De olho em Rio das Ostras-RJ

De olho em Rio das Ostras-RJ
Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Secretário de Obras de Rio das Ostras Wayner Fajardo “Um Engenheiro que Coloca as Mãos na Massa”

                                                                            Foto:De Olho em Rio das Ostras.
      *Rio das Ostras Cidade-mãe de quem nasce ou de quem vem pra ela... e foi assim que Wayner Fajardo o engenheiro, professor, gestor e atual secretário de Obras do município de Rio das Ostras foi acolhido por ela desde quando a conheceu há 35 anos atrás quando por aqui veraneava com seus familiares e a escolheu para morar há 15 anos e sabe reconhecer o amor que recebeu de *Rio das Ostras cidade-Pérola mais bela.(*trechos do Hino a Rio das Ostras)

Coragem e determinação e conhecimento não faltam ao Fajardo como é mais conhecido, esse engenheiro formado há 25 anos que conquistou o primeiro lugar no primeiro concurso público do município em 1997 e trás na bagagem a experiência que faz dele um executivo com um currículo invejável para uma missão árdua que é acompanhar o desenvolvimento de uma cidade que cresce numa velocidade assustadora e que passa por uma fase em que o município enfrenta problemas de perda de receita devido à queda na produção do petróleo que gera os royalties e ao mesmo tempo tem o compromisso de atender as necessidades de uma população em crescimento galopante Oferecendo cada vez mais melhores condições mesmo com a redução do orçamento que a atual situação impõe.

Para essa tarefa foi escolhido o Mestre em engenharia civil, pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Controladoria, pela Universidade da Grande Rio; Executivo em Gestão Pública com MBA, na Universidade Veiga de Almeida; Auditor Contábil, pela Universidade da Grande Rio e com Especialização em Administração de Empresas pela Universidade da Região de Joinville-SC.

Trabalhador incansável Fajardo já havia dado uma boa contribuição ao nosso município quando ocupou o cargo de Subsecretário municipal, obras, Serviços Públicos na gestão anterior do Governo Sabino e foi também Secretário municipal de Urbanismo e obras no governo nos últimos dois anos do ex prefeito Carlos Augusto.
                                                                        Foto:De Olho em Rio das Ostras.
    De Olho em Rio das Ostras foi até o seu gabinete de trabalho com o objetivo de fazer um balanço desses dez meses do engenheiro Fajardo à frente da Secretaria de Obras do município e fomos informados das mudanças pela as quais passaram a secretaria como nos explicou o bem articulado executivo:
“No atual governo Sabino, a secretaria passou por uma reestruturação total visando uma melhoria dos procedimentos, diminuindo a burocracia e aumentando a eficiência”.

“Nessa esteira a secretaria de obras atinge neste momento uma maior agilidade na prestação de serviços, de aprovação de projetos particulares e no Desenvolvimento de projetos básicos de infraestrutura urbana, bem como dos imobiliários públicos com qualidade e custo benefício equilibrado” .

“Em total sintonia com as demais secretarias do município vem desenvolvendo projetos urbanísticos e de infraestrutura urbana para atender as necessidades da cidade tendo como premissa a sua identidade turística e da população em geral garantindo projetos eficientes no que diz respeito às normas técnicas de engenharia e acessibilidade”.

Perguntamos ao secretário Fajardo como é possível manter o ritmo crescente das obras com a qualidade que a cidade exige quando sopra um vento forte de incertezas financeiro causado por problemas de arrecadação de royalties e dívidas passadas que terão que ser saldadas e comprovação de que o município arrecada menos do que os seus gastos o secretário tranquiliza:
“O município vem sofrendo essa queda de arrecadação de fato e isso exige do gestor público uma melhor atenção às prioridades das políticas urbanas.
Então hoje nós temos a prioridade básica principal que é educação, saúde e bem estar social”.

“Por força dessa queda dos royalties do petróleo o município está desenvolvendo estudos orçamentários exaustivos. Na semana passada nós tivemos uma reunião que começou às nove horas da manhã e foi até às sete da noite com o prefeito Sabino e todos os Secretários com a finalidade de adequar o orçamento a essa realidade e nessa mesma reunião pudemos ver que teremos uma perda até o final do ano de quase cento e trinta milhões de reais o que é muito dinheiro”.

“Em momento algum a secretaria de obras, devido a essa queda de produção de petróleo está parando de fazer projetos, muito pelo o contrário, nós temos prioridade no novo Pronto Socorro, cujos projetos já estão prontos”.

“Começou na última quarta feira dia dois de outubro a execução da obra da Clinica da Família no bairro Âncora. Temos ainda o projeto do novo  Centro de Reabilitação e de outros projetos que não dependem de verbas do município como UPAS e UBS que estão em fase bastante avançada”.

“Na área da educação nós temos a Escola Municipal Fany Batista Esteves no bairro Nova Aliança a qual tivemos que demolir porque estava com sua estrutura comprometida não sendo viável recupera-la. O projeto já está pronto e estamos acabando de fazer a parte orçamentária para iniciar a fase de licitação”.

“Nós temos a complementação da obra da Escola do Village que lamentavelmente a empresa abandonou a obra e tivemos que cancelar o contrato e relicitar fazer a complementação. Temos ainda um projeto em andamento para uma escola em Rocha Leão e teremos muito trabalho pela a frente para restaurar todas as escolas do município. Temos ainda projetos de escolas infantis e creches”.

“Com relação à Infraestrutura urbana nós já fizemos o projeto de recuperação dos dois Pier do Centro e da Boca da Barra estamos fazendo projetos e já estamos em fase de licitação”.
                                                                                                    Foto:Divulgação.
“Nós temos a duplicação da RJ-106 no trecho entre a Ponte Estaiada e o Cemitério do bairro Âncora, que em princípio iria até a entrada do Mar do Norte, mas por enquanto irá até um pouco depois do cemitério, essa foi mais uma conquista do governo Sabino que apresentou esse projeto ao governo de estado, que irá disponibilizar uma verba de aproximadamente de trinta milhões  de reais para sua execução.”

“Estamos concluindo as duas paralelas à RJ-106 que o prefeito Sabino nos reuniu  e juntamente com a secretaria de Planejamento e urbanismo executamos um trabalho multidisciplinar, com secretaria de trânsito e de transportes e refizemos o projeto que foi melhor desenvolvido e hoje apresenta melhores condições de estacionamentos, de acessibilidades”.

“Estamos concluindo o bairro Ilha e Liberdade, onde fazendo esgoto, novas Drenagens, pavimentação e calçadas com acessibilidade. Nova Esperança está em fase de conclusão”.

 “Utilizando o conceito de sustentabilidade estamos reutilizando os paralelepípedos retirados do bairro Nova Esperança nas obras das diversas ruas do bairro Âncora. Além deste conceito buscamos diminuir os gastos gerando economia aos cofres públicos. O mesmo está sendo aplicado nos bairros Ilha e Liberdade”.
“Nós estamos concluindo a Avenida José David com esgoto, pavimentação, calçadas e acessibilidades”.

“A receita própria do município ainda é insuficiente para sustentá-lo totalmente. O X do problema é que o município cresce na ordem de 11% ao ano , pra se ter uma ideia, só esse ano estamos com necessidade de mais de cinco mil vagas nas escolas públicas e onde que vamos colocar todos esses alunos?”

“Nós previmos arrecadar um valor, mas vamos arrecadar bem menos, portanto muito do que planejamos fazer ficou comprometido, porém o prefeito Sabino sempre deixou claro que nada faltará para Saúde, Educação e Atendimento Social aos mais necessitados”.

 “Tem também os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Âncora e o Cidade Praiana que serão concluídos até o final do ano para inauguração e disponibilizar o atendimento para o ano que vem”.
 “A secretaria de obras está trabalhando a todo vapor. Os nossos profissionais estão de forma incansáveis trabalhando todos eles não só em projetos de urbanização como a praia da Boca da Barra, da Joana, Praiamar.

 A Praia da Tartaruga nós estamos fazendo um estudo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro para nos ajudar a não só recuperar a área como também garantir o balneário para que as pessoas possam desfrutar das belezas de nossas praias”.

“Estamos trabalhando firmes com o prefeito Sabino para fazer de Rio das Ostras o lugar ideal para morar e receber cada vez mais turistas que se encantam com a nossa terra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário