De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

No Dia da Padroeira Rio das Ostras Inaugura Centro de Educação Ambiental e Bicicross.



Como acontece todos os anos desde seu primeiro mandato o Prefeito Sabino costuma comemorar o Dia da Padroeira de Rio das Ostras Nossa Senhora da Conceição inaugurando alguma obra para a cidade e desta vez nesta segunda feira dia 08 de dezembro o cenário foi a beira do Rio das Ostras, mais precisamente na avenida linda em Nova Esperança quando foram inauguradas mais duas obras, uma delas serve de conscientização da comunidade quanto à preservação ambiental, o  Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras – CEDRO, a outra uma pista de Bicicross que servirá para futuros desafios da modalidade que a cidade promoverá e para performance da garotada riostrense.
O Centro de Educação Ambiental, CEDRO como foi batizado recebeu o nome de Leandro Sarzedas, um homem que dedicou sua vida ao ensino e como militante político deixou marcas positivas em Rio das Ostras, principalmente em questões ligadas ao meio ambiente, com efetiva participação na elaboração de projetos com preocupação ambiental.
O homenageado professor chegou a ser nomeado secretário do Ambiente do Município, mas faleceu no início de 2013.
Para a Cerimônia de inauguração foram convidados à ocupar o local de honra os familiares do homenageado Leandro Sarzedas, seu pai o ex-vereador Hélio Sarzedas; Sua Mãe, Sebastiana Faria, Sarzedas; As irmãs: Silvana Faria Sarzedas e Hellen Faria Sarzedas além de autoridades do município: Eduardo Almeida, Diretor de mobilidade urbana e membro da federação de ciclismo; Natalia ferreira cunha, Coordenadora do  CEDRO; Rafhael thuim, Subsecretário de Esporte e Lazer; Alberto Moreira Jorge (Betinho), Secretário Municipal de Esporte e Lazer; Magno da Mata, Secretário Municipal de Serviços Públicos; Andréa Machado, Secretária Municipal de Educação; Nivaldo Talon, Secretário Municipal de Meio ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca; Vereador Eloi Dutra, Representando o Presidente da Câmara Municipal Vereador Nini e seus colegas , o Vice Prefeito Gelson Apicelo e o Prefeito Sabino.
Presentes também a Cerimônia diversos Secretários: Wayner Fajardo, de Obras; Paulo Cesar Viana, de Segurança Pública; Edson Luiz Pereira, de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Eronei Leite, Ciência, Tecnologia e Inovação; João Batista Esteves, Fazenda; Carla Ennes, Desenvolvimento Econômico e Turismo, os Subsecretários: Rosenildo, Bem Estar Social; Dalva Fragoso, Educação; Sheyla Senis, Comunicação, Servidores públicos municipais, população do bairro e representantes de Associações de moradores. 

 O Coral Som da Pessoa abrilhantou a Cerimônia de inaugurações executando músicas do cancioneiro nacional com temas ligados ao meio ambiente.
O Município de Rio das Ostras tem como princípio a preservação de suas bacias hidrográficas, restinga, fauna e flora, por meio de áreas protegidas.
Criado pela lei municipal 1869/2014, o Centro de Educação Ambiental, CEDRO, foi desenvolvido pela secretaria do ambiente, sustentabilidade, agricultura e Pesca com o objetivo de divulgar a Educação e preservação ambiental na cidade, mobilizando comunidade, estudantes, instituições filantrópicas e ONGs.
 Os principais temas serão a sustentabilidade, os impactos ambientais no nosso município e as questões ligadas a destinação adequada de resíduos sólidos, o local servirá Como centro de monitoramento e informação sobre as bacias hidrográficas, fauna e flora da região.
O CEDRO exibe neste mês a mostra “Darwin Now: vida e obra de Charles Darwin”. A exposição é composta por 17 painéis ilustrados com textos que revelam a vida e a obra de Darwin e o impacto de suas ideias sobre a Evolução das Espécies em toda a sociedade. 
A mostra é a contribuição do British Council (Conselho Britânico) para celebrar o bicentenário de nascimento do naturalista britânico e ao 150º aniversário da publicação de seu livro “A origem das espécies e a seleção natural”, no qual ele expõe os princípios de sua Teoria da Evolução das Espécies.
 De acordo com a bióloga e coordenadora do CEDRO, Nathália Ferreira, o espaço vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h para visitação gratuita. Em breve, um telefone será disponibilizado para agendamento de grupos. O e-mail eariodasostras@gmail.com  já está disponível para contato e outras informações.
Mais dois centros estão em fase de conclusão, sendo um em frente à sede da Prefeitura, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Iriry, e outro no Parque Municipal, em Mar do Norte.

Quando fez uso da palavra o Secretário de Meio ambiente, sustentabilidade, agricultura e pesca Nivaldo Talon falou de como e quando começou o Projeto e fez vários agradecimentos:
“Cumprimento o Sr. Hélio Sarzedas, o Vice Prefeito Gelson Apicelo e o Prefeito Sabino e aproveito para agradecer a colaboração com esse projeto:O sempre incansável Magno da Mata, Secretaria de Serviços Públicos, Andréa Machado, Educação; Cosme dos Santos Fundação Rio das Ostras de Cultura , Rose da SEMBES  e a todos que colaboraram e dizer que nunca devemos desistir de nossos sonhos”.
 “Esse Projeto é um sonho antigo que veio desde a primeira gestão do Prefeito Sabino, ele que sempre pensou em meio ambiente e preservação ambiental e eu me lembro que no ano de 2002 para 2003 nós começamos a recuperar os nossos manguezais e nós naquela época desenvolvemos um Projeto muito conhecido em todo nosso país”.
 “Eu fico muito feliz depois de muitos anos estar inaugurando esse Centro de Educação Ambiental junto com essa equipe maravilhosa do governo”.
Nivaldo falou ao De Olho em Rio das Ostras:

Em seu discurso o Vereador Eloi Dutra enalteceu as qualidades do Homenageado e do seu pai que foi Vereador que servem de bom exemplo:
“Leandro Sarzedas com que eu tive o prazer de trabalhar um bom tempo e sei o esforço desse jovem rapaz em prol da nossa cidade, por isso acho mais do que justa esta homenagem”
“Deus quis, quando colocou o Nivaldo à frente da Secretaria que eu estivesse agora na Câmara dos Vereadores e fosse um dos signatários desse Projeto de lei abraçado de imediato pelo o Prefeito Sabino”
“Eu gostaria de falar o nome de todos os signatários, como o Hélio Sarzedas pai do Leandro já esteve naquela Casa Legislativa sabe como funciona e foi um prazer ver a votação por unanimidade que foram eles: Esse Vereador que aqui vos fala e meus colegas de bancada: Cemir,Robinho; Ademir, Aluísio Viana; Nini; Misaias e Derlan, foram esses oito Vereadores signatários desse Projeto de Lei que teve aprovação de toda Casa Legislativa, então é mais do justa essa homenagem ao Leandro que a gente tratava tão carinhosamente e é uma honra está diante do seu pai esse homem que é Helio Sarzedas, Político para servir de exemplo  para todos os que estão e os que virão, muito obrigado e é muito justa essa homenagem”.Salientou o Vereador Eloi Dutra.
O prefeito Sabino destacou a necessidade de uma atuação permanente do Poder Público para a conscientização da população:
 “A sociedade tem o direito de escolher que tipo de progresso deseja para sua cidade. Em Rio das Ostras queremos um progresso com sustentabilidade, mas, para isso, temos que contar com o apoio da população, especialmente dos jovens”.
Sobre o Prêmio Sustentabilidade que Rio das Ostras recebeu disse:
“Temos muito orgulho de ser o único município do Estado a receber este prêmio tão importante. Isso é nossa filosofia, nossa missão como administração pública. Investir em esporte, educação e na juventude também é investir em meio ambiente”.

                              O Prefeito Sabino falou para o De Olho em Rio das Ostras:
A primeira pista de Bicicross de toda Região do Estado do Rio de Janeiro Homenageia o professor Mauro Bastos, que foi um dos grandes entusiastas do esporte e meio ambiente em nossa cidade é uma das duas únicas homologadas pela Federação no Estado e a maior para a prática exclusiva de Bicicross.


Com a criação da pista, em breve a Prefeitura irá desenvolver um projeto dessa modalidade para a garotada riostrense. Essa é mais uma iniciativa alinhada ao Projeto Rio das Ostras Cidade Bike, que tem o objetivo de disseminar o ciclismo como esporte, opção de lazer e de mobilidade urbana no Município.
                                  Clique aqui e veja mais fotos do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário