho da secretária municipal de saúde Dra. Ana Cristina Guerrieri a qual foi efusivamente muito aplaudida por todos pelo o trabalho árduo de revigorar a saúde de Rio das Ostras e citou também o secretário de ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca sr. Nivaldo Talon e fez uma justa homenagem a Renato Paes Leme que o ajudou a tornar-se o deputado da pesca do estado do Rio de Janeiro, saudou a equipe da prefeitura representada aqui pelo o vice prefeito Gelson Apicelo que é também o nosso secretário de Serviços públicos  saudou o presidente da colônia de pescadores de Rio das Ostras Abraão Mendes e deixou um abraço carinhoso a todos os representantes das colônias de pesca, associações, cooperativas e a todas as mulheres pescadoras do estado do Rio de Janeiro e declarou e abriu o coração:”Amo todos voces”.
Deu início ao seu discurso fazendo uma alusão a Catarse (citação ao teatro Grego) que nada mais é do que um “herói” trágico que passa da "Felicidade" para a "Infelicidade" por alguma desmedida sua para atingir a catarse e merecer a piedade do povo e foi assim que o prefeito Sabino retrucou a todas as acusações não só a ele, mas a todas as autoridades proferidas pelo o Presidente da Colônia de Pesca de Rio das Ostras Sr. Abrão: “
“O companheiro Abraão fez aqui uma “catarse” aliviou a alma limpou o seu coração e falou o que bem entendia e quem fala o quer pode ouvir o que não quer”
“O companheiro Abraão pago pela prefeitura de Rio das Ostras durante anos para desenvolver a pesca nessa cidade deveria o Sr.Abraão aqui aproveitar essa oportunidade, não para dizer o que o prefeito não deixou que ele fizesse e sim para dizer o que ele fez e ele não fez nada pela pesca em Rio das Ostras, nada, nada e nada.”
“Eu posso garantir aqui olhando nos olhos de voces eu fiz, eu produzi, eu realizei eu concretizei, a minha atuação é definidora para a pesca no estado do Rio de Janeiro tão definidora que hoje o estado do Rio de Janeiro tem hoje uma secretaria de desenvolvimento e pesca humildemente falando graças ao Sabino de origem pobre, humilde e filho de pescadores”.
Não vou aqui ser humilde a ponto de não lembrar o meu trabalho e o meu prestígio que levou setenta deputados estaduais a votar uma proposta minha tres vezes no plenário no parlamento fluminense e ao governador depois de muitas conversas a entender as necessidades  da pesca ter a sua própria secretaria ter o seu próprio espaço”
“Como Prefeito assinei o primeiro convênio relatado pelo o Sr Abraão que possibilitou a colônia de Rio das Ostras a se organizar, se registrar e existir hoje.”
“Fui o prefeito que aluguei a sede que a prefeitura anterior ocupava da colônia de pescadores sem pagar um centavo e por considerar injusto, convidei o presidente e disse: A prefeitura tem o dever de pagar o aluguel para que a colônia possa trabalhar com esse recurso comprar equipamentos”.
“Como prefeito comprei um barco para proteger a vida dos trabalhadores no mar dos pescadores, para proteger o ambiente da pesca, para prender arrastões, equipamentos inadequados que degradam e depredam o meio ambiente que alimenta a vida dos nossos trabalhadores.
“Eu sei Abraão do carinho, da amizade e da consideração que a grande maioria de irmãos e irmãs pescadores de Rio das Ostras tem por mim, não como prefeito, não como político, mas sobretudo como filho de pescador como filho, como irmão e como amigo e estou aqui pra honrar a minha origem de filho de pescador, de filho de pescadora que ama essa terra que sabe muito bem o que significa a pesca”.
Sabino fez questão de mostrar ao Ministro Crivela da pesca o brasão da cidade de Rio das Ostras que tem um peixe como um dos símbolos e citou o hino que nos seus versos de beleza ressalta e de reconhecimento: “O Pescador Simbolizando a nossa gente”.
Senhor Ministro Crivela essa terra é reconhecida e agradecida aos seus fundadores, bravos pescadores de Rio das Ostras e passou a palavra ao Ministro Marcelo Crivela:
“Que satisfação ver a paixão com a qual o prefeito Sabino fala sobre a pesca e os pescadores desta cidade. O projeto de Rio das Ostras é muito bom, uma ótima ideia que quero levar para todo o Brasil”, disse o ministro.
 O Ministro Crivela se dirigiu ao Sr Abraão e falou como um irmão mais velho: “Quando agente alega conhecer profundamente um assunto , mais à frente, a gente tem que reconhecer uma vasta ignorância, porque na vida pública as acusações são fáceis a gente ver comunicado na imprensa o tempo todo, mas elas nas maioria das vezes se constituem em injúrias, calúnias que não constroem o Brasil dos nossos sonhos”.
“Os políticos são ridicularizados, subalternizados, suplicados mas eles são esses homens dotados desse raro dom que é de conduzir nesse dilúvio de ódio e paixões o nosso povo as soluções pacíficas nas controvérsias.”
“O povo não coloca no poder os primeiros colocados nas universidades, os empresários mais ricos, os artistas mais talentosos, o povo vai buscar casa de um pescador humilde no filho de uma viúva um líder que eu tenho orgulho de está ao lado dele aqui hoje, o prefeito Sabino”.
Crivela fez uma oração a todos os pescadores e a dedicou ao Sr. Abraão:
“Então Abraão, quando o pescador for pra bem longe no mar que Deus ajude a voltar. e que Deus o proteja do frio, das ondas quando o vento forte sopra,quando o pescador sair pra pescar que e rede que ele lançar traga peixe pra comer, pra vender, repartir se um pobre com fome encontrar.
Quando um pescador sair pra pescar que haja fartura nas águas pra compensar a sua família da sua ausência do lar.que é o preço mais alto que o peixe lhe obriga a apagar que Deus o ajude a voltar.
Quando o pescador sair pra pescar que o Criador lhe proteja da maresia da alma e da melancolia do mar e que ele tenha força e alegria quando um outro pescador em seu lugar sair pra pescar.
Foi Deus Abraão quem te fez pescador, tua alma e o mar se uniu.
Voce pensa que é o dono do mar, mas o mar é que é dono de ti.
Que Deus abençoe os pescadores! “.


                                          Clique aqui para ver mais fotos do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário