De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sábado, 6 de dezembro de 2014

Rio das Ostras recebe prêmio nacional de Cidade Sustentável

Reconhecimento destaca gestões municipais voltadas à qualidade de vida e desenvolvimento sustentável
                                                                      Foto:SECOM
Rio das Ostras recebeu o prêmio de Cidade Sustentável, em uma cerimônia realizada na quarta-feira, dia 3, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Mais de 273 cidades aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis e, na premiação, o Município ficou em terceiro lugar entre os de médio porte. O Prêmio reconhece as Prefeituras que se destacam na promoção de programas voltados à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável. Entre todas as categorias, Rio das Ostras foi a única representante do Estado do Rio de Janeiro premiada.
O Programa Cidades Sustentáveis é promovido pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Rede Nossa São Paulo e Instituto Ethos, com objetivo de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
Rio das Ostras competiu com municípios brasileiros entre 101 mil e 500 mil habitantes. A cidade ficou com a terceira colocação, atrás somente de Canoas (RS), em primeiro, e Santos (SP), em segundo lugar. Ao todo, 12 cidades foram premiadas: as três primeiras colocadas nas categorias cidades pequenas, médias e grandes e metrópoles.
“Reconhecendo a importância do Programa, assinei a carta compromisso em 2012, ainda como candidato a prefeito de Rio das Ostras. Esse prêmio mostra que mantivemos o nosso compromisso com as metas de desenvolvimento sustentável da nossa cidade e com a melhoria contínua de nossos indicadores”, contou o prefeito Sabino.
 A premiação avaliou 100 indicadores básicos, como por exemplo, área verde por habitante, distribuição de renda, número de unidades culturais, de conselhos municipais, índice de crianças na escola, de desemprego e de desnutrição infantil.
A análise também levou em conta a criação de novos indicadores, específicos do Município. Rio das Ostras destacou-se por critérios como desenvolvimento de setores como Turismo, Educação, Cultura, Assistência Social e Mobilidade Urbana.
A metodologia utilizada na avaliação e classificação dos municípios envolve, entre outros critérios, a qualidade e confiabilidade dos dados fornecidos, a série histórica de acompanhamento das metas e a transparência nas informações publicadas.
 O Programa Cidades Sustentáveis disponibiliza aos municípios um espaço em sua página para que as Prefeituras possam incluir seus dados e atualizar seus indicadores. O observatório cumpre uma dupla função: é fonte de informação para o planejamento, gestão e tomada de decisão da administração pública, assim como é ferramenta que promove a transparência, o acompanhamento e a fiscalização para toda a sociedade, além de contribuir para o fortalecimento da democracia.
Os dados de Rio das Ostras estão disponíveis na página principal do Portal da Prefeitura e no site do Programa http://indicadores.cidadessustentaveis.org.br/br/RJ/rio-das-ostras
CIDADES SUSTENTÁVEIS - O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem atingidas pelos municípios.

Um comentário: